Página 162
one hundred sixty-two
UNIT 12
COME RAIN OR SHINE
A expressão come rain or shine é usada para expressar a certeza de que algo vai acontecer, independentemente de qualquer situação ou condição.
Come rain or shine, we will do what we can to protect the environment.
1. Em qual situação você poderia usar a expressão come rain or shine? Comente com um colega.
a ) Quando quer assegurar a um amigo que você estará presente na festa de aniversário dele.
b ) Apenas quando estiver conversando sobre a previsão do tempo.
Resposta: Alternativa a.
Exchanging ideas
Agora, você vai conversar sobre as questões a seguir com o colega mais próximo. Virem-se um para o outro, ouçam as orientações do professor e iniciem a conversa.
1. A imagem mostra a vista aérea da Floresta Amazônica. Você já esteve nesse local? Se sim, como foi essa experiência? Se não, gostaria de conhecê-lo? Por quê?
2. A Floresta Amazônica é um dos biomas com mais biodiversidade do mundo, entretanto enfrenta sérios problemas relacionados a crimes ambientais, como desmatamento, queimadas e o garimpo ilegal. Em sua opinião, qual é o nosso papel na luta pela conservação da Floresta Amazônica?
3. Track 26 De acordo com o áudio,
por que as
pessoas não visitam tanto a Floresta Amazônica? Você concorda com o motivo? Por
quê?
Professor, professora: Respostas e comentários nas Orientações para o professor.
Nesta unidade, você terá como objetivos:
- refletir e conversar sobre meio ambiente, problemas ambientais e espécies em risco de extinção;
- ler e compreender um anúncio de campanha sobre problemas ambientais;
- ouvir e compreender uma palestra sobre problemas ambientais;
- fazer uma palestra sobre problemas ambientais;
- compreender e utilizar o futuro em inglês com will;
- praticar a pronúncia dos sons /t/ e /t∫/ em inglês;
- produzir um anúncio de campanha sobre conscientização ambiental.
Página 163
one hundred sixty-three

Página 164
one hundred sixty-four
Warming up
Environment
1. Leia o texto a seguir e responda às questões com um colega.
The web✚ of life
No species survives independently of other organisms in its habitat. Together, all living things are interconnected, creating an intricate web of life. The most obvious connections between them are food chains✚, where one species eats another, and so on. Additionally, there are various types of partnerships where unrelated species help each other survive.
[...]
THE WEB of life. Visual Encyclopedia. Nova York: DK, 2020. p. 80.
a ) O que significa pensar na relação das espécies do planeta Terra como "web of life"?
I ) It means that each species is isolated in a web; together, these webs form the "web of life", which has no relation to human beings.
II ) It means that animals, human beings, and all the other kinds of life are connected, all living and sharing nature, which is the "web of life".
Resposta: Alternativa II.
b ) De acordo com o texto, qual é o exemplo mais comum dessa conexão entre os seres vivos?
I ) The species are connected by nutrition or survival in the food chains.
II ) The species are connected by the number of populations.
Resposta: Alternativa I.
c ) Considere o texto e o que você já estudou sobre as relações entre os seres vivos e o meio ambiente. Como as interferências humanas no meio ambiente podem prejudicar o equilíbrio dessas relações? Cite exemplos dessas interferências.
Resposta: Ao praticar ações que podem extinguir ou reduzir drasticamente uma espécie de ser vivo, o ser humano interfere no equilíbrio da cadeia alimentar e, por consequência, afeta todo o ecossistema. Se uma grande população de jacarés é reduzida, por exemplo, haverá uma superpopulação de presas dos jacarés, que por sua vez levará à redução excessiva de suas presas, assim como dos predadores dos jacarés. Entre as interferências que podem provocar esse desequilíbrio, estão: desmatamentos, caças e pescas predatórias, queimadas, uso desenfreado de agrotóxicos, entre outras.
2. Praticar atitudes sustentáveis, como as apresentadas a seguir, é uma forma de conservar o planeta para que todos os seres vivos possam usufruir dele.


Pesquise outras imagens em revistas, jornais ou na internet que representem as atitudes listadas a seguir e converse em inglês com um colega sobre como colocá-las em prática.
- Avoid consumerism.
- Save water.
- Reduce food waste.
Resposta pessoal. Caso não seja possível ter acesso a jornais, revistas ou à internet na sala de aula, oriente os estudantes a descrever verbalmente situações que se enquadrem como atitudes sustentáveis.
Página 165
one hundred sixty-five
Learning vocabulary
1. Relacione os problemas ambientais com as definições a seguir.
A. ozone hole
B. pollution
C. overpopulation
D. deforestation
E. global warming
F. intensification of the greenhouse effect
I. Damage caused to the environment and living beings by dirty substances.
II. Disordered growth of individuals of the same species.
III. A phenomenon caused by gases that trap the heat from the sun, resulting in the rise of the Earth's atmospheric temperature.
IV. A region of the ozone layer✚ that became thinner because of atmospheric pollution.
V. An increase in the temperature of the air and water worldwide✚.
VI. The removal of too many trees from a forest.
Resposta: A – IV; B – I; C – II; D – VI; E – V; F – III.
2. O desmatamento e a poluição podem causar a extinção de diversos animais. Analise as imagens a seguir e pesquise as principais causas que provocam a extinção desses animais.






