Página 66
sixty-six
UNIT 5
AN APPLE A DAY KEEPS THE DOCTOR WAY
A expressão an apple a day keeps the doctor away é usada quando nos referimos a uma alimentação saudável, a qual envolve produtos naturais como frutas e vegetais.
Eat a lot of fruit and vegetables. Remember that an apple a day keeps the doctor away.
1. A frase acima poderia ser usada para:
a ) expressar um sentimento.
b ) pedir permissão.
c ) dar um conselho.
d ) tirar uma dúvida.
Resposta: Alternativa c.
Exchanging ideas
Agora, você vai conversar sobre as questões a seguir com o colega mais próximo. Virem-se um para o outro, ouçam as orientações do professor e iniciem a conversa.
1. Por que os alimentos representados na imagem são importantes para a saúde?
2. Você já estudou a relação entre alimentação e saúde?
3. Quais são os benefícios de uma alimentação saudável e balanceada?
Professor, professora: Respostas e comentários nas Orientações para o professor.
Nesta unidade, você terá como objetivos:
- usar vocabulário de comidas e bebidas;
- refletir sobre a importância de ler as tabelas nutricionais das embalagens de alimentos;
- ler um panfleto sobre o consumo de sódio na alimentação;
- ouvir um áudio informativo sobre o consumo de tortilhas pelos astecas;
- compreender e utilizar o simple present;
- compreender e utilizar adverbs of frequency;
- conversar sobre hábitos pessoais de alimentação.
Página 67
sixty-seven

Página 68
sixty-eight
Warming up
Food and drink
1. Leia as questões e converse com os colegas e o professor.
a ) Considerando as principais refeições, quais são os alimentos que você mais consome no dia a dia?
Resposta pessoal. As respostas vão variar de acordo com a realidade de cada estudante.
b ) Você considera a quantidade e a qualidade de nutrientes de um produto antes de consumi-lo? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal. Permita aos estudantes explicar o que fazem, quais medidas tomam para cuidar da alimentação, como fazem para ingerir nutrientes saudáveis, entre outros fatores.
c ) Considerando o que você já aprendeu, o que são escolhas alimentares saudáveis?
Possível resposta: Escolhas alimentares saudáveis são aquelas que incluem uma variedade de alimentos nutritivos, como frutas, verduras, legumes, carnes magras etc., além de limitar o consumo de gorduras saturadas, sódio e açúcares.
2. Analise as imagens a seguir e complete as frases com a alternativa correta.


a ) Ambas as refeições foram feitas com ■.
I ) alimentos que fazem parte de uma dieta saudável.
II ) alimentos industrializados, ricos em gordura saturada.
Resposta: Alternativa I.
b ) A maioria dos alimentos presentes nas imagens normalmente são vendidos ■.
I ) processados.
II ) frescos.
Resposta: Alternativa II.
3. Para identificar quais são os nutrientes e outras informações de determinado produto, devemos consultar a nutrition facts label. Em duplas, escolham dois alimentos dos quais vocês gostam, pesquisem e comparem as informações das tabelas nutricionais deles e respondam qual é mais nutritivo e saudável, explicando os motivos.
Resposta pessoal. Oriente as duplas a escrever as informações sobre os alimentos no caderno. Comentários nas Orientações para o professor.
Tip
Uma nutrition facts label contém informações sobre o conteúdo nutricional do alimento dentro da embalagem.
Learning vocabulary
1. Podemos encontrar uma tabela nutricional nas embalagens dos mais variados produtos. Relacione as duas colunas para formar o nome de algumas embalagens em inglês.
Resposta: A – III; B – IV; C – I; D – II.
Página 69
sixty-nine
2. Relacione o nome das embalagens da atividade anterior com as imagens a seguir.
A.

B.

C.

D.

