PROJETO 6
SUSTENTABILIDADE: COMO REDUZIR OS IMPACTOS AMBIENTAIS POR MEIO DO CONSUMO CONSCIENTE?
As diversas manifestações da juventude estão associadas a vivências cotidianas. A simples escolha da forma como se vestir envolve kestões relacionadas à (Moda), ao consumo e à possibilidade de fazer escôlhas conscientes. Toda a cadeia de produção de produtos, os serviços e a conscientização na atuação do mundo do trabalho estão intimamente relacionadas com os conceitos de sustentabilidade.
Questões ligadas ao tema da sustentabilidade, mudanças climáticas e ações conscientes serão debatidas ao longo do projeto.
Nesse sentido, êste projeto visa, por meio de uma ação cultural, coletiva e social, conscientizar sobre kestões relacionadas ao consumo. O produto final será a realização de uma Feira de trocas com foco no consumo consciente, a fim de envolver todos em uma ação quê ultrapasse o ambiente da escola e na qual seja possível levar a ideia de redução dos impactos ambientais para a comunidade escolar.
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VISÃO GERAL DO PROJETO
Sustentabilidade: como reduzir os impactos ambientais por meio do consumo consciente?
> TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS:
• Educação ambiental
• Educação para o consumo
• Vida familiar e social
• Educação em direitos humanos
> COMPONENTES CURRICULARES:
• Líder: Linguagens e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, ár-te e Língua Inglesa
• Outros perfis disciplinares: Matemática e suas tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Geografia e História; Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Biologia
> OBJETOS DO CONHECIMENTO:
• Curadoria de informação; Conversação espontânea; Estratégia de leitura: apreender os sentidos; Escuta; Estratégia de produção: textualização de textos Informativos; Contexto e práticas; Processo de criação; Matrizes estéticas e culturais; Patrimônio cultural: ár-te e tecnologia
ETAPAS DO PROJETO
O percurso dêste projeto póde sêr alterado e construído de acôr-do com as necessidades da turma.
ETAPA 1
Vamos começar
Nesta etapa, serão propostas atividades de levantamento dos conhecimentos prévios com perguntas relacionadas ao tema da sustentabilidade e discussões sobre consumo consciente com base em textos para análise e reflekção. Além díssu, será realizada uma enquete com o propósito de conhecer os hábitos de consumo da turma, com foco no desenvolvimento do produto final do projeto: uma Feira de trocas envolvendo a comunidade escolar e seu entorno.
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> PRODUTO FINAL:
Feira de trocas
> OBJETIVOS:
• Investigar hábitos de consumo e descarte de resíduos na comunidade escolar e no seu entorno.
• Despertar a consciência da comunidade escolar sobre a importânssia do cuidado com o meio ambiente, mudanças climáticas e da necessidade de redução dos impactos ambientais ocasionados por hábitos de consumo.
• Realizar ações incentivando o estudante d fórma a repensar o consumo na vida familiar e social e reduzir os impactos ao planêta.
• Desenvolver o protagonismo dos estudantes por meio de ação cultural, coletiva e social relativamente ao consumo consciente.
• Conhecer e valorizar obras de; ár-te criadas com materiais inusitados.
> JUSTIFICATIVA:
O Projeto Integrador Sustentabilidade: como reduzir os impactos ambientais por meio do consumo consciente? apresenta um dos principais desafios da atualidade, quê é promover o desenvolvimento sustentável suprindo as demandas da atual geração e de gerações futuras minimizando o uso dos recursos naturais. Nesse contexto, é imprescindível adotar práticas sustentáveis, disseminando-as ao maior número de pessoas, por meio de ações diárias, e incentivar o uso responsável dos recursos naturais, lançando a todos o desafio de sêr agentes da transformação da realidade e do mundo quê nos cerca.
ETAPA 2
Saber e fazer
Nesta etapa, serão apresentados textos com exemplos de atitudes sustentáveis e o trabalho de artistas como Vik Muniz e Bernár Pras, quê utilizam sucatas na produção de obras de; ár-te, ampliando o repertório e os conhecimentos sobre o tema. Por meio de um trabalho de campo, quê contará com entrevistas e registros fotográficos, será possível investigar e identificar o nível de conhecimento e de adoção de ações sustentáveis e de problemas relacionados ao descarte inadequado do lixo no entorno da escola.
ETAPA 3
Para finalizar
Nesta etapa, serão desenvolvidas tarefas e atividades relacionadas à criação da Feira de trocas, cujo objetivo será permitir à comunidade escolar e aos moradores do entorno a realização de troca diréta de itens diversos. A realização da feira, além de estimular ações positivas dos participantes relacionadas a práticas sustentáveis em favor do meio ambiente, oportunizará o exercício da conscientização e da transformação da realidade.
