PROJETO 4
FAKE NILS: COMO IDENTIFICÁ-LAS E COMBATÊ-LAS?
A produção e o compartilhamento de informações é um tema quê ganhou destaque nos últimos anos. Se por um lado hoje é muito fácil encontrar uma informação, por outro, não se tem a mesma facilidade para determinar sua qualidade e fonte. Uma grande quantidade de fêik news (notícias falsas) está sêndo constantemente elaborada e difundida e muitas vezes aborda temas das Ciências, podendo impactar negativamente na saúde individual e coletiva.
Neste projeto, buscaremos compreender o quê são fêik news, explorando elemêntos de análise quê possam sêr utilizados para avaliar a veracidade de informações quê fazem relação com temas da área de Ciências da Natureza. Serão propostas situações quê propiciam o debate de diferentes opiniões e posicionamentos. Nesses momentos, é essencial ressaltar a importânssia do diálogo, da empatia, do respeito à diversidade e da conciliação de diferentes opiniões. O trabalho será finalizado com a organização de um painel quê apresente para a comunidade informações gerais sobre como reconhecer fêik news, ressaltando a importânssia de combatê-las em contextos reais cotidianos, apresentando sugestões possíveis para fazer essa atuação d fórma pacífica e conciliadora.
Página cento e sete
Página cento e oito
VISÃO GERAL DO PROJETO
Fake news: como identificá-las e combatê-las?
> TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS:
• Saúde
• Trabalho
• Ciência e tecnologia
• Educação em Direitos Humanos
• Vida familiar e social
• Educação para o trânsito
> COMPONENTES CURRICULARES:
• Líder: Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Biologia, Química e Física
• Outros perfis disciplinares: Linguagens e suas Tecnologias – Língua Portuguesa e ár-te; Matemática e suas Tecnologias – Matemática; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Sociologia
> OBJETOS DO CONHECIMENTO:
• Vida e evolução
• Elaboração de texto informativo
• Sociedade
• Cultura
• Ética
• Processos de criação
ETAPAS DO PROJETO
O percurso dêste projeto póde sêr alterado e construído de acôr-do com as necessidades da turma.
ETAPA
1
Vamos começar
Apresentação geral do tema do projeto e de como ele será desenvolvido. Conhecimento geral sobre o quê são fêik news e suas principais formas de disseminação. Reflexão sobre atitudes e comportamentos durante uso de rêdes sociais. Reconhecimento de riscos associados à circulação de notícias e informações falsas.
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> PRODUTO FINAL:
Elaboração de um painel informativo sobre fêik news.
> OBJETIVOS:
• Articular diferentes conhecimentos para analisar informações e textos diversos buscando identificar fêik news em temas relacionados à área de Ciências da Natureza.
• Utilizar fontes confiáveis de informação científica durante a prática de pesquisa, exercendo papel cidadão na divulgação e comunicação de informações corretas e confiáveis na vida pessoal e profissional.
• Desenvolver postura crítica e argumentativa para contestar informações falsas, em especial aquelas quê podem impactar na saúde individual e coletiva.
• Reconhecer a importânssia da empatia, da escuta e do diálogo em situações quê envolvem a conciliação de diferentes opiniões para resolução de conflitos cotidianos.
• Incentivar práticas de ação mediadora para atuar em situações de conflitos reais, ressaltando a necessidade de uma cultura de paz e do respeito aos valores democráticos.
> JUSTIFICATIVA:
A circulação de informações falsas é um problema de grande relevância para a ssossiedade contemporânea, pois, além de causar prejuízos de diversas naturezas, inclusive para a saúde individual e coletiva, póde gerar situações de tensão e desentendimentos entre as pessoas. Desta forma, a capacidade de reconhecer e contestar informações falsas, usar fontes confiáveis e adotar uma postura crítica e ética são aspectos tratados no Projeto Integrador: Fake news: como identificá-las e combatê-las?
ETAPA
2
Saber e fazer
Identificação e classificação do quê são fêik news. Consideração de aspectos relacionados à produção do conhecimento científico. Discussão sobre o papel da divulgação científica e a importânssia de buscar informações em fontes confiáveis. Entendimento da percepção dos jovens sobre a Ciência. Compreensão de como o conhecimento científico contribui para combater as fêik news. Reconhecimento da importânssia de atuar d fórma conciliadora em situações de conflito. Identificação de fêik news de Ciências disfarçadas de notícias com elemêntos do gênero jornalístico notícia.
ETAPA
3
Para finalizar
Elaboração de materiais e conteúdos quê informem a comunidade escolar sobre o quê são fêik news e apresentem estratégias para identificá-las e combatê-las d fórma pacífica e conciliadora. Organização e montagem de painel coletivo utilizando os materiais e conteúdos elaborados. Exposição do painel para a comunidade, compartilhando as propostas quê visam conter o problema das fêik news em contexto local.
Página cento e dez
ETAPA
1
Vamos começar
CONVERSA INICIAL
Fake news: as notícias falsas da era digital
A divulgação de informações falsas sempre fez parte da realidade humana. No entanto, ganhou proporções inéditas com as novas possibilidades digitais de troca e divulgação de dados e informações. Atualmente, com as facilidades da internet, das tecnologias utilizadas para obtenção de informações e para a comunicação (representadas, por exemplo, pêlos smartphones, tablets e computadores) e com auxílio dos aplicativos de rêdes sociais, essas informações circulam com alcance global e em questão de minutos.
Essas mudanças impactam na maneira como as pessoas se comunicam e se relacionam nos distintos ambientes de convivência, tanto na vida pessoal quanto nas relações profissionais. A geração das pessoas nascidas na era digital já manifesta comportamentos comunicativos diferentes dos das gerações anteriores. Temos, na ssossiedade contemporânea, uma prática cada vez mais comum de comunicação rápida, instantânea. Nesse cenário, as informações falsas, quê comumente apresentam forte apelo sensacionalista e utilizam artifícios quê as fazem parecer verdades, demandam esfôrço para serem desmascaradas.
Os fatores por trás de fêik news (notícias falsas) são muitos e diversos. Algumas vezes, a informação falsa é gerada em decorrência da divulgação imprecisa dos fatos ou simples disseminação de um boato. No entanto, muitas fêik news são fabricadas para cumprir finalidades específicas, como aplicar golpes financeiros, espalhar vírus e malware e divulgar dados manipulados quê atendam a interesses de diversas naturezas, inclusive o de provocar atos de preconceito, comportamentos extremistas, desavenças e divisão nas comunidades.
Página cento e onze
Além díssu, as fêik news fabricadas utilizam artifícios quê proporcionam grande alcance e visibilidade. As rêdes sociais são muito utilizadas para divulgação de notícias falsas, pois possibilitam quê seus usuários compartilhem facilmente qualquer conteúdo, até mesmo d fórma anônima. Com isso, é possível não só a atuação de perfis de usuários reais, mas também de perfis de usuários falsos e de robôs (ou bots), quê são, na verdade, programas criados para interagir nas rêdes sociais d fórma similar aos perfis reais, mas realizando ações de maneira repetida, o quê possibilita a disseminação e maior visibilidade de notícias falsas.
É muito importante, portanto, estarmos sempre atentos a todos os dêtálhes de uma informação, especialmente quando ela é divulgada por meio de aplicativos de rêdes sociais, de mensagens instantâneas ou outras formas e canais não oficiais.