Professor, professora: Respostas e comentários nas Orientações para o professor.
Página 166
one hundred sixty-six
Reading
Advertisement
Pre-reading
1. Leia o texto a seguir e responda às questões com um colega.
[…]
The extinction of species is perhaps the most worrying effect of climate change on biodiversity. The most at-risk are those with limited climate ranges, like polar bears and arctic foxes. It is also the case for animals with restricted habitats and small, isolated populations. Galapagos giant tortoises✚ and marine iguanas are a few good examples.

Our current estimates suggest that wildlife populations have declined by an average of 69% since 1970. And species are disappearing between 1,000 and 10,000 times higher than what is natural. Other human activities, such as deforestation and overfishing, are also cause for concern. The loss of species not only reduces biodiversity, but it also indicates that the ecosystem is breaking down. If we continue as usual, there is a risk of global system failure unless✚ we take urgent action. For example, if we lose bees, we may lose all the plants that they pollinate. This will then affect all the animals that eat those plants, including humans. A world without bees could mean a rise in global food insecurity unless we take urgent action.
[…]

WHAT are the effects of climate change on biodiversity? Greenpeace. Available at: https://s.livro.pro/3vbjk7. Accessed on: Aug. 26th, 2024.
a ) De acordo com o texto, a extinção de algumas espécies ocorre em razão de mudanças climáticas. Qual é a relação entre as ações humanas e essas mudanças? Pesquise a respeito.
Resposta: As ações humanas podem agravar as mudanças climáticas com a emissão de gases de efeito estufa. Entre essas ações estão a derrubada de florestas para atividades econômicas, a urbanização, a poluição industrial, entre outras.
b ) Quais ações humanas causam preocupação com relação à extinção de espécies?
I ) Deforestation and overfishing.
II ) Recycling clothes and technological devices.
Resposta: Alternativa I.
c ) Com base no texto lido, identifique a alternativa correta a respeito do que é alarmado sobre o futuro.
I ) If we continue this way, we will be saving hundreds of thousands of species every year.
II ) If we don't take urgent action, there is a risk of global system failure.
Resposta: Alternativa II.
2. Você já leu sobre o efeito das mudanças climáticas e a extinção de animais em campanhas, anúncios ou outros textos? Por que é importante que as pessoas se informem sobre esse assunto?
Resposta pessoal. Comentários nas Orientações para o professor.
3. Você vai ler um anúncio de campanha sobre meio ambiente. Leia a frase a seguir, presente no anúncio.
Think before you cut.
a ) Com base no tema do anúncio, ao que você imagina que essa frase faz referência?
Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes consigam inferir o possível tema do anúncio com base nas informações da atividade e da seção anterior.
b ) Se você fosse produzir um anúncio com essa frase, como ele seria?
Resposta pessoal. Considerando o verbo cut, é possível pensar que ele apresentaria uma floresta, árvores cortadas ou prestes a serem cortadas, por exemplo.
Página 167
one hundred sixty-seven
While reading
1. Read the advertisement and answer the following questions.

A.

B.