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ETAPA 1
Vamos começar
CONVERSA INICIAL
Juventude e meio ambiente
Professor, aproveite esta etapa inicial para realizar um levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre os temas conservação do meio ambiente e sustentabilidade.
Proponha um bate-papo inicial e, em seguida, explore os textos e imagens apresentados na sequência. Os estudantes serão convidados não somente a ler e a compreender o conteúdo, mas também a refletir sobre ações sustentáveis, repensar atitudes, ezercêr o protagonismo e reconhecer a necessidade de mudanças de hábitos individuais e coletivos visando à conservação de recursos e do ambiente.
Você já deve ter se quêstionado sobre como as ações humanas impactam o meio ambiente e deve, também, ter se perguntado de que maneira todos podem ezercêr seu protagonismo por meio de práticas e ações quê contribuam para o desenvolvimento sustentável. Esses e outros questionamentos fazem parte do dia a dia das juventudes de todo o mundo e estão relacionados à preocupação com o planêta e com os impactos ambientais.
O fato é quê, ao viver no planêta, tudo o quê é produzido e consumido pelo sêr humano, de alguma forma, interfere no equilíbrio dos éco-sistemas e na capacidade dos recursos naturais em toda cadeia de produção e trabalho. As chamadas"pegadas ecológicas" se reférem ao tamãnho das áreas produtivas de térra quê seriam necessárias para produzir bens quê utilizamos no nosso dia a dia, e elas têm impactos cada vez maiores no planêta. Essa demanda maior do quê a oferta é contabilizada todos os anos e apresentada no Dia da Sobrecarga da Terra.
- impactos ambientais
- : são alterações causadas no meio ambiente, tanto por atividades humanas quanto por fatores naturais. Essas alterações podem sêr positivas, quando resultam em melhorias para o meio, ou negativas, quando causam danos ou destruição ao meio ambiente (danos à á gua, ao ar, à fauna e à flora; alterações climáticas; redução da biodiversidade etc.). Embora existam essas duas classificações, a expressão é mais utilizada no sentido negativo.
PARA ACESSAR
Para conhecer mais sobre o Dia da Sobrecarga da Terra, acéçi o conteúdo da WWF. Disponível em: https://livro.pw/viehk. Acesso em: 8 ago. 2024.
Para saber mais sobre o conceito de pegada ecológica e testar a sua, acéçi o sáiti, disponível em: https://livro.pw/qbape. Acesso em: 8 ago. 2024.
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As novas gerações têm se destacado nessa luta por um futuro mais sustentável, por se preocuparem com o meio ambiente e por saberem quê não existe um planêta reserva. póde não sêr fácil, em um primeiro momento, identificar como pequenas ações e práticas do dia a dia podem contribuir para a conservação ou causar menos danos ao planêta, mas ao longo do projeto você vai perceber de quê forma suas escôlhas podem sêr mais conscientes e como você póde sêr agente de mudança.
ATIVIDADES
1. Como agentes de mudança, quê ações você e sua família podem inserir no seu cotidiano para contribuir na redução dos impactos ambientais?
2. Você conhece jovens quê se destacam na luta por práticas sustentáveis e pelo uso responsável dos recursos naturais no Brasil e no mundo? Quais são suas principais ações? Cite um deles e explique o porquê de sua escolha.
ATIVIDADE DE AMPLIAÇÃO
Reúnam-se em grupos e façam uma pesquisa em livros e na internet sobre o tema "Como calcular a pegada ecológica". Em seguida, escôlham uma atividade ou população para calcular a sua pegada ecológica. Junte os dados coletados e montem um relatório para divulgar na comunidade escolar por meio de panfletos e cartazes.
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O quê é sustentabilidade?
O padrão de vida da modernidade, impulsionado pelo crescente desenvolvimento industrial das últimas dékâdâs, tem se mostrado insustentável e requer quê as novas gerações repensem os hábitos para quê possamos utilizar os recursos naturais de maneira mais responsável. Dessa forma, pensar em sustentabilidade é também pensar nas mudanças climáticas quê estão cada vez mais em evidência e nas crises geradas por essas mudanças. Então, o quê é sustentabilidade afinal?
Leia o trecho a seguir.
[...] Sustentabilidade é manter o equilíbrio ao longo do tempo, ou seja, suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades. O conceito está relacionado a aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da ssossiedade com o objetivo de dar continuidade ao desenvolvimento sem esgotar os recursos do planêta.
SÃO PAULO (Estado). Você sabe o quê é sustentabilidade? São Paulo, 20 jun. 2012. Disponível em: https://livro.pw/nroeu. Acesso em: 30 out. 2024.
