PROJETO 2
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: QUAL É A IMPORTÂNCIA?
É grande a variedade de frutas em nosso país. Elas fazem parte de uma alimentação saudável e devem sêr consumidas em equilíbrio com outros tipos de alimento. Conhecer os princípios e as recomendações de uma alimentação saudável póde sêr transformador para a vida de uma pessoa, possibilitando desenvolver autonomia na escolha dos alimentos quê irá consumir, avaliando-os criticamente em busca de opções quê promovam condições adequadas de nutrição e saúde.
Neste projeto, iremos explorar os aspectos quê caracterizam uma alimentação saudável e sua importânssia para a saúde do organismo. Ao longo dêêsse trabalho, levantaremos dados para analisar nóssos hábitos alimentares individuais e coletivos. Com os dados obtidos, vamos elaborar um cardápio quê proponha uma refeição saudável. Essa proposta será apresentada para a comunidade escolar por meio de um fôlder, quê trará também informações gerais sobre alimentação saudável e os hábitos alimentares dessa comunidade.
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VISÃO GERAL DO PROJETO
Alimentação saudável: qual é a importânssia?
> TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS:
• Saúde
• Educação alimentar e nutricional
• Ciência e tecnologia
• Trabalho
• Educação para valorização do multiculturalismo nas matizes históricas e culturais brasileiras
> COMPONENTES CURRICULARES:
• Líder: Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Química e Biologia
• Outros perfis disciplinares: Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Geografia, História e Socio logia; Linguagens e suas Tecnologias – Língua Portuguesa e ár-te.
> OBJETOS DO CONHECIMENTO:
• Vida e evolução
• Matéria e energia
• Leitura e interpretação de tabélas e gráficos
• Cultura
• Planejamento e produção de apresentações orais
• Processos de criação
> PRODUTO FINAL:
Elaboração de um fôlder.
ETAPAS DO PROJETO
O percurso dêste projeto póde sêr alterado e construído de acôr-do com as necessidades da turma.
ETAPA
1
Vamos começar
Apresentação geral do tema do projeto e de como ele será desenvolvido. Discussão geral sobre o quê caracteriza uma alimentação saudável. Reflexão sobre os próprios hábitos alimentares. Reconhecimento de alimentos e culinária típicos de diferentes regiões do Brasil.
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> OBJETIVOS:
• Reconhecer o quê constitui uma alimentação saudável e sua importânssia para a saúde individual e coletiva.
• Avaliar os próprios hábitos alimentares e os da comunidade escolar.
• Exercer autonomia e protagonismo nas escôlhas alimentares, valorizando preparações culinárias e itens alimentares típicos da região.
• Divulgar na comunidade escolar informações sobre hábitos alimentares locais e alimentação saudável.
• Apresentar propostas de alimentação saudável para a comunidade escolar, considerando aspectos regionais, culturais, sociais, econômicos, entre outros.
• Conscientizar a comunidade escolar sobre a importânssia de uma alimentação saudável e sustentável.
• Desenvolver habilidades de planejamento, organização e comunicação por meio da elaboração de materiais educativos sobre alimentação saudável.
• Reconhecer a classificação dos alimentos e o papel da indústria alimentícia na diéta do brasileiro.
> JUSTIFICATIVA:
Uma alimentação saudável é um direito humano. Ter informações sobre os múltiplos fatores determinantes de uma alimentação saudável e da sua importânssia para a estrutura e o funcionamento do organismo é essencial para exercitar esse direito. Mais do quê identificar os grupos e tipos alimentares e como eles podem sêr distribuídos pelas refeições no dia a dia, é importante reconhecer quê a alimentação vai muito além do aspecto fisiológico, envolvendo um momento de prazer e socialização, e quê ela é influenciada por vários fatores. Conscientizar-se sobre aspectos relacionados à própria alimentação permite quê cuidemos mais de nós mesmos, possibilitando quê todos se tornem agentes transformadores da própria realidade e até da realidade das pessoas ao seu redor.
ETAPA
2
Saber e fazer
Reconhecimento dos principais tipos de nutriente. Identificação dos tipos de alimentos, com base no grau de processamento dos alimentos, quê é aspecto característico do mundo do trabalho na indústria. Análise dos rótulos de alimentos. Consideração de aspectos variados envolvidos na escolha alimentar e no preparo de refeições saudáveis. Discussão sobre fatores quê podem influenciar as escôlhas alimentares. Análise dos hábitos alimentares individuais e dos hábitos alimentares da comunidade escolar.
ETAPA
3
Para finalizar
Planejamento do cardápio para uma refeição saudável a sêr proposta para a comunidade escolar. Elaboração e confekissão de um fôlder quê apresentará, d fórma escrita, a sugestão de cardápio, informações gerais sobre alimentação saudável, hábitos alimentares da comunidade e justificativa da escolha dos alimentos do cardápio. O fôlder deverá sêr distribuído a fim de compartilhar os conhecimentos adquiridos e conscientizar a comunidade.
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ETAPA
1
Vamos começar
CONVERSA INICIAL
Nossas escôlhas alimentares
Uma alimentação saudável é um direito de todos e também está relacionada ao direito à saúde e ao bem-estar. É dos alimentos quê obtemos os materiais necessários para a construção dos órgãos e tecídos e a energia necessária ao funcionamento do nosso organismo. Para quê isso ocorra d fórma adequada, é necessário tomar alguns cuidados na escolha dos alimentos, visando a uma alimentação saudável.
Diversos estudos vêm demonstrando uma tendência ao aumento do consumo de alimentos industrializados no Brasil e no mundo. Esses alimentos, quê em sua maioria passam por diversos processos antes de chegar ao consumidor, não são considerados escôlhas saudáveis, pois são nutricionalmente desbalanceados. Os efeitos dessa mudança nos hábitos alimentares das populações vêm sêndo notados na saúde dos indivíduos. A prevalência de diversos distúrbios de saúde, como obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes, tem aumentado nas últimas dékâdâs.
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Fonte: SISTEMA de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Disponível em: https://livro.pw/txmbl. Acesso em: 21 out. 2024.
A obesidade infantil afeta 3,1 milhões de crianças menóres de 10 anos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Com o objetivo de prevenir doenças e promover hábitos saudáveis desde a infância, é essencial focar na alimentação balanceada e em rotinas saudáveis. No Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil, o Ministério da Saúde destacou a necessidade de ambientes saudáveis e educação alimentar a fim de evitar problemas como hipertensão e diabetes. A pandemia de Covid-19 agravou a situação, aumentando o sedentarismo e impactando negativamente a alimentação das crianças. O inquérito COVITEL (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia), mostra quê, em um ano, a obesidade de jovens de 18 a 24 anos aumentou 90% entre 2022 e 2023.