Imagens ampliadas aproximadamente 2,5 vezes em relação à imagem original.
a ) Is the advertisement the way you imagined before?
Resposta pessoal. Oriente os estudantes a retomar as hipóteses levantadas sobre o anúncio, comparando-as com o que leram.
b ) Who produced and published this advertisement?
Resposta: The advertisement was produced and published by Greenpeace.
Se necessário, ajude os estudantes a localizar no cartaz o logotipo da instituição idealizadora da campanha (Greenpeace). Aproveite para verificar o que eles sabem sobre essa organização.
c ) Why was this advertisement produced?
Resposta: To draw people's attention and raise awareness about the consequences of deforestation.
d ) The animal in the text is a squirrel. Why is it in danger?
Resposta: The squirrel is in danger because it is losing its habitat due to deforestation, so it will soon be without shelter and food.
Página 168
one hundred sixty-eight
2. Read the advertisement again and identify its characteristics.
a ) It has a picture.
b ) It has no pictures.
c ) It makes effective use of colors.
d ) It has the institution's logo✚.
e ) The text is long.
f ) The text is short.
g ) The message is clear and objective.
h ) The language is complex to read.
i ) It catches the reader's attention.
j ) It has a headline.
k ) It is convincing.
l ) It is simple and easy to understand.
Resposta: Alternativas a; d; f; g; i; k; l.
3. How does the story end?
a ) The baby squirrels have a long happy life with their mother.
b ) The baby squirrels grow up and move away from the forest.
c ) The baby squirrels suffer from the effects of deforestation.
Resposta: Alternativa c.
4. Read the advertisement again and answer the questions.
a ) How many squirrels are there in the text?
Resposta: There are four squirrels: three baby squirrels and their mom.
b ) Where did they live?
Resposta: They lived in the forest.
c ) Where was their mom?
Resposta: Probably she had gone after food.
d ) How were the baby squirrels feeling?
Resposta: They were hungry.
e ) What happened to their home?
Resposta: Their home fell to the ground.
f ) What happened to the baby squirrels?
Resposta: They starved to death.
5. The text has similarities with another text genre, the fable✚. Think about that and answer the questions.
a ) Which characteristics of fables can you notice in this advertisement?
Resposta: This advertisement resembles a fable because the main characters of the story have human qualities (the three baby squirrels and their mother), and it has a moral, an important element of fables. It is possible to observe that the campaign also presents visual elements similar to fables such as typography and illustration.
b ) Why were these characteristics incorporated in the text?
Resposta: The text has a moral (one of the most important characteristics of fables) and the intention is to alert the readers about environmental problems.
c ) Fables teach a moral lesson at the end. What is the moral of this campaign?
Resposta: The moral lesson is that animals are dying because we are cutting down trees and leaving animals without shelter and food.
6. What is the slogan at the bottom of the advertisement? What does it mean?
Resposta: "Think before you cut." It means that we should think about the consequences before cutting down a tree.
Post-reading
1. Think about what you read and answer the following questions with a classmate.
a ) When you read the first lines of the advertisement, did you think it would have a happy ending? Why?
Resposta pessoal. Retome as previsões que os estudantes fizeram antes da leitura do texto e peça-lhes que justifiquem suas respostas.
b ) How did you feel when you finished reading it? Explain.
Resposta pessoal. Incentive os estudantes a dizer se se sentiram, por exemplo, incomodados ou impressionados e por quê.
c ) Do you think that the advertisement is successful at convincing readers about the importance of protecting trees and animals? Why?
Resposta pessoal. Encoraje os estudantes a refletir sobre o efeito que a campanha pode causar nos leitores e se consideram que uma campanha assim pode convencer as pessoas a se preocuparem mais com a proteção do meio ambiente.
2. How do you evaluate your reading experience of the advertisement? Talk to your teacher and classmates about it.
a ) There were some new words in this text, but I used a dictionary and it helped me understand the message of the campaign.
b ) It was difficult for me to understand the message of the campaign, even after using a dictionary.
c ) I didn't like the way the text was made, but I understood the message.
d ) I understood the message of the campaign, but the picture didn't contribute to that.
e ) After doing the activities and talking to the teacher and classmates about the text, it made more sense to me.
Resposta pessoal. Comentários nas Orientações para o professor.
Página 169
one hundred sixty-nine
Listening
Lecture
Pre-listening
1. Converse sobre as seguintes questões com seus colegas.
a ) Cite alguns problemas ambientais relacionados aos oceanos.
Possíveis respostas: A poluição por plásticos, vazamentos de óleo ou outros resíduos; pesca predatória; destruição de recifes etc.
b ) De que forma a poluição dos oceanos prejudica os animais?
Possível resposta: Os animais podem ingerir plásticos e outros resíduos; sofrer contaminação por produtos químicos; desenvolver doenças; o hábitat pode sofrer alterações que diminuem a disponibilidade de alimentos e esconderijos etc.
c ) Existem pessoas e organizações que trabalham para proteger os oceanos e a vida marinha. Você conhece alguma delas? Como imagina que trabalham para isso?
Resposta pessoal. Se necessário, oriente os estudantes a fazer uma breve pesquisa sobre o assunto.
2. Quais outras palavras e expressões, em inglês, podem ser relacionadas à expressão marine life?
Possíveis respostas: Ocean , sea animals, ecosystem, overfishing, ocean pollution etc.
While listening
1.
Track 27 You are going to listen
to part of
a lecture given by Boyan Slat
in 2017. He is a Dutch entrepreneur and environmentalist known for his innovative
work in tackling ocean plastic pollution.
a ) Listen and write the following expressions that are present in the audio.
- idea
- fish
- plastic
- pollution
- waste
- ocean
- recycling
- marine life
- environment
Resposta: Idea, plastic, ocean, recycling and marine life.
b ) What was Slat's main intention when he used these words in his lecture?
Possível resposta: His purpose was to explain to people how the ocean and marine life are damaged by pollution and explain that plastic can be extracted from the ocean and recycled.
2.
Track 27 Listen to the audio
again and complete the sentences.
a ) We must defuse this ■.
Resposta: ticking time bomb.
b ) It all began with one ■.
Resposta: simple idea.
c ) We let the plastic ■, saving time, ■.
Resposta: come to us; energy and cost.
d ) We can let the ocean ■.
Resposta: clean itself.
e ) We could then extract it, ■ it, before we then ship it to land for ■.
Resposta: store; recycling.
f ) We could avoid the ■ of sea life.
Resposta: bycatch.
g ) We will be able to clean up about ■ of this Great Pacific Garbage Patch in just ■.
Resposta: 42%; ten years' time.
3. In your own words, explain the process that Slat developed to clean the oceans.
Possível resposta: The process uses floating barriers that, with the help of ocean currents, collect plastic waste, concentrating it in a smaller area. Devices are then used to collect this concentrated material, cleaning the ocean.
Post-listening
1. Do some research and find out what The Ocean Cleanup has done so far. Then, share your findings with your classmates.
Resposta pessoal. Oriente os estudantes a tentar descobrir, por exemplo, se o projeto continua sendo implementado, se está funcionando, a quantidade de lixo já retirada do oceano, entre outras informações relevantes.
2. Think about the lecture you listened to. Read the sentences below. In your notebook, write the sentences that are true for you.
a ) I had no difficulty understanding the lecture.
b ) I had some difficulty understanding the lecture because of Boyan Slat's accent.
c ) I did not understand all the words, but I could understand the most important information.
d ) I had a lot of difficulty understanding the lecture.
Resposta pessoal. Incentive os estudantes a refletir sobre a atividade de compreensão oral e as possíveis dificuldades, bem como o que podem fazer para aprimorar essa habilidade.
Página 170
one hundred seventy
Comprehending and using
Future - Will
1. Leia o anúncio de campanha e responda às questões.

