Notas de Rodapé

Notas de rodapé, quando existentes, estão indicadas em ordem de ocorrência.

Nota 1 BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MÉC, 2018. Disponível em: https://livro.pw/cjlob. Acesso em: 26 out. 2024.

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Nota 2 LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 21. ed. São Paulo: Loyola, 2008.

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Nota 3 MARTINS, míri-ã Celeste; PICOSQUE, Gisa. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. São Paulo: Intermeios, 2012.

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Nota 5 MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Ed. hú éfe ême gê, 2001.

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Nota 6 BERLE, Simone. Infância e linguagem: educar os começos. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2013. p. 77.

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Nota 10 BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, DF: MÉC: SEB, 2019. p. 13. Disponível em: https://livro.pw/cpeww. Acesso em: 26 out. 2024.

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Nota 11 Transcrito de: GRADA Kilomba: descolonizando o conhecimento. [S. l.: s. n.]: 2021. 1 vídeo (62 min). Publicado pelo canal Clinicand – Psicanálise e esquizoanálise. Disponível em: https://livro.pw/mtqyz. Acesso em: 26 out. 2024.

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Nota 12 BRASIL. Lei número 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [2024]. Disponível em: https://livro.pw/gnthy. Acesso em: 26 out. 2024.

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Nota 13 BRASIL, ref. 12, localizável em: art. 26, § 2º.

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Nota 14 RIBEIRO, Djamila. O quê é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2017. p. 37, 48.

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Nota 15 FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 48. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2020. p. 141.

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Nota 16 DEWEY, Diôn. ár-te como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010. (Coleção Todas as artes, p. 139-141).

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Nota 17 VERGARA, Luiz Guilherme. Curadoria educativa: percepção imaginativa/consciência do olhar. In: HELGUERA, Páblo (org.). Caderno de Mediação. Porto Alegre: Fundação Bienal do merkossúl, 2011. p. 57-60.

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Nota 18 MARTINS, míri-ã Celeste. ár-te, só na aula de; ár-te? Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 3, p. 311-316, set./dez. 2011. p. 313. Disponível em: https://livro.pw/dtqmf. Acesso em: 26 out. 2024.

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Nota 19 MARTINS, míri-ã Celeste; GUERRA, Maria Terezinha Telles; PICOSQUE, Gisa. Teoria e prática do ensino de; ár-te: a língua do mundo. São Paulo: FTD, 2010. p. 12. (Coleção Teoria e prática).

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Nota 20 VERGARA, 1996 apúd MARTINS, míri-ã Celeste (coord.). Curadoria educativa: inventando conversas. Reflexão e Ação: Revista do Departamento de Educação da Unisc, Santa Cruz do Sul, v. 14, n. 1, p. 9-27, jan./jun. 2006. p.12.

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Nota 21 IRWIN, Rita L. A/r/tografia: uma mestiçagem metonímica. In: BARBOSA, Ana Mae; AMARAL, Lilian (org.). Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. São Paulo: Editora Senac: Edições Sesc, 2008.

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Nota 22 CABOCO, 2023 apúd GUSTAVO Caboco: coma colonial. Contemporary ênd América Látína, Berkley, 2023. Disponível em: https://livro.pw/mgzel. Acesso em: 26 out. 2024.

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Nota 23 OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 9.

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Nota 24 KURSHAN, 2016 apúd BRACKMANN, crístian Puhlmann. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na Educação Básica. 2017. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017, p. 29.

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Nota 25 BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da ár-te: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2009.

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Nota 27 FREIRE, Paulo. A importânssia do ato de ler. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1982.

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Nota 29 MARTINS; GUERRA; PICOSQUE, ref. 20.

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Nota 30 MARTINS; GUERRA; PICOSQUE, ref. 20.

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Nota 31 DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução: Ana Lúcia de Oliveira, Áurélio Guerra Neto, Célia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 1995. v. 1.

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Nota 33 MOURA, Eduardo Junio Santos. Arte/educação decolonial na América Látína. Cadernos de estudos culturais, Campo Grande, v. 1, n. 21, p. 31-44, jan./jun. 2019. p. 33. Disponível em: https://livro.pw/vszxb. Acesso em: 26 out. 2024.

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Nota 34 ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil 5: Igualdade de gênero. Brasil: Nações Unidas, c2024. Disponível em: https://livro.pw/wfbke. Acesso em: 26 out. 2024.

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Nota 35 SANTAELLA, Lúcia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998. p. 15.

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Nota 36 HARDAGH, Cláudia Coelho. A Escola Expandida, proposta de ecologia dos saberes para outras pedagogias e currículo. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: Challenges 2017: aprender nas nuvens, learning in the clouds, 10., 2017. Braga. Atas […]. Braga: Universidade do Minho, 2018. p. 1281-1297. Disponível em: https://livro.pw/oybzt. Acesso em: 26 out. 2024

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Nota 37 OTT, róbert uílhãm. Ensinando crítica nos museus. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 2018.

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Nota 38 SPOLIN, Viola. Improvisação para teatro. São Paulo: Perspectiva, 2012.

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Nota 39 SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula: o livro do professor. São Paulo: Perspectiva, 2012.

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