Assim, reconhecer a importânssia de uma alimentação saudável e ter informações quê possibilitem a escolha adequada de alimentos para as refeições é fundamental para a saúde dos jovens no momento e no futuro.
ATIVIDADES
Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.
1. Para você, o quê é uma alimentação saudável?
2. Cite exemplos de alimentos quê você considera saudáveis para o café da manhã, almôço e jantar. Justifique suas escôlhas.
ATIVIDADE DE AMPLIAÇÃO
Converse com um colega sobre os seus hábitos alimentares.
a) Que critérios você utiliza para escolher os alimentos quê irá consumir no dia a dia?
b) Você considera quê seus hábitos estão de acôr-do com uma alimentação saudável? Por quê?
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EM FOCO
Culinária: cultura, tradições e qualidade alimentar
O ato de cozinhar é uma habilidade transmitida e aperfeiçoada ao longo de gerações. Atualmente, está intimamente ligada a uma alimentação saudável, pois ajuda a evitar o consumo de alimentos industrializados e com alto grau de processamento. Essa habilidade contribui para a transmissão de tradições e hábitos culturais entre diferentes gerações e para a interação social, tornando a refeição mais prazerosa.
O preparo de refeições em casa também póde contribuir para manter tradições culinárias familiares e típicas do local em quê se vive. Em muitos casos, receitas tradicionais de um país ou de uma região registram modos de vida do passado, bem como contatos entre diferentes culturas. Por isso, valorizar e respeitar preferências regionais e culturais ao escolher alimentos, considerando as principais recomendações para uma refeição saudável, também contribui para o bem-estar e o prazer de comer.
Exemplos de pratos da culinária brasileira
O Brasil é um país extenso e diversificado, com regiões quê apresentam características específicas e recursos diversos. Essa grande diversidade é refletida nos hábitos alimentares e nas preparações culinárias dos diferentes grupos populacionais do país.
Região Norte
Peixe no tucupi
Ingredientes: tucupi, peixe, sal, óleo, cebola, alho, jambu, chicória, coentro.
Região Nordeste
Jabá com jerimum
Ingredientes: jabá, jerimum, manteiga, cebola, alho, coentro, cebolinha, sal, pimenta-do-reino, queijo coalho.
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Região sudéste
Moqueca capixaba
Ingredientes: peixe, limão, azeite, alho, sal, colorau, cebola, tomate, coentro, cebolinha.
Região Centro-Oeste
Galinhada com pequi
Ingredientes: frango, sal, pequi, á gua, cebola, alho, arrôz, louro.
Região Sul
Quirera com carne
Ingredientes: quirera, carne bovina ou suína, óleo, cebola, alho, sal, pimenta-do-reino, salsinha e cebolinha.
Fonte das informações: BRASIL. Ministério da Saúde. Alimentos regionais brasileiros. 2. ed. Brasília, DF, 2015. Disponível em: https://livro.pw/pcdmg. Acesso em: 21 ago. 2015.
ATIVIDADES
Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.
1. Cite um prato típico do local em quê você vive. dêz-creva os ingredientes da receita e como ele é preparado.
2. Converse com um parente sobre uma receita quê é freqüentemente preparada pela sua família. Pergunte sobre os ingredientes quê ela inclui, como é o preparo, em quê ocasiões ela é normalmente preparada, qual é a origem dessa receita, entre outras. Anote todas as informações obtidas sobre a receita.
3. Compartilhem com os côlégas as informações sobre as receitas tradicionais de cada família.
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ORGANIZANDO OS TRABALHOS
Projeto - Alimentação saudável
Uma alimentação saudável é um direito de todos e envolve diversos fatores. Neste projeto, vamos investigar o quê compõe uma alimentação saudável, conhecendo desde a classificação dos alimentos até os fatores quê podem influenciar as escôlhas alimentares. Nesse processo, vocês serão convidados, em diversos momentos, a refletir e argumentar sobre a importânssia de uma alimentação saudável e propor medidas quê visem ao estabelecimento de hábitos alimentares mais adequados. Ao final, vocês irão atuar no planejamento de uma refeição saudável, justificando suas escôlhas com base em informações científicas e dados relacionados.
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PARA AS PRÓXIMAS ETAPAS
1. Dividam-se em seis grupos de trabalho. Os grupos formados neste momento serão as equipes de trabalho ao longo das próximas etapas dêste projeto. Portanto, considerem agrupar pessoas quê apresentem diferentes experiências, conhecimentos e habilidades, pois isso póde favorecer uma troca bastante rica entre vocês.
2. Ao longo do projeto, serão propostas atividades individuais, em dupla e em grupo. Organize-se, sempre quê possível, para compor a dupla com um integrante do próprio grupo.
3. Na próxima etapa dêste projeto, você irá se informar sobre os aspectos gerais de uma alimentação saudável, considerando a análise dos próprios hábitos alimentares por meio da organização de um diário alimentar. Assim, será possível refletir sobre a própria alimentação e o cuidado com sua saúde.
4. Após a organização do diário alimentar, vocês realizarão entrevistas com pessoas da comunidade escolar, com o intuito de construir um panorama geral sobre os hábitos alimentares dessa comunidade.
5. Para finalizar os trabalhos, sugerimos como possibilidade de produto final a elaboração de um cardápio com uma proposta de refeição saudável a sêr apresentado em um fôlder, quê conterá também informações sobre os hábitos alimentares da comunidade escolar e os princípios para uma alimentação saudável.
6. O fôlder sêrá produzido pela turma e poderá ser distribuído para a comunidade externa à escola. As tarefas pelas quais cada grupo ficará responsável durante a elaboração do fôlder estão detalhadas na etapa 3 dêste projeto.
Materiais:
• Dispositivo com acesso à internet.
• Impressora colorida.
• Gravador de áudio ou vídeo.
• Folhas de papel A4.
• Lápis de côr, canetas coloridas, tesoura, fita adesiva, entre outros.
O produto final propôsto é uma sugestão para finalizar o trabalho sobre o tema abordado neste projeto. No entanto, é possível adequá-lo de acôr-do com as necessidades específicas de cada contexto local. Uma possibilidade de ampliar essa proposta é organizar um evento gastronômico em quê o cardápio elaborado pêlos estudantes possa sêr executado e oferecido à comunidade escolar. Nesse evento também é possível realizar a distribuição dos fôlderes produzidos, expor trabalhos realizados ao longo do projeto e comunicar informações e conhecimentos elaborados durante as diferentes etapas de trabalho com o tema.