Tip
O nome da campanha é uma intertextualidade com a famosa frase dita por Hamlet, personagem de Shakespeare: "to be or not to be". Hamlet faz essa reflexão para questionar a própria existência; já a campanha faz essa intertextualidade para mostrar que sem as abelhas ( bee) não haverá polinização, muitas espécies de plantas deixarão de existir (or not to be) e, consequentemente, a alimentação de pessoas e animais e algumas atividades econômicas da sociedade seriam afetadas.
A.

Imagens ampliadas aproximadamente 2 vezes em relação à imagem original.
a ) Qual é o tema explorado nesse anúncio?
Resposta: A morte das abelhas provocada por ações humanas, como o uso de pesticidas.
b ) Com que objetivo esse anúncio foi produzido?
Resposta: Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os problemas ambientais resultantes da morte das abelhas.
c ) Da forma como foi elaborado, o anúncio consegue atingir esse objetivo? Por quê?
Resposta: Sim, pois a imagem expressa uma mensagem de violência contra o hábitat das abelhas.
d ) A campanha compara a morte das abelhas a uma guerra silenciosa. O que isso significa?
Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes percebam que as abelhas estão sendo indiretamente exterminadas pela interferência dos seres humanos na natureza, pois acabam sucumbindo como consequência do desmatamento e da pulverização excessiva de pesticidas nas lavouras.
e ) Pesquise o significado da palavra pollinators e por que as abelhas são importantes para o meio ambiente.
Resposta: Pollinators são polinizadores, organismos ou insetos responsáveis pela polinização de plantas e árvores. As abelhas são polinizadoras, pois buscam o néctar nas flores, coletam o pólen e o repassam a outras flores, auxiliando em sua reprodução. Muitas árvores frutíferas dependem da polinização para se reproduzir e gerar uma ampla variedade de alimentos.
Página 171
one hundred seventy-one
2. Leia o texto presente no anúncio de campanha e complete as frases a seguir.
Tip
Lembre-se de que a estrutura para falar do futuro é: sujeito + will + verbo na forma básica (sem a partícula to); e de que a forma will não é variável, ou seja, é a mesma para todos os pronomes – I, you, he, she, it, we e they. Atenção: a forma contraída de will é 'll.
- We' ll face serious consequences if we don't protect the planet.
- In the future, populations will increase and natural resources will be limited.
Além disso, essa estrutura pode ser usada em outras ocasiões, como quando há uma decisão repentina ou uma promessa.
- I'll learn more about environmental issues.
- I'll start sorting out✚ my recyclables.
Para formar frases negativas, will é acompanhado de not ou usa-se a forma contraída won't. Em frases interrogativas, é necessário inserir will antes do sujeito.
The decline of pollinators will cause devastating impacts on the environment and on food production.
a ) Nessa frase, a palavra will indica:
I ) uma ação no passado.
II ) uma ação no futuro.
Resposta: Alternativa II.
b ) Essa frase denota:
I ) uma previsão para o futuro.
II ) um plano para o futuro.
Resposta: Alternativa I.
3. Leia as frases a seguir e indique quais são verdadeiras e quais são falsas, de acordo com o texto. Em seguida, reescreva as falsas, corrigindo-as.
a ) Bees will become extinct if we don't stop deforestation and the use of pesticides.
Resposta: Verdadeira.
b ) Bees will become extinct because of a virus.
Resposta: Falsa. Bees will become extinct because of deforestation and the use of pesticides.
c ) We will not have foods like apples and almonds if bees die.
Resposta: Verdadeira.
d ) The ecosystem and biodiversity will be affected by the death of bees.
Resposta: Verdadeira.
e ) The extinction of bees won't affect the environment.
Resposta: Falsa. The extinction of bees will affect the environment.
4. Releia as frases da atividade anterior e responda às seguintes questões.
a ) Quais dessas frases são afirmações?
Resposta: Alternativas a, b, d.
b ) Quais delas são frases negativas?
Resposta: Alternativas c, e.
c ) Como é formada a negação do futuro com will?
Resposta: Will not ou won't. Relembre os estudantes também de como a forma interrogativa com will é utilizada em inglês: colocando-a antes do sujeito da frase. Se possível, faça perguntas a eles para que possam perceber o uso dessa estrutura verbal, como: "Will you help to protect the nature? Will you save water?".
Activities
1. What can you do to help to save the bees? Read the example.
I will plant flowers at home to provide them with nectar and pollen.
Now, look at the following images and write a sentence about each one with actions to help the environment.
A.