Resposta: A – a bottle of orange juice; B – a can of tomato sauce; C – a carton of milk; D – a packet of chestnuts.
3. Relacione os alimentos a seguir com sua respectiva categoria.
A. basil
B. beef
C. broccoli
D. butter
E. cabbage
F. carrot
G. cheese
H. chicken
I. cinnamon
J. mango
K. milk
L. oats
I. meat
II. dairy products
III. fruit
IV vegetables
V. herbs and spices
VI. grains
Resposta: I - B, H e O; II - D, G e K; III - J, N e Q; IV - C, E e F; V - A, I e M; VI - L, P e R.
Reading
Flyer
Pre-reading
1. Pesquise informações sobre o sódio e responda às questões a seguir.
a ) O que é sódio?
Resposta: O sódio é um mineral.
b ) Onde podemos encontrá-lo?
Resposta: Principalmente no sal de cozinha e em alimentos processados. Também pode ser encontrado em produtos naturais, em menores quantidades.
c ) Qual é a função dele nos alimentos e no organismo humano?
Resposta: Nos alimentos, o sódio auxilia a conservar e a realçar o sabor. No corpo humano, o sódio auxilia na regulação e no equilíbrio dos fluidos, além de manter a função nervosa e a contração muscular.
2. Leia as afirmações a seguir sobre o consumo de sódio. Identifique quais são verdadeiras e quais são falsas e corrija as falsas.
Professor, professora: Retome com os estudantes a pesquisa feita na atividade 1 para responder essas questões. Se necessário, oriente-os a realizar outra pesquisa para respondê-las.
a ) O corpo humano precisa de sódio para funcionar bem, mas esse mineral deve ser consumido em pequenas quantidades.
Resposta: Verdadeira.
b ) Uma alimentação saudável para um adulto sadio inclui aproximadamente 2.000 mg de sódio por dia (2 g).
Resposta: Verdadeira.
c ) O único alimento que contém sódio é o sal de cozinha.
Resposta: Falsa. Além do sal de cozinha, diversos alimentos preparados e processados contêm altas quantidades de sódio.
d ) Fast food geralmente contém muito sódio.
Resposta: Verdadeira.
e ) Alimentos que consumimos em restaurantes não contêm sódio.
Resposta: Falsa. Alimentos que consumimos em restaurantes geralmente contêm sódio.
f ) Consumir muito sódio pode levar à retenção de líquidos (inchaço) e ao aumento da pressão sanguínea.
Resposta: Verdadeira.
Página 70
seventy
While reading
Professor, professora: Se julgar necessário, leve dicionários para a sala de aula para que os estudantes possam consultá-los.
1. Read the flyer about the consumption of sodium and answer the following questions.