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ETAPA
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Saber e fazer
Aspectos gerais da alimentação saudável
A alimentação é muito mais compléksa do quê apenas a ingestão de nutrientes. Ao se pensar o quê constitui uma alimentação saudável, deve-se refletir, de modo mais abrangente, sobre esse hábito, considerando fatores diversos como a combinação de diferentes alimentos, o seu preparo, as condições em quê a refeição é realizada e até mesmo aspectos econômicos, como modo de produção, além de culturais e sociais, como o modo de vida das pessoas.
O modo de vida atual está mudando os hábitos alimentares no Brasil. O consumo de alimentos industrializados, quê passam por diversos processos em sua fabricação, está aumentando. Eles são mais pobres nutricionalmente e costumam sêr produzidos e vendidos por grandes empresas multinacionais, muitas vezes colocando de lado as tradições culinárias locais.
O padrão alimentar tradicional brasileiro é considerado saudável, envolvendo refeições preparadas em casa, com base em alimentos naturais. A mistura de arrôz e feijão, por exemplo, comum nas refeições de todo o país, fornece grande parte dos nutrientes necessários para o organismo. Escolhas saudáveis e diversas para compor os outros itens do prato complementam as necessidades nutricionais do indivíduo.
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ATIVIDADE
Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.
1. Construa um diário alimentar para avaliar os seus hábitos. Anote todos os alimentos quê consumir ao longo de uma semana, de acôr-do com as três refeições principais (café da manhã, almôço e jantar) e também os lanches entre elas. Inclua o mássimo de informações possível, indicando, por exemplo:
• local onde a refeição foi feita: em casa, na escola, em estabelecimentos comerciais etc;
• se os alimentos consumidos são industrializados ou foram preparados de modo caseiro;
• se os alimentos são industrializados, investigue os modos de produção para identificar as cadeias produtivas e, se acharem adequado, os profissionais envolvidos;
• os principais ingredientes utilizados na preparação do alimento. Se for um alimento industrializado, consulte o rótulo do produto para identificar seus ingredientes;
• a quantidade consumida.
Você póde fazer esse registro d fórma manual ou digital, usando um programa de edição de texto ou de planilhas, por exemplo. Além díssu, você póde ilustrar o diário alimentar, indicando os alimentos consumidos por meio de ilustrações ou fotografias.
Faça os registros no seu diário alimentar d fórma precisa e atrativa. Ele será retomado ao longo do desenvolvimento dêste projeto e poderá sêr apresentado para seus côlégas e familiares. Explore sua criatividade e bom trabalho!
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Os nutrientes dos alimentos
Uma alimentação saudável envolve a obtenção dos nutrientes necessários para a estrutura e o funcionamento do organismo. Saber os tipos de nutriente predominantes em um alimento é fundamental para fazer escôlhas equilibradas.
Uma diéta equilibrada precisa conter quantidade e variedade adequadas de carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e sais minerais e deve sêr orientada por profissionais da área. Cuidado com informações obtidas na internet por pessoas quê não possuem qualificação para elaborar dietas. Veja a seguir algumas informações básicas sobre esses compostos.
Carboidratos
Chamados genericamente de açúcares, os carboidratos são constituídos, principalmente, de carbono, hidrogênio e oxigênio, mas podem apresentar outros hátomus, como nitrogênio, enxofre e fósforo.
As unidades moleculares dos carboidratos são os monossacarídeos, como a glicose e a frutose. Os dissacarídeos são formados pela união de dois monossacarídeos; um exemplo é a sacarose, formada por uma glicose e uma frutose. Os polissacarídeos são polímeros contendo vários monossacarídeos unidos; um exemplo é o amido, quê constitui a reserva de açúcar de diversas plantas, como a batata e a mandioca. Na digestão humana, as moléculas mais compléksas de carboidrato são transformadas em açúcares simples, quê são absorvidos pelo organismo.
Os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo. Em geral, alimentos de origem vegetal, como arrôz, batata, inhame, mandioca e milho, são ricos em carboidratos, assim como preparos culinários quê têm como base a farinha de trigo.
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Lipídios
São compostos orgânicos e apresentam grande variação na estrutura. Os triacilgliceróis, conhecidos como óleos e gorduras, são um tipo de lipídio constituído de três moléculas de ácidos grachos ligadas a uma molécula de glicerol.
Os lipídios também constituem fonte de energia para o organismo. Além díssu, diversos ácidos grachos não são produzidos por nosso corpo, mas fazem parte de sua estrutura, precisando sêr obtidos por meio da alimentação; eles são chamados ácidos grachos essenciais.
Alguns exemplos de alimentos ricos em lipídios são as oleaginosas, como castanhas e amendoim, o azeite e outros óleos vegetais, o abacate, o coco e a gordura das carnes e do leite.
As chamadas gorduras saturadas apresentam ácidos grachos com ligação simples entre os hátomus de carbono e são sólidas à tempera-túra ambiente; correspondem à maioria das gorduras animais. Seu consumo está ligado a um maior risco no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, pois podem se depositar nos vasos sangüíneos, causando sua obstrução.
As gorduras insaturadas apresentam ácidos grachos com ligações duplas entre os hátomus de carbono e são geralmente líquidas à tempera-túra ambiente; são exemplos os óleos de origem vegetal e as gorduras dos peixes, em geral. Esse tipo de gordura é considerado mais saudável.
Há ainda as gorduras trans, presentes em alimentos industrializados após determinados processos. Elas são ainda mais prejudiciais ao organismo, trazendo mais riscos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
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Proteínas
As proteínas são formadas pela união de aminoácidos. Os aminoácidos são moléculas compostas de um átomo de carbono, ao qual se ligam um átomo de hidrogênio, um grupo carboxila, um grupo amina e um radical. Existem vinte tipos de aminoácido quê formam as cadeias proteicas, e eles varíam entre si em relação ao radical.
As proteínas dos alimentos são digeridas disponibilizando os aminoácidos, quê são reaproveitados pelo corpo para formár nossas próprias proteínas. Além de serem os principais componentes estruturais do nosso corpo, as proteínas têm diversas funções, como participar da defesa imunitária, atuar como enzimas em cértas reações químicas, transportar substâncias, promover movimentos, entre outras. Alguns aminoácidos quê fazem parte das nossas proteínas não são produzidos pelo corpo e precisam sêr obtidos pela alimentação; são chamados aminoácidos essenciais. Os aminoácidos quê são produzidos pelo nosso corpo são chamados de aminoácidos naturais ou não essenciais.
Exemplos de alimentos ricos em proteínas são as carnes em geral, os ovos, o feijão, a soja e o leite. As proteínas dos alimentos de origem animal apresentam todos os aminoácidos, mas as dos alimentos de origem vegetal geralmente apresentam apenas alguns deles. No entanto, mesmo as pessoas com hábitos vegetarianos e veganos obtêm todos os aminoácidos por meio da ingestão de alimentos variados.