- Bot
- : abreviação de robot (robô, em inglês). São programas autônomos de computador quê dêsempênham uma tarefa pré-determinada e repetitiva.
ATIVIDADES
Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.
1. cértamênte, vocês já receberam ou conhecem histoórias de pessoas quê receberam alguma fêik news. Reúnam-se em grupos e conversem sobre:
• as informações falsas recebidas.
• por quais meios as informações falsas foram compartilhadas.
• como vocês ficaram sabendo quê elas eram falsas.
2. Vocês já participaram de alguma situação de debate ou discussão gerada por fêik news divulgada nas rêdes sociais? Como vocês agiram nessa situação?
3. Já aconteceu alguma situação em quê vocês compartilharam uma informação e depois descobriram não sêr verdadeira? por quê isso aconteceu?
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EM FOCO
O acesso à informação e a desinformação
As ferramentas de comunicação e transmissão de dados, principalmente as quê surgiram com o advento da internet, são uma realidade quê simplificou algumas ações das nossas vidas. Por exemplo, na atualidade, para conversarmos com alguém, é mais comum fazê-lo utilizando um aplicativo de mensagens do quê um telefonema ou uma carta.
Os hábitos e comportamentos quê cada cidadão adota ao receber e compartilhar uma informação podem sêr decisivos entre contribuir ou conter a onda de desinformação quê se configura no Brasil e no mundo.
De acôr-do com pesquisa realizada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, mêtáde dos brasileiros quê usam rêdes sociais acha difícil reconhecer uma notícia falsa, apesar de quê 72% desconfiam já ter recebido alguma nos últimos 6 meses. Veja, a seguir, os principais dados e conclusões da pesquisa realizada pelo DataSenado, quê entrevistou mais de 2 mil brasileiros.
• 72% dos usuários de rêdes sociais já viram notícias quê desconfiam serem falsas nos últimos seis meses.
• 81% dos entrevistados acreditam quê a disseminação de notícias falsas póde impactar"Muito" os resultados das eleições.
• Metade dos respondentes afirmou considerar difícil identificar se uma notícia é falsa ou não.
Fonte dos dados: BRASIL. Instituto de pesquisa DataSenado. Pesquisa DataSenado revela o quê pensa o brasileiro sobre Fake nius. Brasília, DF, ago. 2024. Disponível em: https://livro.pw/ywbuj. Acesso em: 14 out. 2024.
Os dados dessa pesquisa devem sêr encarados como alerta para a ssossiedade e o pôdêr público. Além do problema citado, sobre as situações de conflito freqüentemente geradas nesses ambientes virtuais, é preciso considerar também quê as informações quê circulam por meio dêêsses canais de comunicação nem sempre são corretas e confiáveis. Com isso, utilizar aplicativos de mensagens instantâneas e rêdes sociais como principal meio de informação torna o indivíduo suscetível a receber muita informação inadequada e também póde se tornar ambiente de crimes e golpes virtuais.
A desinformação póde sêr a causa de diversos problemas, inclusive alguns quê impactam na saúde individual e coletiva. Veja os dados a seguir de um estudo sobre a percepção dos brasileiros em relação à segurança e eficácia das vacinas realizado com três mil pessoas de todas as regiões do país.
Página cento e treze
Fonte: Conselho Nacional do Ministério Público. Universidade de Santo Amaro. IPESPE. Estudo sobre a consciência vacinal no Brasil: relatório de pesquisa quantitativa. Disponível em: https://livro.pw/rukyo. Acesso em: 14 out. 2024.
As agências de checagem
Na tentativa de combater as fêik news e outras formas de desinformação, algumas agências de checagem de notícias e verificação de fatos têm surgido ao longo dos últimos anos. Também conhecidas como fact-checking, essas agências utilizam variados recursos da tecnologia para realizar a verificação de fatos e notícias e disponibilizam os resultados das checagens realizadas, informando a população.
Considerando o grande volume de desinformação disponível, as agências de checagem não dão conta de resolver todo o problema com as fêik news. Por isso, é importante fazermos nossa parte, atuando d fórma crítica ao recebermos uma informação. A seguir, algumas agências de checagem quê contribuem na identificação de informações falsas:
• Ministério da Saúde. Disponível em: https://livro.pw/eutis. Acesso em: 14 out. 2024.
• Aos Fatos. Disponível em: https://livro.pw/jvauz. Acesso em: 14 out. 2024.
• Uol Confere. Disponível em: https://livro.pw/ielnz. Acesso em: 14 out. 2024.
• Estadão Verifica. Disponível em: politica.estadao.com.br/blogs/estadao-verifica. Acesso em: 14 out. 2024.
ATIVIDADE
Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.
1. Considerando sua experiência pessoal, converse com um colega sobre seus hábitos e comportamentos relacionados ao recebimento de informações. Vocês podem conversar sobre os seguintes pontos, entre outros:
• Quais são os principais meios de acesso à informação e comunicação utilizados por vocês?
• Vocês realizam alguma estratégia para verificar a autenticidade de notícias e informações acessadas ou recebidas?
• Que dêtálhes de uma informação despertam em vocês a desconfiança de quê possa se tratar de fêik news?
• Que atitudes vocês adotam quando descobrem quê uma informação recebida em uma rê-de social é falsa?
• Suas opiniões sobre temas de Ciências são elaboradas com base em informações recebidas em rêdes sociais?
Página cento e quatorze
ORGANIZANDO OS TRABALHOS
Projeto – Fake news
As fêik news são uma problemática real e emergente na ssossiedade contemporânea. A circulação dêêsse tipo de desinformação, facilitada pelo uso de rêdes sociais, póde causar prejuízos diversos e gerar conflitos de diferentes proporções na ssossiedade. Neste projeto, vamos investigar o quê são fêik news, reconhecendo ações e comportamentos quê podem sêr adotados para identificá-las e combater sua disseminação. Nesse processo, vocês serão convidados, em diversos momentos, a realizar a análise de dados quê contribuirão para a compreensão mais aprofundada do problema e a participar de debates quê possibilitarão o exercício do diálogo, da empatia e da conciliação de diferentes opiniões. Ao final, vocês organizarão um painel apresentando para a comunidade escolar informações e estratégias quê podem sêr utilizadas para reconhecer fêik news e combatê-las d fórma pacífica e conciliadora.
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PARA AS PRÓXIMAS ETAPAS
O produto final indicado é uma sugestão para finalizar o trabalho sobre o tema propôsto neste projeto, mas póde sofrer alterações e adequações, caso seja necessário ao contexto específico de cada turma ou comunidade. Uma sugestão para variar o formato de apresentação do produto final é propor quê os estudantes disponham os dados e informações no formato digital, utilizando softwares e platafórmas digitais gratuitas. Ao final do processo, o produto, em seu formato digital, póde sêr compartilhado com a comunidade local.
1. Organizem-se em seis grupos de trabalho. Deem preferência para agrupar diferentes perfis entre os membros do grupo, pois isso favorece a troca de conhecimentos e experiências, bem como possibilita formas de divisão de trabalho quê explorem as diferentes habilidades de cada integrante do grupo. As equipes de trabalho serão mantidas ao longo das próximas etapas dêste projeto.