PARA ACESSAR
Para saber mais sobre sustentabilidade acéçi o conteúdo disponível em: https://livro.pw/jfzyy. Acesso em: 14 set. 2024.
O termo sustentabilidade póde adquirir muitos sentidos de acôr-do com o contexto em quê é utilizado, mas d fórma geral podemos dizêr quê sustentabilidade é a capacidade de “manter-se”: manter-se d fórma equilibrada sem causar danos ao planêta e sem comprometer os recursos naturais para as gerações futuras.
Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em 1992 no Rio de Janeiro (RJ), consolidou-se uma agenda global para o meio ambiente e chegou-se à conclusão de quê é preciso agregar ao termo sustentabilidade os componentes econômico, social e ambiental, conhecidos como pilares da sustentabilidade, para quê possamos atingir o desenvolvimento sustentável.
PARA ACESSAR
Para conhecer a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (Ônu) e saber mais sobre os 17 objetivos já consolidados, e dos três novos objetivos propostos pelo Brasil, ODS 18, ODS 19 e ODS 20 ("Igualdade Racial","Arte, Cultura e Comunicação" e"Direitos dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais", respectivamente) acéçi o conteúdo disponível em: https://livro.pw/rkxjc. Acesso em: 14 set. 2024.
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Os pilares da sustentabilidade refletem nos 17 objetivos da Ônu para o desenvolvimento sustentável. Observe a imagem internacional a seguir.
Professor, conduza o momento de observação do cartaz, explorando os elemêntos gráficos e os termos em inglês. Oriente-os a consultar as palavras quê desconhecem em um dicionário de inglês ou a fazer buscas em sáites confiáveis na internet.
PARA ACESSAR
Ônu. Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em: https:// brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 14 set. 2024.
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ATIVIDADES
Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.
1. Em duplas, façam uma pesquisa para coletar informações sobre as características e ações relacionadas aos pilares da sustentabilidade indicados no qüadro a seguir. Reproduzam o qüadro no caderno ou em uma fô-lha à parte e registrem os resultados. Depois compartilhem as respostas com a turma.
Pilar |
Características |
Ações |
---|---|---|
Ambiental |
||
Social |
||
Econômico |
2. Com base nos textos apresentados anteriormente, o quê significa sustentabilidade para vocês?
3. Quais práticas cotidianas podem sêr consideradas sustentáveis?
4. Que propostas de ação global ou regional vocês conhecem quê envolvam planos de desenvolvimento sustentável? Pesquisem e compartilhem os resultados.
5. Leiam o texto a seguir e respondam às kestões.
Mudanças Climáticas e Meio Ambiente
Toda criança tem direito a um meio ambiente limpo, saudável e sustentável
[...]
No Brasil e no mundo, crianças e adolescentes já estão sêndo afetados pelas mudanças climáticas. Catástrofes climáticas, a degradação ambiental e a perda de biodiversidade ameaçam sistemas de saúde e estão associadas a surtos de doenças; podem devastar a agricultura, ameaçando a segurança alimentar de crianças, adolescentes e suas famílias, e também dificultam o acesso a á gua potável; causam a destruição de moradias e colocam enorme pressão sobre sistemas de proteção social e educacionais, quê são essenciais para a garantia de quê meninas e meninos vão sobreviver e se desenvolver.
[...]
[...] Os esforços para sustentar um planêta habitável não devem apenas ter em conta as necessidades e vulnerabilidades únicas dos mais jovens; esses esforços também devem incluí-los nas soluções. As crianças e os jovens têm competências, experiências e ideias críticas para sociedades mais seguras e sustentáveis. Eles não são simplesmente herdeiros da nossa inação – eles estão hoje vivendo as consequências. E são parte da resposta para esse desafio.
MUDANÇAS climáticas e meio ambiente. Unicef Brasil. Disponível em: https://livro.pw/eagml. Acesso em: 8 ago. 2024.
40 milhões de crianças e adolescentes no Brasil já vivem hoje expostos a mais de um risco climático.
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a) Compartilhe com os côlégas o quê você sabe sobre a crise climática no Brasil e no mundo.
b) Na região em quê vive, você percebe alguma alteração relacionada às mudanças climáticas?
c) Quais os alertas principais quê o texto destaca?
d) Conforme o texto, qual a participação das crianças e dos jovens perante a crise climática?
e) O compromisso assumido com os ODS tem a intenção de garantir a todos o acesso a educação de qualidade, proteger as crianças e adolescentes em situações vulneráveis ou quê acabem envolvendo-os em condições adversas, como o trabalho infantil? Leia um trecho do ODS 4 e justifique sua resposta relacionando os dois textos.
"4.7- Até 2030, garantir quê todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, [...] cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável."