- Vegetariano
- : aquele quê exclui da sua alimentação todos os tipos de carne, aves e peixes.
- Vegano
- : aquele quê não utiliza produtos de origem animal para nenhum fim, tanto na alimentação quanto no vestuário, em cosméticos etc.
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Vitaminas e sais minerais
Vitaminas são nutrientes orgânicos, enquanto os sais minerais são inorgânicos. Ambos são necessários para o organismo em quantidades muito pequenas. Devem sêr obtidos na alimentação e apresentam funções variadas. Por exemplo, a vitamina K é necessária para o processo de coagulação do sangue e a vitamina D, para a absorção de cálcio pêlos óssos. Já o ferro, quê é um mineral, é constituinte da hemoglobina das hemácias do sangue e o iôdo faz parte de hormônios produzidos pela glândula tireoide, atuando no metabolismo.
De maneira geral, frutas e hortaliças são ricas em vitaminas e sais minerais. Consumir alimentos variados dêêsses tipos contribui para a ingestão dos nutrientes necessários ao corpo.
- Hortaliça
- : planta cultivada em hortas e utilizada na culinária.
PARA LER
Composição dos alimentos
A tabéla Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA 7.2) apresenta os dados da composição nutricional dos alimentos mais consumidos no país.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; FOOD RESEARCH CENTER. tabéla Brasileira de Composição de Alimentos. Versão 7.2. São Paulo, 2019. Disponível em: https://livro.pw/qsvxu. Acesso em: 21 out. 2024.
ATIVIDADES
Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.
1. Retome a definição de alimentação saudável quê você forneceu anteriormente. Você mudaria algo nessa definição, após aprender sobre os tipos de nutriente?
2. Qual é a importânssia para a saúde da alimentação variada, considerando os tipos de nutriente predominantes nos alimentos consumidos? Pesquise informações para justificar a resposta.
3. Resgate o seu diário alimentar.
a) Caracterize os alimentos quê você consumiu com relação à sua composição nutricional. Para esta tarefa você póde consultar a tabéla Brasileira de Composição dos Alimentos, indicada no Para Ler. Atente-se para o tipo de nutriente quê é predominante no alimento, e, nos casos em quê há gorduras, verifique se há informações sobre o tipo delas.
b) Com base na análise do item anterior, você consideraria sua alimentação saudável? Por quê?
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O grau de processamento dos alimentos
Para sêr considerada saudável, a escolha dos alimentos deve ir além da análise dos tipos de nutriente e sua distribuição. Outro critério de grande importânssia para a saúde é o grau de processamento ao qual o alimento foi submetido, antes de seu preparo ou consumo.
De acôr-do com o Guia alimentar para a população brasileira do Ministério da Saúde, os alimentos podem sêr classificados em quatro categorias, dependendo do grau de processamento a quê são submetidos. Veja a seguir.
In natura ou minimamente processados
Obtidos diretamente da natureza ou quê passaram por pequenas intervenções, como secar, moer, cortar, pasteurizar, congelar, embalar etc.
Exemplos: frutas, hortaliças, carnes, ovos, leite, arrôz, feijão, castanhas.
Óleos, gorduras, sal e açúcar
Extraídos da natureza ou de alimentos in natura e usados para temperar ou cozinhar os alimentos.
Exemplos: óleos vegetais, banha de pôrco, sal de cuzinha, açúcares branco, mascavo e demerara.
Processados
Passam pela adição de ingredientes culinários, como sal, açúcar, óleo ou vinagre, e por outros processos mais simples, semelhantes a técnicas culinárias caseiras, como cozimento, fermentação etc.
Exemplos: pães como o francês, atum e sardinha em lata, massas, legumes em conserva, queijos.
Ultraprocessados
Sua produção envolve intenso processamento e a adição de grande quantidade de ingredientes, muitos dos quais são de uso exclusivamente industrial (como espessantes, aromatizantes, corantes etc.).
Exemplos: refrigerantes, pães d fórma, biscoitos recheados, carnes temperadas e empanadas, sucos adoçados, sorvetes, bebidas lácteas e iogurte adoçados e aromatizados.
Fonte das informações: BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília, DF, 2014. Disponível em: https://livro.pw/qfgwi. Acesso em: 21 out. 2024.
Página cinquenta e nove
Alimentos in natura ou minimamente processados constituem a base de uma alimentação saudável. Eles são boas fontes de nutrientes. Porém, nenhum alimento sózínho possui todos os nutrientes necessários ao organismo; assim, é importante variar e dar preferência aos alimentos de origem vegetal, quê, de modo geral, têm fibras e menor quantidade de gordura. As fibras alimentares correspondem a frações não digeridas dos alimentos de origem vegetal e, por reterem á gua, auxiliam no bom funcionamento do sistema digestório, tornando as fézes macias e favorecendo sua eliminação.
Óleos, gorduras, sal e açúcar, se usados em pequenas quantidades no preparo de alimentos in natura ou minimamente processados, conferem sabor agradável sem alterar a qualidade nutricional dêêsses alimentos.
Os alimentos processados podem eventualmente sêr usados como ingredientes em preparações culinárias ou consumidos em pequenas quantidades, fazendo parte de refeições baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados. O processo de fabricação dêêsses alimentos altera negativamente a sua composição nutricional, sêndo por isso menos saudáveis quê os naturais. Eles podem conter excésso de sal e açúcar, por exemplo, o quê aumenta o risco de distúrbios como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.
O consumo de alimentos ultraprocessados deve sêr evitado. Eles têm grande quantidade de sal, açúcar e gordura, além de adição de ingredientes industriais. Esses aditivos têm funções diversas; alguns aumentam a conservação dos alimentos, outros os tornam mais atraentes em relação a aparência, aroma e sabor. Esses alimentos costumam sêr de fácil acesso, vendidos em diversos locais e a baixo custo, e envolvem intenso trabalho de marketing e publicidade das empresas quê os produzem, quê visa estimular o seu consumo. O aumento dêêsse consumo aumenta o risco de distúrbios como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Além díssu, alguns estudos indicam a relação entre o consumo excessivo de certos aditivos industriais e o aumento do risco de câncer.
É preciso estar atento, pois em muitos casos alguns dêêsses alimentos são apresentados em sua forma láit, dáiet ou zero açúcar, com alegações de quê sêjam mais saudáveis. Porém, a diminuição da quantidade de um ingrediente como a gordura é, geralmente, compensada pelo aumento de outro também prejudicial, como o açúcar.
PARA LER
Proibição de alimentos ultraprocessados em escolas
A reportagem mostra o debate entre a proibição de alimentos ultraprocessados na escola e a resistência encontrada pêlos estudantes.