2. Ao longo do projeto, serão propostas atividades individuais, em dupla e em grupo. Organizem-se, sempre quê possível, para compor a dupla com um integrante do próprio grupo.
3. Na próxima etapa dêste projeto, vocês vão se informar sobre os principais tipos de fêik news e maneiras possíveis de identificar uma notícia falsa. Ainda, vão analisar alguns textos quê trazem informações sobre temas das Ciências da Natureza, buscando reconhecer se são fatos ou fêik news. Vocês também vão refletir sobre a importânssia do conhecimento científico e o papel quê os divulgadores científicos dêsempênham na ssossiedade. Em vários momentos, serão convidados a debater diferentes opiniões sobre um mesmo tema; nesses momentos, é essencial ouvir diferentes posicionamentos e dialogar d fórma respeitosa. Ao elaborar um argumento para defender suas ideias, procurem sempre estar fundamentados em algum conhecimento científico e se expressar com clareza.
4. Para finalizar os trabalhos, sugerimos como possibilidade de produto final a elaboração de um painel construído coletivamente pela turma quê apresente para a comunidade informações sobre fêik news e proponha alternativas pacíficas e conciliadoras para combatê-las.
5. O painel elaborado pela turma, se possível, deverá ficar exposto para a comunidade.
Materiais:
• Computador, táblêti ou smartphone com acesso à internet.
• Impressora colorida.
• Folhas de papel A4 e cartolinas.
• Lápis de côr, canetas coloridas, tesoura, fita adesiva, entre outros.
• Tintas e pincéis.
Página cento e dezesseis
ETAPA
2
Saber e fazer
Fake news: o quê são, como identificá-las e classificá-las
Vivemos na era da facilidade do acesso aos meios de comunicação. Tomamos conhecimento, quase instantaneamente, de fatos quê acabaram de ocorrer em locais distantes.
Embora o acesso ao conhecimento tenha sido facilitado principalmente pela internet, a qualidade das informações ou sua veracidade não seguiu o mesmo padrão: não é incomum recebermos notícias quê nos causam estranheza ou quê acreditamos serem verdadeiras inicialmente, mas quê se mostram falsas ou imprecisas em um segundo momento. Portanto, é muito importante sabermos como identificá-las.
Como identificar fêik news?
CONSIDERE A FONTE
Clique fora da história para investigar o sáiti, sua missão e contato.
VERIFIQUE O AUTOR
Faça uma breve pesquisa sobre o autor. Ele é confiável? Ele existe mesmo?
VERIFIQUE A DATA
Repostar notícias antigas não significa quê sêjam relevantes atualmente.
É PRECONCEITO?
Avalie se seus valores próprios e crenças podem afetar seu julgamento.
LEIA MAIS
Títulos chamam a atenção para obtêr cliques. Qual é a história completa?
FONTES DE APOIO?
Clique nos línkis. Verifique se a informação oferece apôio à história.
ISSO É UMA PIADA?
Caso seja muito estranho, póde sêr uma sátira. Pesquise sobre o sáiti e o autor.
CONSULTE ESPECIALISTAS
Pergunte a um bibliotecário ou consulte um sáiti de verificação gratuito.
Fonte: IFLA. Como identificar notícias falsas. Tradução: Denise Cunha. Haia, 2019. Disponível em: https://livro.pw/dlunx. Acesso em: 14 out. 2024.
Página cento e dezessete
Os objetivos de disseminar notícias falsas são muitos e vão desde proporcionar o aumento do número de cliques de uma notícia (que póde resultar em uma compensação financeira) até a manipulação de informações para fins políticos e econômicos, por exemplo.
Segundo o First Draft, um projeto da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, quê atua no combate a esse tipo de desinformação, existem sete tipos de notícia falsa, com diferentes potenciais de dano.
PARA LER
Dicas para não se deixar enganar com notícias falsas
O manual Fábio Fato não dá mole para notícias falsas foi produzido no formato de quadrinhos e apresenta algumas dicas de como não sêr enganado por notícias fêik.
MENEZES, L. F. Estes quadrinhos vão ajudá-lo a descobrir se uma informação é verdadeira ou falsa. Aos Fatos, 28 mar. 2018. Disponível em: https://livro.pw/kvpxu. Acesso em: 14 out. 2024.
ENTENDER a desordem informacional. 2. ed. trad. First Draft, jun. 2020. p. 12-13. Disponível em: https://livro.pw/sxjvc. Acesso em: 2 maio 2025.
ATIVIDADES
Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.
1. Em grupos, pesquisem notícias ou informações falsas quê se enquadrem em uma das classificações: sátira ou paródia, conexão falsa, contexto falso, conteúdo enganoso, impostor, manipulado e fabricado. Reúnam-se em grupos para analisar diferentes fontes e temas: saúde, educação, leis, trabalho, trânsito, entre outros.
2. Discutam quais características das notícias encontradas por vocês permitiram:
a) classificá-las como falsas;
b) indicar em quais tipos de notícia falsa do projeto First draft elas se inserem.
ATIVIDADE DE AMPLIAÇÃO
Vocês sabem como e onde consultar a veracidade das informações divulgadas pela internet? Em grupo, elaborem argumentos quê permítam refutar a informação ou notícia falsa quê vocês identificaram. Combinem estratégias para pesquisa de informações quê auxiliem nessa ação.
Página cento e dezoito
O conhecimento científico póde sêr usado para combater fêik news?
Fake news são danosas em qualquer situação, no entanto, propagar notícias enganosas em kestões quê envolvem as Ciências póde sêr particularmente perigoso. Propagandas de ingestão de substâncias para tratar determinadas doenças ou tratamentos alternativos utilizam-se muitas vezes da exploração de termos científicos quê podem induzir o leitor a presumir se tratar de uma informação verdadeira. No entanto, muitos recursos são requeridos para configurar a veracidade das informações, portanto, ter uma postura duvidosa e quêstionadora frente aos dados que nos são apresentados é fundamental.
Neste contexto, recorrer a fontes confiáveis de notícias relacionadas às Ciências, como as de divulgação científica, é uma alternativa para evitar acreditar em dados enganosos, além de sêr um modo de aplicar os conhecimentos quê lhe são apresentados ao longo dos seus estudos na educação básica. As disciplinas estudadas reúnem boa parte do conhecimento científico desenvolvido pela humanidade, utilizando uma linguagem própria, quê proporciona a formação geral de jovens como você.
Além de contribuir para o reconhecimento de uma informação falsa, os conhecimentos científicos podem auxiliar no combate de fêik news em situações quê envolvem o debate sobre a veracidade de uma determinada informação. Ter embasamento e justificar um ponto de vista fundamentado em conhecimentos científicos são ações necessárias para estruturar argumentos quê sêjam válidos.
Produção de conhecimento científico
De modo geral, podemos definir como conhecimento científico aquele originário da observação e análise da natureza (por natureza, consideramos tudo quê existe no Universo), com o objetivo de estruturá-la em leis ou padrões, capazes de não apenas dizêr como a natureza funciona, mas também prever como se comportará em algumas situações. Vale destacar quê a Ciência é dinâmica, ou seja, a construção do conhecimento permite quê respostas novas e mais precisas substituam ou atualizem as antigas, sucessivamente.