B.

C.

Possíveis respostas: A – I will buy organic food.; B – My family will recycle plastic; C – I will avoid plastics bags when I go shopping. As legendas das imagens não foram inseridas para não comprometerem a realização da atividade.
Página 172
one hundred seventy-two
2. Complete the following predictions about the future. Use will or won't and the verbs from the box. One verb will be used twice.
- be
- disappear
- face
- leave
- melt
- rise
a ) In the future, Earth's global average temperature ■.
Resposta: will rise.
b ) Because of global warming, the glaciers ■. Consequently, some coastal cities ■ flooded.
Resposta: will melt; will be.
c ) There ■ enough food for everyone.
Resposta: won't be.
d ) Many species of animals ■.
Resposta: will disappear.
e ) We ■ more natural disasters, such as earthquakes and hurricanes.
Resposta: will face.
f ) People ■ their houses because of the spread of viruses.
Resposta: won't leave.
3. Discuss the following questions with a classmate.
a ) Are the predictions in activity 3 optimistic or pessimistic?
Resposta: They are pessimistic.
b ) Are you more optimistic or pessimistic about the future? Why?
Resposta pessoal. Incentive os estudantes a justificar e exemplificar suas respostas.
c ) Do you think it is important to be optimistic about the future? Why?
Resposta pessoal. Leve os estudantes a perceber que uma atitude mais otimista pode levar as pessoas a fazer escolhas de vida melhores.
4. With a classmate, think about more optimistic predictions about the future. Follow these steps:
a ) Exchange ideas with your classmate.
b ) Write down the predictions in your notebook.
c ) Read your optimistic predictions to the class.
d ) Listen to your classmates' predictions.
Respostas pessoais. Depois que os estudantes compartilharem suas previsões com a turma, proponha um debate para que eles digam quais previsões são as mais otimistas e o que eles precisam fazer para que elas se realizem.
Speaking up
/t/ and /t∫/
1. Listen and repeat the following words.
- predict
- planet
- it
- important
- attempt
- environment
- difficult
- implement
- what
- want
- contribute
2. Now, listen to these same words in the text.
Some scientists predict many problems for our planet in the near future. They say it is important to attempt to preserve the environment or we'll suffer severe and difficult consequences. The future of life on Earth depends on the actions we implement now. What do you want to do to contribute to a better future?
3. Listen and repeat the following words.
- research
- which
- beach
- watch
- teach
- reach
4. Listen to these same words in the text.
I think everyone should do some research on actions which can help the world. For example, we can volunteer to clean the beach, we can give and watch lectures about climate change and we can teach kids to take care of planet Earth. If we work together, we'll reach our goal: save our one and only home, our planet.
Página 173
one hundred seventy-three
Speaking
Lecture
1. Agora, você vai dar uma palestra, em inglês, sobre o que as pessoas podem fazer para ajudar a proteger o meio ambiente. Para isso, escolha um dos seguintes temas.
A.

B.

C.