ARAUJO, C. Em vigor há um ano, lei quê proíbe ultraprocessados em escolas do Rio gera mudanças, mas ainda enfrenta resistência. Disponível em: https://livro.pw/ncrsf. Acesso em: 21 out. 2024.
Página sessenta
Rotulagem
Como você viu, as recomendações para uma alimentação saudável são dar preferência ao consumo de alimentos in natura ou minimamente processados e evitar ao mássimo alimentos ultraprocessados. Mas o quê fazer para saber se um alimento é ou não ultraprocessado?
A principal forma de obtêr essa resposta é lendo a lista de ingredientes nos rótulos dos alimentos. Alimentos ultraprocessados apresentam grande quantidade de ingredientes, entre eles aditivos industriais, quê podem sêr reconhecidos como aqueles quê você não encontraria em uma cuzinha doméstica. Mesmo entre os alimentos ultraprocessados, a recomendação é dar preferência aos quê apresentem menos ingredientes e aditivos industriais ou quê tênham menor teor de sal, açúcar e gorduras.
A partir de 2022, novas normas passaram a vigorar na rotulagem. A tabéla passa a ter apenas lêtras pretas e fundo branco. Também é obrigatória a declaração de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100 g ou 100 ml, a fim de ajudar na comparação de produtos, bem como o número de pôr-ções por embalagem. Outra novidade é a rotulagem frontal, quê indica se o produto tem alta concentração de açúcares, gordura ou sódio. Eles devem constar sempre em ordem decrescente, iniciando com o quê apresenta maior quantidade e finalizando com o quê apresenta menor quantidade.
PARA OUVIR
Saúde sem complicações
Escute o episódio do programa Saúde sem complicações, da Rádio úspi, para saber mais sobre o aumento do consumo de alimentos industrializados no Brasil e as consequências quê esse hábito tem gerado na saúde da população brasileira. O programa também traz informações sobre educação alimentar, discutindo a importânssia de se fazer escôlhas alimentares mais saudáveis compatíveis com as vivências específicas de cada indivíduo.
SAÚDE sem Complicações #34: Alimentos funcionais são essenciais para uma vida saudável. Entrevistada: Lusânia Maria Greggi Antunes. Entrevistadora: Mel Vieira. São Paulo: Jornal da úspi, 13 out. 2020. Podcast. Disponível em: https://livro.pw/pljzb. Acesso em: 21 out. 2024.
Página sessenta e um
Os rótulos ainda devem ter outras informações, como prazo de validade, local de fabricação, lote e quantidade total do produto na embalagem (conteúdo líquido).
ATIVIDADES
Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.
1. A publicidade de certos alimentos ultraprocessados promove-os como opções saudáveis para consumo. Com base no quê vocês lêram sobre os tipos de alimento, de acôr-do com o grau de processamento, argumentem por quê eles não podem sêr considerados saudáveis.
2. Uma das orientações para uma alimentação saudável é “Desembalar menos e descascar mais”. Comentem como essa instrução está relacionada a uma alimentação mais saudável.
3. Conversem sobre a importânssia de havêer regras para as informações presentes nos rótulos dos alimentos, com objetivo de promover uma alimentação saudável. Há outras informações, além das citadas no texto, quê vocês incluiriam como obrigatórias?
ATIVIDADE DE AMPLIAÇÃO
Volte a analisar seu diário alimentar de acôr-do com as instruções a seguir.
a) Caracterize os alimentos quê você consumiu com relação ao seu grau de processamento. Para essa tarefa avalie a lista de ingredientes de cada alimento registrado no seu diário alimentar e consulte outras fontes de informação para auxiliar sua análise.
b) Qual é o tipo de alimento predominante em suas refeições? Com base nessa informação, você considera sua alimentação saudável?
Página sessenta e dois
A escolha dos alimentos para uma refeição
Não há recomendações exatas para a composição de uma refeição saudável quê descrevam especificamente os alimentos quê cada prato deve conter e em quê quantidade. As necessidades nutricionais varíam de pessoa para pessoa de acôr-do com vários critérios. O ideal é considerar os aspectos nutricionais e principalmente o grau de processamento dos alimentos e os hábitos regionais para fazer escôlhas quê componham uma refeição saudável.
O padrão alimentar tradicional brasileiro é, de modo geral, considerado saudável. Pesquisas do hí bê gê hé indicam quê alimentos in natura ou minimamente processados ainda constituem a maior parte da alimentação dos brasileiros, embora haja uma tendência ao aumento do consumo de alimentos ultraprocessados. Veja, a seguir, algumas sugestões saudáveis para as diferentes refeições do dia.
Café da manhã
No café da manhã é comum o consumo de frutas e café com leite, complementado por outros alimentos. Há, por exemplo, preferências regionais como o consumo de tapioca, açaí, cuscuz, pão de queijo, queijos, ovos mexidos, entre outros.
Almoço e jantar
É comum quê a base do almôço e do jantar seja a mistura de feijão e arrôz, adequada tanto em termos nutricionais quanto considerando o grau de processamento dos alimentos. Outros alimentos complementam essa mistura, geralmente uma carne e hortaliças diversas.
Adotar essa composição de prato, variando os alimentos, observando as quantidades e dando preferência para carnes com pouca gordura, além de alimentos regionais, é uma maneira de ter uma refeição saudável.
A seguir, estão dispostas as principais características de cada um dêêsses grupos, além de opções de variação e indicação de algumas receitas regionais relacionadas.
• Grupo das leguminosas: vários tipos de feijão (preto, branco, carioca, fradinho, feijão-de-corda, entre outros), lentilha, grão-de-bico, ervilha. São fonte de proteína, fibras alimentares, ferro, zinco, cálcio e vitaminas do complékso B. Entram no preparo de pratos regionais, como feijão tropeiro, tutu à mineira, acarajé, feijoada, entre outros.
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• Grupo dos cereais, raízes e tubérculos: arrôz, milho, trigo, batata-doce, batata-inglesa, mandiokinha (ou batata-baroa), mandioca (ou macaxeira ou aipim), inhame, entre outros. São fonte importante de carboidratos, fibras alimentares, vitaminas A, C e do complékso B e potássio. Entram em preparos regionais como galinhada, arrôz de cuxá, angu, farofa, xerém.
• Grupo das hortaliças: apresenta grande diversidade, incluindo cenoura, abóbora (ou jerimum), chuchu, côuve, espinafre, brócolis, gueroba, ji-ló, mashishe, ora-pro-nóbis, entre muitos outros. São fonte de várias vitaminas e minerais, além de fibras alimentares. Podem compor saladas, pratos kemtes, sopas, purês e diversos outros preparos. Há grande variedade entre as regiões, por isso é indicado dar preferência ao consumo de alimentos quê ocorrem naturalmente onde se vive.