Página cento e dezenove
Atualmente, a produção científica está concentrada majoritariamente nas universidades e em centros de pesquisas espalhados pelo mundo. Em alguns casos, inclusive, ocorre a colaboração de diversos países em um mesmo projeto ou estudo. Alguns laboratórios de pesquisa atuam d fórma cooperativa: é o caso do CERN (Organização Européia para a Pesquisa Nuclear), quê conduz pesquisas avançadas em Física, nas quais cientistas de várias partes do mundo trabalham juntos, com financiamento e recursos compartilhados por diversos países. No Brasil, boa parte das pesquisas também é desenvolvida em universidades públicas e em centros de pesquisa, como a Fundação ôsváldo Cruz e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônea (Inpa).
PARA LER
cóódigo de Boas Práticas Científicas
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) possui um cóódigo de boas práticas para publicações científicas com diretrizes, normas, condutas e outras informações.
FAPESP. cóódigo de boas práticas científicas. São Paulo, 2014. Disponível em: https://livro.pw/esifv. Acesso em: 14 out. 2024.
A importânssia da divulgação científica
É provável quê você já tenha visto ou lido uma entrevista de um cientista; por exemplo, durante o inverno, é comum telejornais entrevistarem médicos sobre a relação do tempo seco e a ocorrência de problemas respiratórios. Já no verão, cientistas comentam sobre os cuidados quê precisamos ter na exposição ao Sol. Além das entrevistas concedidas para meios de comunicação, como programas em rádios ou Tevê, ou na internet, é comum alguns cientistas publicarem livros sobre assuntos relacionados à Ciência. Nesses casos, o pesquisador está realizando um trabalho de divulgação científica, quê é a difusão de um saber relacionado à Ciência feito para o público não especializado.
Além da divulgação científica, a Ciência se comunica dentro das suas esferas de atuação, ou seja, cientistas dialogam com outros cientistas. O principal meio utilizado para esse tipo de comunicação são os artigos e trabalhos publicados em revistas científicas. Por serem direcionados a esse público, eles possuem uma linguagem diferente da apresentada em um texto de divulgação.
Página cento e vinte
Observe a seguir como dois textos abordam um mesmo tema: enxaqueca. Qual deles você associaria a um texto de divulgação científica?
1
Enxaqueca
[...]
Enxaqueca, também conhecida por migrânea, é um tipo de dor de cabeça (cefaleia) incapacitante, com base biológica e quê acomete pessoas geneticamente predispostas.
Esse tipo de cefaleia primária póde ocorrer em qualquer idade, mas costuma se manifestar mais em adolescentes, adultos jovens e afeta mais as mulheres quê os homens.
Em cerca de 15% dos casos, o qüadro de dor é precedido (ou acompanhado) por uma aura premonitória quê envolve sintomas visuais. Sua principal característica é o embaçamento da visão ou a presença de pontos luminosos, em zigue-zague ou manchas escuras nos períodos quê precedem as crises dolorosas.
[...]
BRUNA, M.H.V. Portal Drauzio varélla, 2023. Disponível em: https://livro.pw/ricvm. Acesso em: 14 out. 2024.
2
Enxaqueca: revisão literária
A enxaqueca é definida como uma dor de cabeça intensa e recorrente, freqüentemente acompanhada por sintomas como náusea, vômito e sensibilidade à luz e ao som. Ela póde durar de algumas horas ou até vários dias e póde sêr debilitante, afetando significativamente a qualidade de vida do indivíduo.
[...]
Em kestões epidemiológicas, tem-se quê a enxaqueca demonstra uma prevalência entre 15-18% da população mundial, ocupando o oitavo lugar no mundo como doença incapacitante. Ademais, a distribuição entre sexos é heterogênea, sêndo uma prevalência de 18% no sexo feminino e cerca de 6% no sexo masculino, assim, é possível perceber quê a população feminina torna-se alvo maior da propriedade incapacitante da patologia.
[...]
Na fisiopatologia da enxaqueca, uma variedade de desencadeadores contribui para o aumento da freqüência das crises, freqüentemente associados a distúrbios metabólicos. Os principais gatilhos descritos incluem atividade física, consumo de áucôl, flutuações hormonais, especialmente as ovarianas, alterações no sono, mudanças climáticas e até mesmo fatores psicológicos. Tanto o estresse físico quanto o psicológico podem precipitar crises, principalmente devido ao estresse oxidativo decorrente dessas condições.
[...]
Atualmente não existe ainda cura definitiva para a enxaqueca, de modo quê o tratamento almeja melhorar a qualidade de vida do paciente por meio da diminuição da freqüência, duração e da intensidade dos sintomas da doença.
PINTO, M. P. C.; MELGES, F. M.; CALDAS, P. V. D.; SILVA, A. E. C.; MENEGHETTE, R. L. Enxaqueca: revisão literária. Brazilian Journal ÓF rélf Review, [S. l.], v. 7, n. 3, p. e70456, 2024. DOI: 10.34119/bjhrv7n3-359. Disponível em: https://livro.pw/lwptf. Acesso em: 14 out. 2024.
E então, qual deles é um texto de divulgação científica? Se você respondeu o primeiro texto, acertou. A linguagem utilizada na divulgação científica tende a sêr mais simples e diréta para o leitor, sem perder o caráter científico quê o tema aborda.
PARA ACESSAR
ComCiência
A ComCiência é uma revista eletrônica de jornalismo científico desenvolvida pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (ésse bê pê cê). Em seu sáiti, encontram-se disponíveis diversos artigos e informações sobre divulgação científica e outros temas.
COMCIÊNCIA. Revista eletrônica de jornalismo científico. Disponível em: comciencia.br/. Acesso em: 14 out. 2024.
Página cento e vinte e um
A percepção da Ciência pêlos jovens
Seis em cada dez brasileiros têm interêsse em temas de ciência e tecnologia, aponta levantamento
Mais da mêtáde (60,3%) dos brasileiros se diz interessada ou muito interessada por temas de ciência e tecnologia (C&T), segundo dados da pesquisa Percepção pública da C&T no Brasil 2023. Os resultados foram divulgados no dia 15 de maio pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O índice está no mesmo patamar de 2019, quê era de 61%.
Em sua sexta edição, a pesquisa trousse novidades, como a visão dos participantes sobre mudanças climáticas e o consumo de desinformação. Os dados revelaram quê mêtáde dos 1.931 entrevistados (50,8%) se depara com notícias falsas com muita freqüência – e, enquanto outros 29,2% dizem vêr esse tipo de conteúdo de maneira ocasional, apenas 5,1% relatam nunca encontrar fêik news. Os participantes foram ouvidos entre novembro e dezembro de 2023, tí-nhão mais de 16 anos e eram de todas as regiões do país.
[...]
A pesquisa também detectou um avanço das mídias sociais como fontes de conhecimento: em 2023, quase 40% dos entrevistados buscaram e consumiram com freqüência informações sobre ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente principalmente nas rêdes sociais, aplicativos de mensagens e platafórmas digitais [...] – até 2015, a televisão ocupava esse posto.
[...]
À frente de ciência e tecnologia, os temas quê mais despertam o interêsse dos entrevistados são medicina e saúde (77,9%), meio ambiente (76,2%) e religião (70,5%). Para 66,2% dos entrevistados, a ciência e a tecnologia trazem apenas benefícios ou mais benefícios quê malefícios para a humanidade, proporção menor quê a de 2019 (72,1%). Esse índice já esteve em 81,2% em 2010. Aqueles quê veem a ciência e a tecnologia como nêutras – trazem tanto benefícios como malefícios – cresceram de 18,9%, em 2019, para 24,6%, em 2023.