Learning more
During your lecture, you can use some adverbs to talk about environmental problems and about the importance of protecting the environment.
- To stop using plastic products is, perhaps, one of the most important attitudes people should have nowadays.
- If we use means of transportation such as bikes, maybe we will reduce the carbon footprint✚ .
- We definitely need to stop demanding from the Earth.
Professor, professora: Leia as sugestões propostas com os estudantes e peça-lhes que compartilhem suas ideias sobre esses temas.
2. Leia as orientações a seguir para preparar sua palestra.
a ) Do some research about the idea you chose. How can it help protect the environment?
b ) Take some notes.
c ) Exchange notes with a classmate so that you can suggest some changes and improvements to each other.
d ) Make the necessary corrections.
e ) Print out pictures that illustrate your lecture and use support material, such as videos, posters, a slideshow on the computer, and others. Prepare the materials you are going to use in advance.
f ) At home, rehearse in front of the mirror.
Professor, professora: Se necessário, leia cada um dos passos com os estudantes, verificando se todos compreendem o que deve ser feito.
3. No dia da palestra, verifique mais uma vez se tudo está preparado e organizado. Então, no momento de sua fala, siga estas dicas.
a ) When you are speaking, look at the audience. Make eye contact with your listeners.
b ) During the lecture, show the pictures you printed to illustrate what you are saying.
c ) When the other students are speaking, pay attention to their lectures and take notes so that you can ask questions or make comments after they finish.
Professor, professora: Permita aos estudantes que decidam como serão as apresentações da turma, se vão utilizar equipamentos de suporte e a ordem das palestras, de forma que desenvolvam autonomia.
Página 174
one hundred seventy-four
Writing
Advertisement
Pre-writing
1. Releia os textos das páginas 167 e 170 e discuta com um colega os seguintes tópicos.
a ) Qual é o principal objetivo desses anúncios de campanha?
Resposta: O principal objetivo desses anúncios de campanha é chamar a atenção dos leitores para um assunto importante, como o desmatamento e o uso excessivo de produtos químicos nocivos à natureza. Além disso, pretendem motivar reflexões críticas e, possivelmente, mudanças de atitudes de seu público.
b ) A estratégia usada pelos anúncios foi a mesma? Comente.
Resposta: Não. Embora ambos utilizem textos verbal e não verbal, o primeiro anúncio usou traços do gênero fábula como estratégia para reforçar a mensagem que pretende expressar. Já o segundo usou uma imagem e o recurso de registrar o texto verbal com letras maiúsculas, a fim de reforçar o teor da mensagem, remetendo ao desaparecimento das abelhas.
While writing
1. You and a classmate are going to create a campaign advertisement about endangered✚ animals. To plan your text, think about the following steps.
Orientação para acessibilidade
Professor, professora: Avalie as diferentes habilidades dos estudantes e proponha esta atividade formando duplas ou grupos com integrantes de diferentes perfis.
- What? An advertisement.
- Why? To discuss the importance of protecting endangered animals.
- How? Using an interesting image to catch the reader's attention; elaborating a simple and objective text to convey your message; trying to convince readers; using colors to create an appealing design.
- To whom? To students and teachers.
- Where? Displaying them on the walls of your school and, if possible, publishing them on digital media.
2. To start producing your advertisement, follow these steps.
a ) Decide which endangered animal you are going to show in your advertisement.
b ) Think about the message you want to convey.
c ) List important words that can be used in the text to cause the effect you want on readers.
d ) Select images related to the subject. You can make a sketch of an illustration or choose pictures.
e ) Write down a draft of your text.
f ) Use the glossary and a dictionary to look up meanings and/or synonyms.
g ) Exchange your draft with another pair. You can comment on each other's ideas and give suggestions to make the texts better.
h ) Make the necessary corrections according to your classmates' comments.
3. Now that you have the first version of your advertisement, follow these steps to finish your text.
a ) Show your notes to your teacher so that he/she can make suggestions.
b ) Draw the final illustration or define the picture you are going to use.
c ) Write the final text in the advertisement.
d ) Display the ads on the walls of your school or publish them on digital media.
Professor, professora: Auxilie os estudantes durante a produção escrita. Comentários nas Orientações para o professor.
Post-writing
1. After putting up all the advertisements on the walls of your school, discuss the following questions with your teacher and classmates.
a ) Which characteristics of advertisements did you notice in your classmates' productions?
b ) What did you feel when you read them?
Respostas pessoais. Instrua os estudantes a expor os anúncios de campanha na escola ou publicá-los nas mídias digitais e, depois, a conversar entre si sobre as questões.
Página 175
one hundred seventy-five
Summing up
Let's think about the topics you have studied in this unit. Analyze each topic and list the easiest and the most difficult ones for you during this unit. Then, talk to a classmate and compare notes. Finally, share your notes with the whole class.
In this unit I…
- talked to my classmates about environmental problems and about the importance of protecting the environment;
- read a an advertisement about an environmental problem;
- listened to part of a lecture;
- gave a lecture to my classmates;
- studied the future with will;
- practiced the pronunciation of the sounds /t/ and /t∫/;
- wrote an advertisement.
Respostas pessoais. Comentários nas Orientações para o professor.
What can I do to improve my English?
- Go back to the topics that I need to improve and ask for help from my teacher or classmates to understand them.
- Watch documentaries about environmental problems and about the importance of protecting the environment.
- Read other advertising campaigns online.
- Listen to podcasts and lectures that are available online.
- Use a bilingual dictionary to look up new words.
Going further
Ideas to postpone✚ the end of the world, by Ailton Krenak, is a thought-provoking exploration of humanity's relationship with the natural world and the urgent need for a radical change. The book combines a personal narrative, philosophical reflection and cultural critique. Krenak, a prominent Brazilian environmental advocate, challenges readers to reconsider their place in the world and the impact of their actions.
KRENAK, Ailton. Ideas to Postpone the End of the World. Anansi International, 2020.