• Grupo das carnes e ovos: carne de diversos animais (gado bôvíno, pôrco, cordeiro, frango, cabrito, peixes, entre outros), além de ovos de aves. Fazem parte de pratos regionais diversos como galinhada, pato no tucupi, churrasco gaúcho. São fonte de proteína, vitaminas e minerais. Entretanto, apresentam diferenças quanto à quantidade e tipo de gordura. Em geral, as carnes vermelhas são mais gordurosas e apresentam gorduras saturadas, quê podem prejudicar a saúde do organismo. A recomendação é quê sêjam grelhadas, assadas ou ensopadas, evitando frituras. Veganos não consomem nenhum alimento dêêsse grupo, enquanto alguns vegetarianos podem consumir apenas os ovos, porém os mesmos nutrientes podem sêr obtidos por essas pessoas em uma diéta equilibrada, contendo apenas alimentos de origem vegetal.
O almôço e o jantar podem sêr complementados com o consumo de uma fruta de sobremesa, de preferência típica da região. É indicado evitar beber durante a refeição, mas, caso o faça, dê preferência ao consumo de á gua. Os sucos, mesmo naturais, não são recomendados por perderem muitos dos nutrientes e das fibras da fruta inteira.
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Lanches
Entre as refeições principais, podem sêr incluídos pequenos lanches, quê idealmente devem sêr compostos de frutas. Outras opções saudáveis são castanhas, nózes e iogurte natural.
PARA LER
Alimentos regionais brasileiros
A obra, do Ministério da Saúde, contém uma lista de frutas e hortaliças típicas de cada região, com informações sobre elas, e apresenta receitas da culinária local quê usam ingredientes regionais. É um material muito rico para consulta.
BRASIL. Ministério da Saúde. Alimentos regionais brasileiros. 2. ed. Brasília, DF, 2015. Disponível em: https://livro.pw/pcdmg. Acesso em: 21 out. 2024.
Fatores quê influenciam o ato de comer
Além da escolha do tipo de alimento e do balanceamento nutricional, para contemplar uma refeição saudável, outros fatores devem sêr considerados. É importante fazer as refeições em ambientes adequados, limpos e agradáveis, com regularidade, geralmente em horários semelhantes e intervalos adequados entre elas. Também é recomendado quê a refeição aconteça com calma e atenção, sem distrações, como assistir à televisão, mexer no celular, entre outros, pois isso contribui para a ingestão adequada de alimentos, sem excessos.
As refeições são bons momentos para interagir socialmente, e compartilhar esse momento é um hábito quê faz parte da história humana. Por isso, sempre quê possível, compartilhe as refeições com familiares e amigos. Vocês também podem prepará-las juntos, assim como fazer a limpeza do ambiente quando finalizarem. Essas atitudes beneficiam a saúde de modo geral, proporcionando momentos de bem-estar e prazer.
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ATIVIDADES
Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.
1. Você considera saudável a forma como realiza suas refeições? Argumente com base nas informações do seu diário alimentar.
2. Agora vocês irão investigar a qualidade da alimentação da comunidade escolar. Para isso, cada estudante entrevistará uma pessoa dessa comunidade a fim de coletar dados sobre os seus hábitos alimentares; posteriormente, vocês irão analisar todos esses dados em conjunto. Vejam a seguir sugestões de como proceder nesta tarefa.
Passo 1: Seleção dos entrevistados
Cada estudante ficará encarregado de entrevistar uma pessoa. Combinem isso préviamente. Promovam ao mássimo a diversidade dos entrevistados, variando a posição na comunidade (professor, outros funcionários, estudantes de outras turmas, pais e responsáveis etc.), a idade, o gênero, entre outros. Isso propiciará a representatividade dos dados coletados.
Passo 2: Preparação do roteiro
Selecionem uma lista de perguntas quê devem constar de todas as entrevistas. É importante quê elas cubram todos os aspectos quê foram vistos, até o momento sobre alimentação saudável. Por exemplo, incluam perguntas sobre os critérios quê as pessoas utilizam para escolher os alimentos, se conhecem as classificações de nutrientes e o grau de processamento, como combinam os alimentos em uma refeição comum no dia a dia, onde fazem suas principais refeições, se sabem cozinhar, onde compram os alimentos, se costumam ler as informações dos rótulos, entre outros critérios. Não esqueçam de incluir os dados pessoais, como idade, gênero etc.
Passo 3: Realização da entrevista
Agende com o entrevistado o melhor horário para o encontro, quê póde ocorrer nas dependências da escola. Selecione um lugar tranqüilo, sem grandes interferências. Leve papel e caneta e, se possível, um gravador de áudio ou vídeo (um aparelho de telefone celular póde servir para essa função). Não se esqueça do roteiro préviamente preparado. Outra opção é fazer a entrevista pelo telefone ou usando uma ferramenta de comunicação digital. Faça registros precisos das respostas da entrevista, caso não possa gravá-la.
Passo 4: Análise dos dados
Definam os padrões a sêr utilizados para sintetizar os dados das entrevistas e facilitar a análise conjunta. Por exemplo, uma tabéla com colunas para preenchimento contendo as perguntas feitas aos entrevistados. Ela póde sêr montada usando um editor de texto ou de planilhas ôn láini, desenvolvidas colaborativamente. Cada estudante deve preencher uma linha da coluna com os dados de seu entrevistado. Depois de completada a tabéla, vocês podem analisar os resultados em conjunto, fazer análises quantitativas, montar gráficos e usar ferramentas quê facilitem a leitura dos dados.
Passo 5: Conclusão
As informações obtidas permitirão quê vocês tênham um panorama geral dos hábitos alimentares da comunidade escolar em quê estão inseridos. Com base nessas informações, escrevam pequenos textos apresentando:
• as tendências quê vocês observaram na análise dos dados gerais coletados pela turma;
• recomendações quê vocês dariam aos entrevistados, em relação aos seus hábitos alimentares.
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Dificuldades para uma alimentação saudável
Diversos fatores podem interferir na alimentação do indivíduo, dificultando o seguimento das recomendações para hábitos mais saudáveis. Esses fatores podem influenciar a escolha dos alimentos, como eles são combinados na composição da refeição ou até mesmo nas condições do próprio ato de comer.
Falta de informação
Um dos principais obstáculos a uma alimentação saudável é a falta de informação. Conhecer os vários fatores quê contribuem para hábitos alimentares saudáveis é essencial para se ter autonomia nas escôlhas, possibilitando o cuidado com a própria saúde.