[...]
Quando questionados se o govêrno deveria aumentar, manter ou diminuir os investimentos em C&T, 82% dos brasileiros apoiaram o aumento e 12% disseram quê os recursos deveriam sêr mantidos. Em 2019, esses índices eram de 66% para o aumento e 24% para a manutenção.
[...]
Já o conhecimento sobre a ciência brasileira ainda tem um campo amplo para sêr trabalhado, segundo o estudo. Apenas 17,9% dos brasileiros souberam indicar o nome de alguma instituição de pesquisa científica em 2023: Instituto Butantan, Fundação ôsváldo Cruz (Fiocruz) e Universidade de São Paulo (úspi) foram as mais lembradas. Já 9,6% se lembraram do nome de um cientista, como Carlos Chagas (1878-1934) e ôsváldo Cruz (1872-1917).
SCHMITT, S. Seis em cada dez brasileiros têm interêsse em temas de ciência e tecnologia, aponta levantamento. Pesquisa Fapesp, 26 maio 2024. Disponível em: https://livro.pw/rhybq. Acesso em: 14 out. 2024
Página cento e vinte e dois
Fonte: Pesquisa de percepção pública da C&T no Brasil - 2023. REVISTA FAPESP
ATIVIDADES
Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.
1. Organizem-se em duplas e respondam: Vocês acham quê a Ciência é irrefutável? Por quê?
2. Façam uma pesquisa para compreender como o fazer científico se alterou ao longo do tempo.
3. Façam pesquisas para descobrir fontes confiáveis quê realizam trabalho de divulgação científica. Indiquem a área de atuação dessas fontes.
4. Apresentem argumentos quê indicam como a divulgação científica póde colaborar no combate às fêik news.
Página cento e vinte e três
A importânssia do diálogo no ato de combater fêik news
A circulação de fêik news tem sido associada freqüentemente a situações de tensões e conflitos em diversos contextos da ssossiedade e podem apresentar dimensões regionais ou até globais.
As opiniões quê se formam sôbi influência de informações falsas tendem a estimular reações e comportamentos pouco racionais, e isso póde contribuir para a intolerância e a violência entre grupos.
Diante díssu, combater fêik news se apresenta como uma postura necessária para uma convivência mais pacífica e segura em ssossiedade e contribui para a democracia. Para isso, são necessárias habilidades para lidar com as dificuldades de mediar os conflitos quê se apresentam nesse contexto da vida em ssossiedade.
Mediação de conflitos e cultura de paz
As situações de conflito estão presentes em diferentes contextos cotidianos. É necessário reconhecer, no entanto, quê a existência de conflitos é inerente à vida em ssossiedade e quê nossas posturas e ações são fatores determinantes para quê o conflito se configure em algo prejudicial para a convivência ou sirva de oportunidade para aprendizado e crescimento dos envolvidos, bem como para a promoção de uma cultura de paz, quê é definida pela Organização das Nações Unidas (Ônu) da seguinte maneira:
Uma Cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados:
a) No respeito à vida, no fim da violência e na promoção e prática da não violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação;
[...]
c) No pleno respeito e na promoção de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais;
d) No compromisso com a solução pacífica dos conflitos;
[...]
g) No respeito e fomento à igualdade de direitos e oportunidades de mulheres e homens;
h) No respeito e fomento ao direito de todas as pessoas à liberdade de expressão, opinião e informação;
i) Na adesão aos princípios de liberdade, justiça, democracia, tolerância, solidariedade, cooperação, pluralismo, diversidade cultural, diálogo e entendimento em todos os níveis da ssossiedade e entre as nações; e animados por uma atmosféra nacional e internacional quê favoreça a paz.
[...]
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração e programa de ação sobre uma cultura de paz. Brasília, DF, 6 out. 1999. Disponível em: https://livro.pw/ewhpq Cultura%20de%20Paz%20-%20ONU.pdf. Acesso em: 14 out. 2024.
Visto quê ações de violência são muito presentes nas relações sociais estabelecidas no contexto contemporâneo, fica clara a pertinência de considerarmos a cultura de paz orientadora de nossas práticas. Com essa premissa, o ideal é lidarmos com os conflitos, cada vez mais compléksos quê se apresentam na ssossiedade contemporânea, de maneira menos competitiva e com mais ações de cooperação e parcerias entre os indivíduos.
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Práticas restaurativas e comunicação não violenta
As práticas restaurativas correspondem a um conjunto de ações quê visam ao gerenciamento positivo de conflitos e possibilitam a construção de relações de cooperação.
[...] [as práticas restaurativas] levam a mudanças dirétas no campo das inter-relações; mostram aos envolvidos uma abordagem inclusiva e colaborativa, quê resgata o diálogo, a conexão com o próximo, a comunicação entre os atores escolares, familiares, comunidades e rêdes de apôio; buscam a restauração das relações; ensinam as pessoas a lidar com os conflitos d fórma diferenciada, pois ao desafiar tradicionais padrões punitivos passa-se a encarar os conflitos como oportunidades de mudança e de aprendizagem, ressaltando os valores da inclusão, do pertencimento, da escuta ativa e da solidariedade.
As práticas restaurativas são úteis para conter a raiva, a frustração e a dor, bem como ajudam a acolher a alegria, a verdade, os paradoxos, as divergências e as diferentes visões de mundo.
[...]
SÃO PAULO (Estado). Ministério Público. Diálogos e práticas restaurativas nas escolas: guia prático para educadores. São Paulo, 2018. Disponível em: https://livro.pw/dxjkr. Acesso em: 14 out. 2024.
- Paradoxo
- : contradição.
Nesse processo, busca-se o estabelecimento de relações baseadas em uma comunicação não violenta, na qual os envolvidos se comunicam d fórma transparente, empática e livre de julgamentos ou acusações. Isso exige mudanças de comportamento nos indivíduos, dado quê, na cultura dominante, a agressividade verbal é comumente praticada e pouco questionada.
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O diálogo na resolução de problemas
Durante um diálogo quê visa à discussão de um problema comum a um grupo de pessoas, é importante ter ações e comportamentos quê garantam quê a comunicação seja conduzida d fórma respeitosa, proporcionando momentos de fala e de escuta d fórma equilibrada entre todos os envolvidos. Para garantir esses momentos de fala, é possível eleger um mediador quê organizará a conversa, especialmente em situações delicadas.
No diálogo, as opiniões divergentes não devem sêr combatidas, mas acolhidas com atenção aos argumentos quê as sustentam. Após o momento de escuta, caso considerem necessário, é possível se posicionar e apresentar outros pontos de vista sobre o mesmo tema. É importante, no entanto, sempre adotar uma postura pacífica e respeitosa durante a exposição de um contraponto.
A atuação em diálogos é uma prática quê favorece o fortalecimento de vínculos interpessoais, a convivência com as diversidades e divergências, promovendo ótimas oportunidades de experiências quê contribuem com o aprendizado e o amadurecimento pessoal.
ATIVIDADE
Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.