a ) What do these percentages refer to?
- over 75%
Resposta: The amount of sodium that comes from packaged food or foods we eat in restaurants.
- 5% or
less
Resposta: The amount of sodium that is considered low.
- 20% or
more
Resposta: The amount of sodium that is considered high.
b ) How does the text suggest we eat less sodium?
Resposta: Use the nutrition facts label and choose products with 5% DV or less of sodium.
Página 71
seventy-one
2. Read the flyer again and write the correct statements.
a ) About the "hidden" sodium.
I ) Only foods that taste salty✚ contain sodium.
II ) Some foods don't taste salty, but contain high levels of sodium.
Resposta: Alternativa II.
b ) About the sodium per serving✚.
I ) 480 mg per serving is a high amount of sodium.
II ) 480 mg per serving is the recommended amount of sodium.
Resposta: Alternativa I.
c ) About the percentage daily value.
I ) The percentage daily value (%DV) is based on 100% of the recommended amount of the nutrients per package.
II ) The percentage daily value (%DV) is based on 100% of the recommended amount of the nutrients per day.
Resposta: Alternativa II.
d ) About your behavior.
I ) When you eat out, you should ask about the nutrition information of the food on the menu.
II ) When you eat out, you can consume as much sodium as you want.
Resposta: Alternativa I.
3. Complete the sentence about the diseases that can be caused by the overconsumption of sodium.
Sodium can cause ■, which can increase your chances of having ■.
Resposta: high blood pressure, heart disease and kidney disease; stroke.
Post-reading
1. Com base no que você leu sobre o sódio, a que conclusões podemos chegar em relação ao consumo desse mineral?
Possível resposta: O consumo excessivo de sódio pode causar problemas de saúde.
2. O que podemos fazer para diminuir a quantidade de sódio em nossa alimentação? Leia as dicas a seguir e comente com os colegas quais dessas ações você faz ou passará a fazer a partir de agora.
- Comer mais refeições feitas em casa.
- Não levar o saleiro para a mesa.
- Evitar o consumo de fast food.
Possíveis respostas: Sempre que possível, escolher alimentos naturais em vez de industrializados e variar os temperos (limão, alho, gengibre, vinagre, pimentas etc.), reduzindo a quantidade de sal ao temperar a comida.
3. Leia as frases a seguir e identifique a alternativa que melhor descreve a sua compreensão do flyer. Justifique sua resposta.
a ) Compreendi a ideia central do texto com a ajuda das imagens, mas precisei consultar o dicionário para compreender algumas palavras.
b ) Não entendi a ideia central do texto, interpretei somente as imagens.
c ) Compreendi a ideia central do texto e todo o vocabulário.
d ) Nenhuma das opções anteriores descreve meu nível de compreensão do texto.
Resposta pessoal. Auxilie os estudantes a autoavaliar o desempenho de leitura do flyer. Comentários nas Orientações para o professor.
Página 72
seventy-two
Listening
Informative audio
Pre-listening
1. Leia o texto seguir.
Os astecas viveram no México, uma terra rude e montanhosa da América Central. O Estado asteca floresceu entre 1345 e 1521. Enquanto estiveram no poder, os astecas governaram ricos territórios, travaram inúmeras batalhas, criaram finíssimas obras de arte e construíram uma das maiores e mais belas cidades do mundo medieval.
[...]
MACDONALD, Fiona. Astecas. São Paulo: Moderna, 1996. p. 10.
Além do que você leu no texto acima, o que mais você sabe sobre os astecas?
Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes relembrem desse conteúdo estudado nas aulas de História. Comentários nas Orientações para o professor.
2. Você vai ouvir o trecho de um vídeo chamado "What Aztecs were eating before european contact". Quais informações você imagina que vai ouvir nesse áudio?
Resposta pessoal. Incentive os estudantes a levantar hipóteses a respeito do que vão ouvir. Se necessário, disponha dicionários para eles pesquisarem o vocabulário do título do vídeo.
While listening
1. Track 10 Listen to the
audio and answer the following
questions.
a ) What is the main topic of the audio?
I ) The Aztec traditional tortillas✚.
II ) How the Aztec processed chocolate.
Resposta: Alternativa I.
b ) Who used to consume this food in the Aztec empire?
I ) Everyone, regardless✚ of social class.
II ) Every member of the high social class.
Resposta: Alternativa I.
2. Track 10 Listen to the
audio again and complete the following sentences.
a ) One of the main ingredients in the Aztec diet was ■ (maize✚/wheat).
Resposta: Maize.
b ) Another name for maize is ■ (corn/rice).
Resposta: Corn.
c ) The ancient✚ document that describes the many kinds of tortillas is the ■ (Florentine Codex/Aztec Codex).
Resposta: Florentine Codex.
3. Track 10 Listen to the
extract one more time and make a note of all the kinds
of tortillas that are mentioned.
Resposta: Folded tortillas, thick tortillas and coarse tortillas, tortillas with turkey eggs, tortillas made with honey, pressed ones, love-shaped tortillas, plain tortillas, assorted ones, braised ones, sweet tortillas, amaranth seed tortillas, squash tortillas, green maize tortillas, brick-shaped tortillas, tuna cactus tortillas, broken crumbled old tortillas, cold tortillas, toasted ones, dried tortillas, and stinking tortillas.
Post-listening
1. Quais hipóteses que você levantou antes de ouvir o áudio se confirmaram? Quais informações você não havia previsto?
Resposta pessoal. Oriente os estudantes a retomar as hipóteses que levantaram antes de ouvir o áudio.
2. Por que é importante estudar os costumes dos povos antigos?
Possível resposta: Estudar os costumes dos povos antigos ajuda na compreensão de costumes que ainda existem em diversos países.
3. Você conseguiu compreender bem o áudio? Converse com os colegas sobre dicas de como compreender melhor os próximos áudios.