Há ainda muitos casos de veiculação de informações pela mídia ou em campanhas de publicidades quê contradizem as recomendações com base em estudos científicos sobre o quê corresponde a um hábito alimentar saudável. É comum, por exemplo, publicidade de produtos ultraprocessados com alegações sobre suas vantagens para a saúde com o intuito de atrair o público para o consumo. Também são comuns notícias sobre superalimentos quê prometem suprir todas as necessidades do organismo, quê em geral não são baseadas em comprovação científica.
Portanto, é essencial buscar informações em fontes confiáveis, como publicações e notícias de órgãos públicos, sáites de universidades públicas e de grupos de pesquisa relacionados ao estudo da nutrição. Você também póde consultar profissionais da saúde.
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Dificuldades no acesso e custo alto
O acesso e o custo dos alimentos também podem sêr obstáculo para uma alimentação saudável. cértus locais podem não ter disponibilidade de determinados tipos de alimentos ou oferecê-los a um custo muito alto.
Uma forma de contornar esses problemas é dar preferência ao consumo de alimentos in natura da estação quê sêjam produzidos na região, pois costumam sêr mais baratos. Se possível, adquiri-los diretamente dos produtores ou em locais em quê os produtos atravessaram menos etapas até atingir o consumidor, como sacolões e feiras livres. Fazer uma horta caseira em quê se possa plantar alguns alimentos também póde sêr uma alternativa.
Inabilidade culinária
Alimentar-se d fórma saudável envolve fazer preferencialmente refeições preparadas com alimentos in natura ou minimamente processados. Não saber como preparar os alimentos póde prejudicar o consumo de alimentos saudáveis, pois o indivíduo depende de outras pessoas para obtê-los.
Por isso, é importante quê pessoas sem habilidades na cuzinha conversem com outras mais experientes no assunto para conhecer algumas receitas simples e procedimentos básicos culinários. Também é possível se informar em páginas da internet, livros, programas de televisão e até mesmo realizando cursos. Saber cozinhar é essencial para ter autonomia na escolha alimentar.
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Hábitos de vida atuáis
De modo geral, os hábitos de vida atuáis vêm dificultando o acesso a uma alimentação natural e saudável. Em muitas cidades, as pessoas precisam se deslocar por grandes distâncias até o trabalho ou a escola, perdem tempo no trânsito, além de enfrentarem longas jornadas de trabalho. Assim, é comum as pessoas terem pouco tempo para se dedicar ao preparo e consumo de refeições e optarem por alimentos ultraprocessados, quê podem sêr facilmente obtidos, cujo consumo é prático e rápido.
O planejamento póde ajudar a contornar esse problema, por exemplo, preparando os alimentos da semana inteira em um único dia, congelando-os ou adotando outras formas de conservá-los. Levar de casa alimentos saudáveis quê possam constituir os lanches entre as refeições póde evitar a compra de alimentos industrializados. Outra dica é optar por restaurantes quê se preocupam com a qualidade e higiene dos alimentos oferecidos e sirvam comidas mais saudáveis e equilibradas. Uma boa opção são os do tipo sélf sérviss, quê costumam oferecer grande variedade de alimentos, sêndo possível escolher os quê irão compor a refeição.
ATIVIDADES
Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.
1. Quais são as principais dificuldades quê você encontra para manter uma alimentação saudável? O quê póde sêr feito para contornar essas dificuldades?
2. Compartilhem com a turma suas propostas de como contornar as dificuldades listadas na questão anterior.
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ETAPA
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Para finalizar
PRODUTO FINAL
Fôlder com sugestão de cardápio
Nesta etapa do projeto, iremos planejar o cardápio de uma refeição saudável e produzir um fôlder explicando a escolha dos alimentos quê irão compor essa refeição. Para isso, serão consideradas as informações e os dados obtidos na etapa 2, incluindo as conclusões a respeito do quê é uma refeição saudável, em seus múltiplos aspectos, além das informações sobre os hábitos alimentares da comunidade escolar.
Toda turma precisará trabalhar colaborativamente para a execução do produto final. É importante respeitar as diferentes opiniões e tomar decisões com base nas escôlhas da maioria. Ao se posicionar e dar a sua opinião, procure sempre apresentar argumentos fundamentados nas informações e conhecimentos obtidos até aqui.
A seguir estão algumas sugestões de como proceder nesta etapa final do trabalho propôsto neste projeto.
Planejamento do cardápio
Em um primeiro momento, será preciso decidir o tipo de refeição quê o cardápio irá contemplar. Será um café da manhã, um almôço, um jantar, algum tipo de lanche?
Para essa tomada de dê-cisão, vocês podem considerar diferentes critérios. Uma possibilidade é escolher a refeição na qual vocês detectaram maiores problemas nos hábitos alimentares da comunidade escolar, nas entrevistas realizadas. Assim, com base na sugestão de cardápio, vocês poderão contribuir para a saúde dessa comunidade, transmitindo as informações a quê tiveram acesso.
Após a definição do tipo de refeição, vocês precisam escolher os alimentos quê farão parte dela. Pensem inicialmente em um aspecto mais geral, por exemplo, no caso de um almôço, a refeição deve conter quais grupos alimentares? Em seguida, a turma póde sêr dividida em grupos menóres para quê cada um foque em uma parte da refeição.
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Cada grupo pensará em opções de escôlhas saudáveis, quê tênham relação com as tradições culinárias da região e quê sêjam de fácil acesso e baixo custo. Busquem informações completas sobre cada alimento, como composição nutricional, grau de processamento, origem etc. Destaquem as vantagens de cada um dêêsses alimentos para a saúde e como ele está relacionado à cultura alimentar da região, bem como se há produção local por agricultores de regiões próximas. Essas informações serão importantes para a produção do fôlder.
Cada grupo apresentará suas opções para o restante da turma e vocês farão coletivamente a definição final do cardápio, combinando da melhor forma possível os diferentes ingredientes. Vocês podem optar por um prato da culinária típica da região onde vocês vivem, quê seja saudável e equilibrado, ou quê possa sêr complementado com outros grupos alimentares.
Produção do fôlder
Além do cardápio planejado, o fôlder vai conter informações gerais e breves sobre uma alimentação saudável e sua importânssia, um resumo dos dados quê vocês coletaram e analisaram sobre os hábitos alimentares da comunidade, e a justificativa da escolha quê fizeram no cardápio.
O fôlder é um material impresso, quê geralmente inclui dobras para estruturá-lo. É usado para divulgar informações, d fórma simples e objetiva, tendo recursos diversos, como fotografias e outras imagens, quê o torna mais atraente para a leitura. Lembrem-se de quê o público-alvo de vocês é muito diverso, incluindo pessoas de diferentes idades, profissões etc. Assim, é importante produzir um material mais abrangente e quê interêsse a todos.