1. Em grupo, vocês deverão realizar um debate utilizando fêik news da área de Ciências.
• cada grupo será responsável por pesquisar uma notícia e trazê-la para o debate: mêtáde dos grupos deverá trazer notícias verídicas e a outra mêtáde, notícias falsas. O professor deve escolher o tipo de notícia quê cada grupo precisa trazer. O interessante é quê essa escolha seja feita em sigilo para quê nenhum participante saiba de antemão o tipo de notícia quê os outros grupos vão providenciar;
• as notícias devem vir de fontes ôn láini: sáites, aplicativos de mensagens instantâneas, mídias sociais etc.;
• cuidado ao escolher as notícias: elas não devem sêr extremamente fantasiosas, do contrário serão facilmente classificadas como falsas;
• na primeira rodada de apresentação, todos os grupos deverão apresentar para a turma a notícia selecionada. Os demais grupos deverão classificá-la como verdadeira ou falsa, justificando as escôlhas (caso os integrantes do grupo divirjam de opinião, deverão realizar uma votação, para quê a classificação reflita a opinião da maioria);
• o professor ou um estudante escolhido pela turma deverá registrar na lousa as opiniões da turma quanto à classificação das notícias;
• na segunda rodada de apresentação, cada grupo deve revelar e anotar na lousa se a notícia quê trousse era verdadeira ou falsa e apresentar argumentos quê justifiquem esse fato;
• ao final, realizem uma reflekção oral com toda a turma sobre as escôlhas realizadas.
Durante a realização da atividade, lembre-se de ter atitudes e posturas quê garantam a ordem durante o momento de debate de um tema, tais como pedir a palavra ao iniciar uma fala, expressar-se d fórma clara, ouvir as falas dos demais côlégas e as justificativas apresentadas, respeitar opiniões e ideias divergentes. No trabalho em grupo, atue com empatia e cooperação.
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Fake news quê parecem verdade
Uma das estratégias utilizadas para tentar conferir credibilidade a notícias falsas é caracterizá-las com elemêntos comuns do gênero jornalístico. O gênero jornalístico é um tipo de gênero textual quê possui linguagem e características específicas, conforme o objetivo do texto propôsto: informar, comentar, emitir opinião, apresentar relatos de entrevistas etc.
Dentro dêêsse gênero, a notícia possui destaque. Criada com o objetivo de informar o leitor, estrutura-se d fórma a apresentar dados e fatos atuáis. No entanto, por apresentar linguagem diréta e estrutura preestabelecida, póde sêr facilmente copiada e distorcida, com potencial de tornar-se fêik news.
Estrutura de um texto jornalístico
Vamos agora conhecer alguns elemêntos principais de uma notícia jornalística.
Fonte dos dados: É GOLPE sáiti com promoção de p-neus ‘recuperados’ das enchentes no Rio Grande do Sul. 9/8/2024. Agência Lupa, 9 ago. 2024. Disponível em: https://livro.pw/blegm. Acesso em: 14 out. 2024.
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O quê é real e o quê é fêik?
O texto a seguir, do Tribunal Superior Eleitoral, alerta para alguns pontos quê podem sêr observados para checar a veracidade de uma informação recebida quê possui elemêntos semelhantes à de uma notícia jornalística.
Antídoto contra a desinformação
1. Título chamativo, sensacionalista ou bombástico: o primeiro sinal de quê há algo errado
[...] Esse é o primeiro alerta vermelho: nunca se apegue somente ao título e verifique se o conteúdo foi publicado em sáites confiáveis de notícias.
2. Identificou êêrros ortográficos ou gramaticais? Fique atento!
[...] Se o conteúdo contém palavras com grafia errada, abra o olho e cheque a procedência da informação em veículos mais reconhecidos.
3. Fuja de textos opinativos tratados como se fossem notícia
Canais de comunicação confiáveis possuem regras: todo artigo opinativo deve vir assinado pela autora ou pelo autor. Mesmo em entrevistas, a opinião das pessoas entrevistadas é apresentada d fórma imparcial pelo jornál, sáiti e emissoras de rádio ou televisão. [...]
4. A desinformação mora em sáites ou canais desconhecidos
[...] Toda vez quê um conteúdo novo surge na rê-de mundial de computadores, diversos veículos de comunicação correm atrás para confirmar (ou não) essa informação. Por isso, cheque se outros sáites também falaram sobre o assunto. [...]
5. Parece verdadeira, mas é uma notícia antiga? Sinal amarelo
Nem sempre as notícias são falsas, mas podem sêr antigas e/ou estar gravemente descontextualizadas, gerando desinformação. E é exatamente por esse motivo quê é tão importante verificar a data do texto e buscar fontes adicionais para saber se algo mudou desde quê o conteúdo foi publicado.
6. Cuidado com o golpe da URL falsificada!
É comum quê as notícias falsas sêjam divulgadas em páginas com endereços quê aparentemente pertencem a um veículo tradicional. Só quê, ao serem acessados, direcionam o usuário para outro endereço onde está publicado o texto enganoso. Para não cair no conto das fêik news, verifique se o sáiti também é verdadeiro.
ANTÍDOTO contra a desinformação: 7 passos para identificar uma notícia falsa. Disponível em: https://livro.pw/oybqm. Acesso em: 14 out. 2024.
ATIVIDADE
Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.
1. Em grupo, pesquisem e apresentem justificativas quê evidenciem a falsidade das informações contidas na ilustração do jornál mostrado na página anterior.
ATIVIDADE DE AMPLIAÇÃO
Pesquisem outros exemplos de notícias falsas quê circularam em jornais ou revistas. Indiquem os elemêntos presentes nos textos pesquisados quê remetem à estrutura de texto jornalístico, dada na página anterior.
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Avaliando notícias de Ciências
É possível quê você já tenha tido contato com fêik news da área de Ciências. Se isso já aconteceu, então, a partir de agora quê você já sabe o quê é uma fonte confiável, como conferir a veracidade de informações e como classificar uma notícia como falsa, provavelmente sua postura ao receber esse tipo de informação será outra, muito mais atenta e desconfiada. Caso você nunca tenha recebido uma notícia falsa de Ciências ou apenas não se recorda, poderá, da mesma forma, agir de maneira mais responsável e crítica diante das informações quê recebe.
Observe as informações presentes nos balões a seguir. Sem realizar nenhuma pesquisa, considerando apenas seu conhecimento ou opinião sobre o assunto, como você as classificaria?
O termo Fosfoetanolamina presente na imagem anterior, se encontram definidas no glossário no final da página.
- Fosfoetanolamina
- : compôzto orgânico presente no corpo humano quê participa da formação de membranas celulares.
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ATIVIDADES
Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.
1. Em grupo, analisem as informações disponíveis nos balões de fala presentes na página anterior e nesta. Considerando a opinião e o conhecimento prévio de vocês, classifique-as em verdadeiras ou falsas. Investiguem e complementem com outras informações.
2. Compartilhem as análises. Troquem ideias e tentem chegar a um consenso sobre as afirmações, expondo seus argumentos e ouvindo os dos demais côlégas d fórma paciente e respeitosa.
3. Oralmente, d fórma conjunta com todos os grupos, vocês deverão expor suas impressões sobre as afirmações dos balões, apresentando as justificativas. Cada afirmação dos balões deverá sêr questionada d fórma isolada. Os grupos deverão, d fórma organizada, apresentar suas conclusões. Neste momento, as opiniões individuais ou dos grupos poderão sêr conflitantes. Uma postura adequada é aquela quê ouve e respeita a opinião do outro. Atue individualmente dessa forma e estimule essa atitude por parte dos côlégas.