Resposta pessoal. Para esta atividade, incentive a autonomia dos estudantes e o trabalho em conjunto para verificar quais são as melhores estratégias para melhorar e ampliar o processo de aprendizagem deles. Se necessário, ajude-os a listar as atividades, como ouvir músicas e podcasts autênticos e assistir a filmes com áudio original.
Página 73
seventy-three
Comprehending and using
Simple present
1. Leia o texto a seguir sobre hábitos alimentares saudáveis e não saudáveis.
Healthy and unhealthy eaters
A healthy diet helps protect us against diseases and malnutrition. Contrarily, an unhealthy diet and the lack of✚ physical exercise pose serious risks to people's health.
A healthy diet includes fresh products, low in sugar, salt and fats. For example, fruit, vegetables, legumes (such as lentils✚ and beans), nuts✚ and whole grains.
An unhealthy eater usually consumes a great deal of processed foods, such as chips, packaged cookies and sweetened drinks. These foods often contain high levels of saturated fat, salt and sugar, and don't provide the nutrients our bodies need. A healthy eater, on the other hand✚, includes vegetables in meals, eats fresh fruit and raw✚ vegetables as snacks, eats reduced-fat dairy foods and lean✚ meats, limits the consumption of fried foods and pre-packaged snacks, and doesn't consume too much sodium through salt.
Source: HEALTHY diet. World Health Organization, April 20th, 2020. Available at: https://s.livro.pro/x0brwq. Accessed on: August 19th, 2024.
Considerando as ideias do texto, sua alimentação pode ser considerada saudável? Explique.
Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes levem em consideração seu consumo diário de frutas, legumes e outros alimentos naturais em oposição ao consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares, sal e gorduras, e reflitam se suas dietas podem ser consideradas saudáveis ou não, de acordo com as ideias do texto.
2. Analise os seguintes trechos extraídos do texto.
A healthy diet helps protect us against diseases and malnutrition.
These foods often contain high levels of saturated fat, salt and sugar, and don't provide the nutrients our bodies need.
A healthy eater includes vegetables in meals and doesn't consume too much sodium.
Agora, confira alguns verbos utilizados nesses trechos e identifique as alternativas corretas em relação a eles.
- helps
- contain
- don't provide
- need
- includes
- doesn't consume
a ) Todos esses verbos indicam ações recorrentes e habituais no tempo presente.
b ) Todos esses verbos indicam ações que estão em progresso no momento da fala.
c ) Todos esses verbos expressam ideias afirmativas.
d ) Alguns desses verbos expressam ideias afirmativas e outros, ideias negativas.
Resposta: Alternativas a e d. Após a correção da atividade, peça aos estudantes que releiam o texto e identifiquem outros verbos que também indicam ações recorrentes e habituais no tempo presente.
Página 74
seventy-four
3. Sobre o tempo verbal simple present, leia as afirmativas a seguir e relacione-as com as frases na sequência.
A. The simple present tense describes an action that is regular, a habit or a fact.
B. In affirmative sentences, for he, she and it, we add -s, -es or -ies to the verb.
C. For verbs that end in -o, -ch, -sh, -ss, -x or -z, we add -es.
D. If the verb ends in consonant + y, we omit the -y and add -ies.
E. In negative sentences, we use do not/does not or don't /doesn't before the verb.
F. For questions, we use do or does before the subject of the sentence.
I. Steve cooks very well.
II. I don't like pizza and my sister doesn't like French fries.
III. I eat fruits and vegetables every day to stay healthy.
IV. Do you like eggplants?
V. My grandmother watches culinary programs on weekends.
VI. Susan cries when she cuts onions.
Resposta: A – III; B – I; C – V; D – VI; E – II; F – IV.
Adverbs of frequency
1. Leia as frases a seguir.
- My family usually eats fruits and vegetables.
- My mom sometimes makes a chocolate cake for dessert.
- Healthy people rarely consume ultra-processed food.
- He often buys organic food.
- I occasionally buy some pre-packaged snacks, but I never forget to buy fruits.
a ) Com que sentido as palavras a seguir foram usadas nas frases?
A. usually
B. sometimes
C. rarely
D. often
E. occasionally
F. never
I ) Para indicar se as pessoas consomem ou não determinados alimentos.
II ) Para indicar a frequência com que as pessoas consomem ou compram determinados alimentos.
III ) Para indicar o tipo de alimento que as pessoas consomem ou compram.
Resposta: Alternativa II.
b ) Agora, relacione essas palavras com os significados abaixo.
I. ocasionalmente
II. às vezes
III. frequentemente
IV. raramente
V. nunca
VI. normalmente
Resposta: A – VI; B – II; C – IV; D – III; E – I; F – V. Caso os estudantes tenham dificuldade em relacionar as palavras ao seu significado, oriente-os a pesquisar os advérbios de frequência em um dicionário.
Tip
Lembre-se de que os advérbios modificam uma ação, indicando, entre outras circunstâncias, modo, tempo e intensidade. Os advérbios de frequência são usados com o simple present para indicar com que frequência uma ação é realizada. Confira o exemplo.
I always drink coffee in the morning.
Página 75
seventy-five
Activities
Learning more
In English, there are a few different ways to turn a singular noun into a plural noun. When the noun is countable, it is possible to do this by adding -s, -es or -ies to the word. Look at the examples.
apple • apples
tomato • tomatoes
berry • berries
Remember: countable nouns are the ones that refer to things that can be counted. For example: potato = one potato, two potatoes etc.
The quantity of uncountable nouns can be expressed with units of measurement.
Milk = uncountable; Cartons of milk = countable: one carton of milk, two cartons of milk etc.
1. Complete the sentences about John's eating habits. Follow the example.