O Território is a documentary that delves✚ into the lives of the Uru-eu-wau-wau people, an indigenous community in the Brazilian Amazon. The documentary brings to light the profound connection between the Uru-eu-wau-wau people and their land, showing their knowledge of and relationship with the Amazonian ecosystem. Directed by Alex Pritz, the film provides an urgent look at the challenges faced by this group as they navigate the complexities of preserving their ancestral land amidst✚ external pressures.
O TERRITÓRIO, by Alex Pritz. Brazil/Denmark/United States: National Geographic Documentary Films, 2022 (86 minutos).

Parque das Aves, in Foz do Iguaçu, is a great place to visit. It is a unique and extensive park dedicated to the conservation and appreciation of bird species from Brazil and around the world. The park plays a crucial role in the conservation of species, many of which are endangered or threatened. The place also works to educate the public about the importance of wildlife conservation.
PARQUE das Aves. Avaliable at: https://s.livro.pro/qgsfbm. Accessed on: Aug. 27th, 2024.
Página 176
one hundred seventy-six
Going out there
Nesta seção, você terá como objetivos:
- ler um trecho de texto de divulgação científica e discutir as informações apresentadas;
- refletir sobre riscos e ameaças globais;
- elaborar fôlderes e cartaz de campanha de conscientização.
Professor, professora: Comentários nas Orientações para o professor.
Awareness campaign
Riscos globais são fatores ou eventos que, ao ocorrerem, podem afetar negativamente uma parte significativa de países no mundo, causando impactos às populações, às riquezas e aos recursos naturais. A poluição e as mudanças climáticas, por exemplo, há muito tempo são apontadas como ameaças globais, mas há outros temas que também podem se tornar um risco para a humanidade. Para listar quais serão os maiores riscos que a humanidade enfrentará na próxima década, foi divulgado, em 2024, a 19ª edição do Relatório de Riscos Globais, que expõe um cenário de aceleração nas alterações do aquecimento do planeta, a incerteza econômica, as mudanças tecnológicas, entre outros conflitos.
Leia o trecho do texto a seguir, que fala sobre os riscos que a desinformação pode acarretar ao planeta. Na sequência, reflita sobre o assunto e converse com os colegas, compartilhando suas impressões sobre o texto. Depois, responda às questões.
Riscos Globais de 2024: desinformação está no topo dos riscos globais em 2024 e ameaças ambientais se intensificam
[...]
São Paulo, Brasil, 10 de janeiro de 2024 – Com base em quase duas décadas de dados originais de percepção de riscos, o Relatório de Riscos Globais de 2024 do Fórum Econômico Mundial alerta para um cenário de riscos globais em que o progresso no desenvolvimento humano está sendo enfraquecido lentamente, deixando estados e indivíduos vulneráveis a riscos novos e ressurgentes. Em um contexto de mudanças sistêmicas na dinâmica do poder global, clima, tecnologia e dados demográficos, os riscos globais estão levando a capacidade de adaptação do mundo ao seu limite.
Estas são as constatações do Relatório de Riscos Globais de 2024, publicado hoje, que defende que a cooperação com respeito às urgentes questões globais pode estar em falta, exigindo novos enfoques para abordar os riscos. Dois terços dos especialistas globais antecipam uma ordem multipolar ou fragmentada se formando durante a próxima década, em que potências médias e grandes disputam e estabelecem – mas também impõem – novas regras e normas.
O relatório [...] se baseia nas opiniões de mais de 1.400 especialistas em riscos globais, decisores políticos e líderes da indústria entrevistados em setembro de 2023. Os resultados ressaltam uma perspectiva predominantemente negativa para o mundo no curto prazo, que deve piorar no longo prazo. Enquanto 30% dos especialistas mundiais calculam uma possibilidade elevada de catástrofes globais nos próximos dois anos, quase dois terços esperam isso nos próximos 10 anos.
"Uma ordem global instável caracterizada por narrativas polarizadas e insegurança, o agravamento dos impactos de eventos climáticos extremos e a incerteza econômica estão dando origem a propagação de riscos acelerados – incluindo informações falsas e desinformações", diz Saadia Zahidi, diretor gerente do Fórum Econômico Mundial. "Os líderes internacionais devem se unir para abordar as crises no curto prazo, bem como estabelecer as bases para um futuro mais resiliente, sustentável e inclusivo."
[...]
Página 177
one hundred seventy-seven
Respondendo aos riscos
O relatório convoca os líderes a repensar a ação para enfrentar os riscos globais. Recomenda também que se concentre na cooperação global, rapidamente construindo barreiras para os riscos emergentes mais disruptivos, como acordos abordando a integração da IA na tomada de decisão em caso de conflito. Contudo, o relatório também explora outros tipos de ação que não precisam ser exclusivamente dependentes da cooperação transnacional, como o reforço da resiliência individual e estatal através de campanhas de alfabetização digital sobre informações falsas e desinformações, ou a promoção de mais pesquisa e desenvolvimento de modelos e tecnologias climáticas com potencial para acelerar a transição energética, com a contribuição dos setores público e privado.
[...]
10 principais riscos
"Deve-se avaliar o provável impacto (gravidade) dos seguintes riscos durante um período de 2 anos e de 10 anos."