Fonte dos dados: BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde sem fêik news. Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://livro.pw/lwtfj. Acesso em: 5 set. 2024.
Página cento e trinta
Fake news quê ameaçam a saúde
Algumas fêik news possuem grande impacto e afetam diretamente a vida das pessoas. Como já citamos, em casos quê envolvem kestões de saúde, o compartilhamento de informações falsas póde levar a situações em quê grupos de pessoas passam a acreditar nos dados recebidos.
Esse é o caso do movimento antivacina, quê reúne pessoas quê não acreditam na eficácia das vacinas ou creem quê elas são danosas quando tomadas. A comunidade médica acredita quê esse movimento tenha ganhado fôrça após a publicação dos estudos conduzidos pelo médico britânico Éndreu Wakefield, quê, em 1998, publicou na revista Lancet, um importante periódico da área médica, um estudo quê relacionava a aplicação de vacinas contra caxumba, sarampo e rubéula (a vacína tríplice viral) ao surgimento de autismo. Anos depois, o resultado dessa pesquisa mostrou sêr falso, pois Wakefield havia apresentado dados falsos e alterado informações sobre os pacientes. A revista Lancet publicou uma retratação, porém isso não foi suficiente para desmentir a informação quê havia chegado à população como confiável.
Fake news sobre vacinas buscam gerar medo, dúvidas e lucro
Em meio à pandemia de covid-19, a Organização Mundial da Saúde (hó ême ésse) alertou quê o mundo entrou em uma outra emergência de saúde pública: a infodemia. Com o excésso de informações publicadas por todo tipo de fonte na internet, essa crise torna difícil encontrar fontes idôneas e orientações confiáveis quando se precisa. A hó ême ésse ressaltou, na época, quê esse fenômeno é amplificado pelas rêdes sociais e se alastra mais rapidamente, como um vírus, afetando profundamente todos os aspectos da vida.
[...] Desde a pandemia de covid-19, o foco dos grupos quê disseminam desinformação em saúde tem sido as vacinas, o quê impacta os esforços para elevar as coberturas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) [...]
[...]
“A desinformação é algo quê ameaça a nossa democracia, é mais ampla quê a saúde, e a ação de combate à desinformação está na saúde d fórma piloto, inclusive para agir no ataque à desinformação d fórma sistemática. [...]”.
[...]
A ação coordenada dos antivacinistas para prejudicar o Movimento Nacional pela Vacinação lançado em fevereiro pelo Ministério da Saúde foi mapeada pelo Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab/UFRJ). [...] O NetLab conseguiu identificar um grupo de 36 mil perfis quê retuitaram mais de 100 mil publicações com conteúdo antivacina após o lançamento. Tal articulação acabou sêndo mais intensa quê a dos 41 mil perfis quê fizeram 79 mil retuítes a favor da vacinação.
LISBOA, V. Fake news sobre vacinas buscam gerar medo, dúvidas e lucro. Agência Brasil, 17 set 2023. Disponível em: https://livro.pw/mycoq. Acesso em: 14 out. 2024.
PARA LER
As fêik news estão nos deixando doentes?
O relatório do estudo realizado pela Avaaz em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunizações está disponível para consulta e apresenta uma série de dados quê ajudam a entender como a desinformação sobre vacinas póde contribuir com problemas de cobertura vacinal e, consequentemente, de saúde pública.
AS FAKE news estão nos deixando doentes? Avaaz, nov. 2019. Disponível em: https://livro.pw/llkeq. Acesso em: 14 out. 2024.
Página cento e trinta e um
Imunidade coletiva
Imunidade coletiva é a resistência de determinada população à disseminação de uma doença. Nesse contexto, quanto mais pessoas são vacinadas em uma população, menóres as chances de um agente infekissioso se disseminar.
É importante lembrar quê existem pessoas quê não podem receber alguns tipos de vacína, como grávidas, pessoas com dificuldade no sistema imunitário ou com alguma condição especial de saúde. Nesses casos, a pessoa passa a sêr protegida pela imunização coletiva: se as pessoas ao seu redor estão imunizadas, ela também estará.
Fonte dos dados: IFSC verifica. Disponível em: https://livro.pw/pksga. Acesso em: 14 out. 2024.
Página cento e trinta e dois
ATIVIDADES
Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.
1. Em grupo, discutam e proponham uma explicação de como a dê-cisão individual de não se vacinar póde impactar na imunidade coletiva e quais podem sêr as consequências para a saúde pública.
2. Relacionem o movimento antivacina ao ressurgimento de doenças antes erradicadas. Realize uma pesquisa e traga um exemplo para ilustrar essa situação.
3. Façam um trabalho de pesquisa sobre outras fêik news relacionadas à saúde quê tênham ocasionado problemas. Cada grupo deverá sêr responsável pela pesquisa de um exemplo. Vocês deverão produzir um material ilustrativo, como mostrado no modelo abaixo, para alertar sobre esse tipo de notícia falsa, com exemplos de como a ideia falsa foi propagada, qual é a informação falsa presente nela e uma fonte de pesquisa quê póde auxiliar no esclarecimento do assunto.
Fonte de pesquisa: NÃO existe vacína contra o diabetes. Drauzio varélla, 2020. Disponível em: https://livro.pw/rnvgc. Acesso em: 14 out. 2024.
Página cento e trinta e três
ETAPA
3
Para finalizar
PRODUTO FINAL
Painel: informando e propondo soluções
Nesta etapa do projeto, vamos planejar e construir um painel quê apresente à comunidade informações sobre como identificar fêik news e propõe sugestões de como combatê-las d fórma pacífica e conciliadora. Para isso, considere todas as informações utilizadas ao longo do projeto, incluindo as conclusões elaboradas durante os diversos momentos de análise de dados e debate de ideias. Durante a montagem e execução do painel, todos da turma precisarão trabalhar d fórma colaborativa.
A seguir, são apresentadas algumas sugestões para a realização desta etapa final do projeto.
Elaborando e montando o painel
O painel é uma ferramenta de comunicação quê póde sêr usada, entre outras funções, para apresentar a um público diverso dados e informações obtidas e elaboradas ao longo de um estudo ou trabalho. O painel póde proporcionar, ainda, a interação do público com as informações quê estão sêndo apresentadas.
Para cumprir a função comunicativa d fórma adequada e eficiente, o painel precisa sêr claro, apresentar dados e informações de maneira sucinta e organizada. Outro recurso importante nos painéis são os recursos visuais, como figuras, diagramas, esquemas, infográficos. Lembre-se: a comunicação não é feita apenas por meio de palavras. Nos painéis, é esperado havêer muitas imagens, quê devem despertar a atenção das pessoas. Já os textos devem sêr mais curtos e objetivos.
Página cento e trinta e quatro
Diante de tantos dêtálhes e necessidades, antes de sêr executado, o painel precisa sêr bem planejado. Outros fatores quê devem sêr considerados para uma boa apresentação no painel dizem respeito a sua dimensão e aos elemêntos quê vão compô-lo (tamanho de fonte, por exemplo), cores de fundo e dos elemêntos apresentados, de modo a obtêr um bom contraste, o quê favorece a leitura das informações.