rice and beans

vegetables

juice

soda
John always eats fruits. He loves apples and grapes.
a ) John ■ eats ■. He has a healthy diet.
Resposta: usually; vegetables.
b ) John ■ eats ■. He has them at lunch and dinner every day.
Resposta: always; rice and beans.
c ) John ■ drinks ■. Orange juice and lemonade are his favorites.
Resposta: sometimes; juice.
d ) John ■ drinks ■. He thinks it is too sweet.
Resposta: never; soda.
2. Use the verbs to complete the following sentences.
- to drink (negative)
- to have (negative)
- to eat
- to like
Ana ■ eggs for breakfast every day. She ■ milk, because she is allergic. She ■ fruits for snacks. She ■ juice or soda at lunch or dinner to avoid sugar.
Tip
Lembre-se de que, em inglês, os verbos no simple present para as pessoas I, you, we e they são conjugados de formas diferentes em comparação a he, she e it.
Possível resposta: eat; doesn't drink; likes; doesn't have. Aceite diferentes combinações de resposta, desde que os verbos estejam sendo usados na forma correta.
3. Write questions with how often. Then, pair up with a classmate. Ask him or her your questions and answer the questions he or she asks you.
Resposta pessoal. Oriente os estudantes a escrever perguntas sobre a frequência de ações relacionadas a hábitos alimentos. Por exemplo: "How often do you go to a restaurant?"; "How often do you eat whole grains?"; "How often does your father cook pasta?" etc.
Página 76
seventy-six
Speaking
Talking about eating habits
1. Track 11 Você
vai ouvir um áudio sobre alimentação saudável. Depois, junte-se um colega para
responder às seguintes questões.
a ) De acordo com o que você ouviu, alimentar-se bem é questão de hábito. Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal. Incentive os estudantes a pensar em hábitos que tiveram que mudar e com os quais acabaram se acostumando, como a troca do horário de aula ou uma atividade física que começaram.
b ) Você consegue notar diferenças na sua disposição após as suas refeições? Explique como se sente dependendo do alimento que consome.
Resposta pessoal. Oriente os estudantes a comparar como se sentem quando comem comida gordurosa ou com excesso de açúcar e quando comem comidas saudáveis, como frutas e vegetais, por exemplo.
2. Agora você vai conversar com seu colega sobre os seus hábitos alimentares e como pode melhorá-los. Confira os passos a seguir.
Professor, professora: Enquanto os estudantes elaboram as perguntas, ajude-os a sanar as dúvidas que aparecerem. Se julgar necessário, disponibilize dicionários para que eles possam consultar. Incentive-os a incluir advérbios de frequência em suas perguntas e respostas, conforme os exemplos dados e o conteúdo estudado.
a ) Pense nas perguntas que gostaria de fazer ao colega e registre-as no caderno. Considere as sugestões a seguir.