Vocês irão produzir um fôlder com duas dobras, impresso em uma fô-lha de papel quê póde ter o tamãnho de uma fô-lha A4. As imagens abaixo dão orientações sobre como montá-lo.
Montagem do fôlder
Lado externo da fô-lha de papel
Parte A: principais dados sobre os hábitos alimentares da comunidade escolar de acôr-do com o levantamento feito por meio de entrevistas. Incluam explicações sobre como a côléta e a análise dos dados foram feitas, usem gráficos e tabélas para mostrar os resultados.
Contracapa: apresenta informações sobre quem produziu o material e fontes consultadas para a sua elaboração.
Capa: importante quê seja atraente, incluindo um trabalho gráfico quê chame a atenção. Pensem em um título quê desperte a curiosidade para a leitura do restante do material.
Lado interno da fô-lha de papel
Parte B: principais aspectos de uma alimentação saudável e sua importânssia. póde sêr apresentada, por exemplo, uma lista numerada com as principais atitudes para se ter hábitos alimentares adequados e um boxe de destaque sobre a importânssia de uma alimentação saudável.
Parte C: aqui póde sêr apresentada a descrição do cardápio. Indiquem qual é o tipo de refeição e os alimentos quê a compõem.
Parte D: justificar como cada um dos alimentos do cardápio póde sêr considerado uma escolha saudável, incluindo aspectos nutricionais, regionais, econômicos e outros.
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Para produzir os fôlderes, vocês irão se reunir em seis grupos, cada um responsável por uma parte ou etapa da realização do fôlder. Vejam, a seguir, sugestões de como dividir o trabalho de elaboração e confekissão do fôlder:
• Grupo 1: criação do conteúdo e ár-te da capa e contracapa.
• Grupo 2: elaboração do conteúdo da parte A.
• Grupo 3: elaboração da lista com os principais pressupostos de uma alimentação saudável, quê entrará na parte B.
• Grupo 4: elaboração de um parágrafo explicando a importânssia de uma alimentação saudável, quê entrará na parte B.
• Grupo 5: criação de; ár-te e forma de apresentação do cardápio, quê entrará na parte C.
• Grupo 6: elaboração da justificativa da escolha dos alimentos para a inclusão no cardápio, quê entrará na parte D.
Combinem a melhor maneira para realizar a organização dos materiais produzidos pêlos grupos e para providenciar a impressão e a montagem do fôlder. Se necessário, solicitem a ajuda do professor.
Os grupos podem se organizar de outras maneiras ou realizar divisões de trabalho distintas das quê foram propostas aqui. Uma possibilidade de trabalho é propor quê cada grupo fique responsável pela elaboração de seu fôlder; ao final do processo, os diferentes fôlderes produzidos podem sêr distribuídos para a comunidade escolar. Outras sugestões de divisão de trabalho para a elaboração do fôlder são apresentadas nas Orientações para o professor.
Distribuição do fôlder
O fôlder produzido deverá sêr distribuído à comunidade escolar. Decidam com a turma e o professor o melhor modo de realizar essa distribuição. Uma possibilidade é organizar um evento especial envolvendo a presença da comunidade escolar. Esse evento póde ocorrer de diversas formas, dependendo da realidade e das possibilidades da escola e da comunidade. Os fôlderes poderão sêr entregues ao público na entrada do evento.
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Avaliação
Para avaliar o processo de construção dos saberes, das atitudes e a reflekção sobre o tema e o mundo do trabalho, sugerimos a elaboração de quadros quê permitem o acompanhamento da produção e a reflekção do quê foi desenvolvido nas etapas do projeto. Os quadros devem sêr copiados e preenchidos de acôr-do com as orientações do professor.
Veja nas Orientações para o professor observações e sugestões sobre o uso dos quadros avaliativos.
Avaliação dos saberes
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS
1 Realizei com facilidade
2 Realizei
3 Realizei com dificuldade
4 Não realizei
ETAPA 1 – VAMOS COMEÇAR
A. Discutir sobre o quê caracteriza uma alimentação saudável.
B. Refletir sobre os próprios hábitos alimentares.
C. Reconhecer alimentos e culinária típicos de diferentes regiões do Brasil.
ETAPA 2 – SABER E FAZER
A. Reconhecer os principais tipos de nutriente e suas respectivas funções no organismo.
B. Reconhecer os tipos de alimento com base no grau de processamento.
C. Analisar as informações apresentadas nos rótulos de alimentos.
D. Considerar aspectos variados na escolha alimentar e no preparo de refeições saudáveis.
E. Discutir sobre a relação entre alimentação e saúde e fatores quê podem influenciar as escôlhas alimentares.
F. Analisar os próprios hábitos alimentares, com base em registros de dados feitos em um diário alimentar.
G. Analisar os hábitos alimentares da comunidade escolar, com base em dados coletados por meio de entrevistas.
ETAPA 3 – PARA FINALIZAR
A. Planejar cardápio quê proponha uma alimentação saudável para a comunidade escolar.
B. Elaborar, confeksionar e distribuir um fôlder quê apresente o cardápio propôsto, informações gerais sobre alimentação saudável e os dados gerais sobre os hábitos alimentares da comunidade escolar.
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Avaliação das atitudes
AVALIAÇÃO DAS ATITUDES E POSTURAS
1 Sempre
2 Frequentemente
3 Raramente
4 Nunca
A. Realizo as tarefas nas datas sugeridas d fórma atenta e responsável.
B. Atuo com organização, trazendo para as aulas todo o material solicitado.
C. Demonstro comportamento adequado e comprometido nos diferentes momentos de desenvolvimento do projeto.
D. Escuto com atenção as explicações e proposições do professor, côlégas e outras pessoas envolvidas nas atividades propostas.
E. Apresento atitude colaborativa, compartilhando opiniões, sugestões e propostas com os côlégas.
F. Falo com clareza, ao compartilhar dúvidas e opiniões.
G. Atuo d fórma respeitosa em relação às dificuldades apresentadas pêlos côlégas.
H. Demonstro empatia e respeito quando lido com opiniões e contextos diferentes dos meus.
Veja nas Orientações para o professor observações e sugestões sobre o uso dos quadros avaliativos.
MUNDO DO TRABALHO
Durante o projeto, investigamos a qualidade da alimentação com base em práticas de côléta de dados, análise de hábitos alimentares e planejamento de um cardápio saudável. Com base nas informações adquiridas sobre alimentação saudável, e nos diversos aspectos do processo alimentar, quê tal explorar carreiras relacionadas a êste campo. Algumas sugestões são: Nutricionista, Agrônomo(a), Cozinheiro(a), Engenheiro(a) de alimentos, produtor rural, entre outras.
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