Fonte: World Economic Forum Global Risks Percepction Survey 2023-2024.
[...]
RISCOS Globais de 2024: desinformação está no topo dos riscos globais em 2024 e ameaças ambientais se intensificam. Fórum Econômico Mundial, 10 jan. 2024. Disponível em: https://s.livro.pro/lsykgv. Acesso em: 12 ago. 2024.
1. Talk to your classmates and answer the following questions.
a ) What are the findings presented in the Relatório de Riscos Globais de 2024?
b ) What does are the people interviewed in this report?
c ) According to Saadia Zahidi, what causes the spread of fake news and misinformation?
d ) What does Zahidi suggest to avoid or reduce global risks?
e ) What are the risks that appear in both rankings?
f ) Analyzing the rankings, it is possible to see that misinformation and disinformation are at the top of the global risks for the two years following the publication of the research, while in the scenarios for the next ten years, there is a predominance of environmental risks. In your opinion, is it possible to establish any relationship between these factors?
g ) What have you seen in recent years about the spread of misinformation and fake news?
h ) Which human daily actions can change the situation and help to reduce the global risks?
Professor, professora: Respostas e comentários nas Orientações para o professor.
Página 178
one hundred seventy-eight
Getting down to work
Agora é hora de pensar em como podemos ajudar a combater os riscos globais elencados no relatório. Para isso, com o auxílio do professor, você e os colegas vão organizar uma campanha de conscientização, em que produzirão fôlderes informativos e cartazes para divulgar na escola e no entorno dela, a fim de conscientizar toda a comunidade escolar.
Researching
Antes de elaborar os cartazes com dicas para conscientizar a comunidade escolar acerca de como podemos agir para diminuir os impactos globais, é necessário que as pessoas tenham conhecimento do que são esses riscos. Para isso, organizem-se em grupos e façam pesquisas sobre cada um dos riscos listados no relatório para que possam elaborar os fôlderes informativos. Vocês também podem entrevistar alguns profissionais de cada área para coletar mais explicações. Confiram algumas questões que podem nortear a pesquisa.
Tip
Lembrem-se de pesquisar as informações em veículos de comunicações confiáveis.
- What is social polarization?
- What characterizes a lack of economic opportunity?
- What are the main causes of involuntary migration?
- How does cybersecurity work?
- What are the consequences of biodiversity loss for humans?
Analyzing and organizing the results
Com a ajuda do professor, você e os colegas vão avaliar as informações coletadas durante a pesquisa e selecionar as mais pertinentes. O próximo passo é confeccionar os fôlderes. Para tanto, elaborem parágrafos curtos e objetivos, explicando do que se trata cada um dos riscos apresentados e as consequências globais causadas por eles, indicando as fontes para que os leitores possam identificar e conferir as informações. Vocês podem inserir falas de profissionais para dar mais autenticidade ao que for retratado e ainda incluir dados estatísticos. Para a confecção dos cartazes, utilizem comandos imperativos, de modo que os leitores identifiquem ações que contribuam para minimizar os impactos desses riscos globais. Insiram também algumas imagens para deixar o material mais atrativo.

Página 179
one hundred seventy-nine
Spreading awareness campaign
Chegou o momento de divulgar os materiais confeccionados para conscientizar a comunidade escolar acerca dos riscos globais. Dividam-se em grupos e entreguem os fôlderes a professores, estudantes, funcionários, entre outros integrantes da comunidade escolar.
Fixem os cartazes em locais de grande circulação na escola e em outros locais do entorno. Se possível, digitalizem e divulguem esses materiais também nas mídias da escola, com o objetivo de atingir um público maior.
Lembrem-se de que nossas atitudes também são uma forma de conscientizar a população. Por isso, sigam as dicas dos cartazes que vocês elaboraram e reflitam diariamente sobre ações que possam colaborar com a redução dos impactos globais.

Evaluating the process
Após refletir sobre o assunto e conversar com os colegas e o professor sobre as etapas realizadas na elaboração da campanha de conscientização, estabeleça quais foram os pontos positivos e os negativos dessa atividade. As questões a seguir poderão guiá-lo em sua reflexão.
What was the most important lesson I learned from this project? How can I make it part of my life?
Which step was the easiest for me? Why?
Did I participate in all the steps?
What could I reflect on and learn about global risks?
Did I the research in reliable sources?
Which step was the most difficult for me? Why?
Respostas pessoais. Comentários nas Orientações para o professor.