b ) Em seguida, conversem em inglês sobre os hábitos alimentares de vocês e anotem as respostas um do outro.
c ) Em inglês, compartilhem com a turma as perguntas que fizeram e as respectivas respostas.
d ) Comparem os hábitos de vocês, avaliando as semelhanças e as diferenças entre eles.
3. Pensando no áudio que ouviu e na conversa com os colegas, o que você pode fazer para ter uma alimentação mais saudável? Escreva ideias em inglês. Depois, compartilhe suas ideias com um colega.
I can eat/drink (more/less)...
Resposta pessoal. Lembre os estudantes de que uma alimentação saudável é balanceada, e não deve ser restritiva. Oriente-os a refletir sobre mudanças que podem ser feitas em suas dietas para que sejam mais saudáveis e/ou incluam mais nutrientes. Ajude-os a elaborar frases como "I can eat a piece of fruit as a snack", "I can drink orange juice instead of soft drinks", "I can eat less candy" etc.
Página 77
seventy-seven
Summing up
Let´s think about the topics you studied in this unit. List the main points studied in each topic below. Then, talk to a classmate and compare notes. Finally, share your notes with the whole class.
In this unit, I…
- used food and drink vocabulary;
- studied the information on nutrition facts labels;
- read a flyer about the consumption of sodium;
- listened to part of an informative audio about tortillas;
- studied the simple present tense;
- studied the adverbs of frequency;
- talked to a classmate about eating habits.
Respostas pessoais. Comentários nas Orientações para o professor.
What can I do to improve my English?
- Go back to the topics that I need to improve and ask for help from my teacher or a classmate to understand them;
- Search for healthy recipes and share them with my friends and family;
- Listen to a nutrition podcast;
- Talk to a friend about my favorite kind of food and drink.
Going further
Learning about food and how to cook a good meal is important to stay healthy, but it can also be a way to learn about ancient civilizations. The history of food: from ancient times to modern day is a book that takes you on a time travel through what ancient people used to eat and how it has influenced our lives.
THE HISTORY of food: from ancient times to modern day. United States: Skriuwer, 2024. (The History Series).

On the website Healthy eating, you can read about how to eat well, learn healthy recipes, find information about school meals and more.
HEALTHY eating. Available at: https://s.livro.pro/znn5ey. Accessed on: July 25th, 2024.
The documentary That sugar film exposes the sugar hidden in a diet that is supposed to be healthy. During seventy days, Damon consumed only "healthy food" from the market. But, in fact, these foods have a lot of sugar.
THAT SUGAR film,by Damon Gameau. Australia: Madman Production Company, 2014. (101 minutos).

If you want to be a better cook, this is the book for you. It will help you understand the secrets of the kitchen and to know what you are really doing in it. With 100 recipes and useful illustrations, this book will you turn you into an excellent chef!
NOSRAT, Samin. Salt, fat, acid, heat: mastering the elements of good cooking. New York: Simon & Schuster, 2017.