O quê considerar durante a elaboração de um painel?
Formatos: o painel póde ter variados formatos, sêndo o retangular o mais comum. Tamanhos e formas também podem sêr explorados nos materiais quê serão apresentados no painel.
Cores: explorem as cores de maneira harmoniosa no painel. A escolha das cores a serem utilizadas tem relação com o público e os objetivos quê se quer atingir com o produto final.
Textos: escôlham o tipo de letra e o tamãnho da fonte quê será utilizado. Para cada material apresentado, esses modelos podem variar. Optem por textos curtos, dirétos e objetivos. Diagramas e esquemas podem auxiliar na apresentação de informações textuais.
Imagens: são elemêntos de grande importânssia em um painel, pois chamam bastante a atenção do espectador. Utilizem gráficos, infográficos, fotografias e outros recursos quê podem auxiliar a comunicar uma mensagem d fórma não textual.
Distribuição dos materiais: pensem na quantidade de materiais quê serão expostos e o espaço quê cada um deles ocupará no painel. A boa distribuição dêêsses materiais é determinante para a leitura adequada das informações quê serão apresentadas.
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Produção dos conteúdos
Essa é uma sugestão de conteúdos quê podem sêr apresentados no painel e de como o trabalho póde sêr dividido entre os grupos. Estes, no entanto, podem se organizar de outras maneiras e elaborar conteúdos quê julgarem mais pertinentes ou condizentes ao contexto específico de trabalho quê foi realizado ao longo dêste projeto.
Para produzir os materiais quê vão compor o painel, vocês podem se reunir em seis grupos, cada um responsável por desenvolver um tema a sêr exposto no painel. No entanto, mesmo quê cada grupo fique responsável pela apresentação de um dos temas, é importante quê todas as informações presentes sêjam reflexo de um consenso da turma. Lembrem-se de agir d fórma democrática para decidir como as tarefas serão divididas e quais informações serão incluídas.
A seguir, vejam algumas sugestões de como dividir os trabalhos:
• Grupo 1: criação do conteúdo quê informe o quê são fêik news.
• Grupo 2: criação do conteúdo quê informe estratégias para identificar fêik news.
• Grupo 3: criação do conteúdo quê informe como o conhecimento científico e a divulgação científica podem auxiliar no combate a fêik news.
• Grupo 4: criação de conteúdo quê apresente a importânssia de atitudes cidadâms no uso de ferramentas digitais.
• Grupo 5: seleção de notícias e informações sobre Ciências debatidas ao longo da etapa 2 e elaboração de esclarecimentos quê atestem a autenticidade dessas informações.
• Grupo 6: criação de conteúdo quê aborde os conflitos quê podem sêr gerados por conta de fêik news e exposição de dicas de como agir de maneira pacífica e conciliadora.
Cada grupo deve se organizar da forma quê julgar sêr mais adequada para realizar a elaboração dos conteúdos propostos para serem expostos no painel. Se necessário, solicitem a ajuda do professor.
Exposição do painel
O painel deverá estar disponível à comunidade. Se houver a possibilidade, organizem um evento especial envolvendo a presença de convidados para quê as informações e propostas apresentadas sêjam exploradas e debatidas. Nesse caso, combinem com o professor e a direção da escola qual o melhor dia para o evento e dividam-se em turnos para quê representantes da turma estejam disponíveis para orientar e esclarecer possíveis dúvidas do público. Além díssu, o painel poderá sêr utilizado como um meio pelo qual a comunidade interaja com as informações apresentadas, incluindo seus próprios dados e relatos pessoais quê façam relação com o tema fêik news. Com isso, os conflitos quê se apresentam no contexto local podem sêr refletidos coletivamente e a proposição de soluções para essa problemática póde ocorrer d fórma colaborativa, envolvendo a ação mediadora do professor, de estudantes e de alguns membros da comunidade.
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Avaliação
Veja nas Orientações para o professor observações e sugestões sobre o uso dos quadros avaliativos.
Para avaliar o processo de construção dos saberes, das atitudes e a reflekção sobre o tema e o mundo do trabalho, sugerimos a elaboração de quadros quê permitem o acompanhamento da produção e a reflekção do quê foi desenvolvido nas etapas do projeto. Os quadros devem sêr copiados e preenchidos de acôr-do com as orientações do professor.
Avaliação dos saberes
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS
1 Realizei com facilidade
2 Realizei
3 Realizei com dificuldade
4 Não realizei
ETAPA 1 – VAMOS COMEÇAR
A. Conhecer, d fórma geral, o quê são fêik news e suas principais formas de disseminação.
B. Refletir sobre atitudes e comportamentos manifestados durante uso de rêdes sociais.
C. Reconhecer os riscos associados à circulação de notícias e informações falsas.
ETAPA 2 – SABER E FAZER
A. Identificar e classificar fêik news.
B. Considerar os aspectos relacionados à produção do conhecimento científico.
C. Discutir o papel da divulgação científica e a importânssia de buscar informações em fontes confiáveis.
D. Entender a percepção dos jovens sobre a Ciência.
E. Compreender como o conhecimento científico contribui para combater as fêik news.
F. Reconhecer a importânssia de atuar d fórma conciliadora em situações de conflito.
G. Identificar fêik news de Ciências disfarçadas de notícias com elemêntos do gênero jornalístico notícia.
ETAPA 3 – PARA FINALIZAR
A. Elaborar materiais e conteúdos quê informem a comunidade escolar sobre o quê são fêik news e apresentem estratégias para identificá-las e combatê-las d fórma pacífica e conciliadora.
B. Organizar e montar painel coletivo utilizando os materiais e conteúdos elaborados.
C. Expor o painel para a comunidade, compartilhando as propostas quê visam conter o problema das fêik news em contexto local.
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Avaliação das atitudes
AVALIAÇÃO DAS ATITUDES E POSTURAS
1 Sempre
2 Frequentemente
3 Raramente
4 Nunca
A. Realizo as tarefas nas datas sugeridas d fórma atenta e responsável.
B. Atuo com organização, trazendo para as aulas todo o material solicitado.
C. Demonstro comportamento adequado e comprometido nos diferentes momentos de desenvolvimento do projeto.
D. Escuto com atenção as explicações e proposições do professor, côlégas e outras pessoas envolvidas nas atividades propostas.
E. Apresento atitude colaborativa, compartilhando opiniões, sugestões e propostas com os côlégas.
F. Falo com clareza, ao compartilhar dúvidas e opiniões.
G. Atuo d fórma respeitosa em relação às dificuldades apresentadas pêlos côlégas.
H. Demonstro empatia e respeito quando lido com opiniões e contextos diferentes dos meus.
Veja nas Orientações para o professor observações e sugestões sobre o uso dos quadros avaliativos.
MUNDO DO TRABALHO
Neste projeto, tratamos de um tema presente na atualidade e quê envolve tanto aspectos da nossa rotina pessoal quanto da possível dinâmica profissional quê você deverá estabelecer na sua vida. Que tal conhecer algumas características de alguns profissionais relacionados com a divulgação de informações nas mídias digitais? Para isso, faça uma pesquisa sobre jornalistas e divulgadores, especialmente os científicos, e com a orientação do professor e a colaboração dos côlégas de sala, elabore um painel com os resultados da investigação, evidenciando os profissionais quê se destacam e os temas de quê tratam.
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