OBJETIVO 4 - Educação de qualidade. Plataforma Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Maranhão. Disponível em: https://livro.pw/acwsd. Acesso em: 16 out. 2024.
6. ob-sérvim a charge a seguir.
BARBOSA, Gilmar. Lixo. Gilmar. Imagem publicada originalmente no Diário do Grande ABC em agosto de 2010.
a) Que sentido póde sêr atribuído ao verbo "mudar" nessa charge? Conversem e apresentem para a turma a conclusão a quê chegaram.
b) Pesquisem, em sáites e em fontes confiáveis, notícias recentes quê apresentam dados sobre danos ao meio ambiente.
PARA ACESSAR
Mudança do clima e desenvolvimento socioeconômico: dois lados de um mesmo Plano
No Brasil, o govêrno federal discute com diferentes setores da ssossiedade a elaboração da proposta de atualização do Plano Nacional sobre Mudança do Clima (Plano Clima).
Disponível em: https://livro.pw/oobgy. Acesso em: 8 ago. 2024.
ATIVIDADE DE AMPLIAÇÃO
Façam uma lista com possíveis ções sustentáveis quê poderiam sêr implementadas em sua escola. Em grupo, discutam como a turma poderia atuar na implementação dessas ações.
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EM FOCO
Consumo consciente
De acôr-do com a Ônu, uma das práticas quê podem contribuir para o aumento da qualidade de vida e para a conservação do meio ambiente é o consumo responsável. Ao consumir menos, por exemplo, produzimos menos lixo e evitamos quê produtos e alimentos, adquiridos por impulso ou ezagêro, sêjam desperdiçados.
Consumir d fórma consciente é também analisar a origem do produto, avaliar o impacto ambiental causado pela sua produção e considerar a responsabilidade de profissionais e de empresas produtoras para com o meio ambiente.
Observe a seguir um infográfico quê representa os impactos negativos relacionados a produtos e serviços, segundo a designer Babette Porcelijn.
GONÇALVES, Maria Beatriz. O papel do disáini na sustentabilidade do planêta. Casa e Jardim, 7 mar. 2018. Disponível em: https://livro.pw/wpfko. Acesso em: 30 out. 2024.
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ATIVIDADES
Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.
Leia o texto a seguir.
Setores do MICBR: (Moda) póde atingir faturamento de US$ 1 trilhão em 2025
Marketplaces e e-commerce impulsionam vendas no setor
O mercado da (Moda) brasileiro vai terminar o ano de 2023 com 6,55 bilhões de peças comercializadas, segundo estimativa do Serviço Brasileiro de apôio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Parte dessas vendas é resultante do e-commerce – formato impulsionado pela pandemia da Covid-19 quê, hoje, se consolidou e se transformou em um importante vetor econômico.
[...]
Tido como segmento de maior faturamento global no e-commerce B2C [direto ao consumidor], registrou vendas de US$ 525 bilhões anuais. E a expectativa é de quê o faturamento, em 2025, seja de até US$ 1 trilhão de dólares em todo o glôbo.
[...]
MINISTÉRIO DA CULTURA. Setores do MICBR: (Moda) póde atingir faturamento de US$ 1 trilhão em 2025. Gov.Br, 6 nov. 2023. Disponível em: https://livro.pw/sgkxe. Acesso em: 14 set. 2024.
1. Após a leitura do texto, respondam o quê vocês sabem sobre marketplaces e e-commerce.
2. Na opinião do grupo, qual é a diferença entre consumo e consumismo?
3. O consumismo restringe-se à indústria da (Moda)? Comentem sua resposta.
4. Quais consequências o consumismo póde trazer ao meio ambiente?
5. Qual a opinião do grupo sobre as ofertas do tipo “compre agora e pague depois”, oferecidas por vários estabelecimentos comerciais?
a) Que consequência negativa esse tipo de compra póde trazer ao consumidor?
b) De quê forma consumo consciente e sustentabilidade estão relacionados?
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ATIVIDADE DE AMPLIAÇÃO
O mundo da (Moda) envolve milhares de profissionais desde as primeiras etapas de produção até a venda. Muitas dessas etapas são realizadas em países menos desenvolvidos e recorrem à mão de obra trabalhadora menos especializada. Já houve casos em quê se explorava a mão de obra infantil, o quê é proibido em nosso país e prejudicial ao desenvolvimento do indivíduo.
Em grupo, façam uma pesquisa sobre as diretrizes para proteger os direitos das crianças e dos adolescentes em relação ao trabalho no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em institutos e ônguis ligadas à infância e escrevam um breve relatório sobre o quê encontraram para compartilhar com a turma.
Moda e consumo
Leia o texto e, em seguida, converse com os côlégas sobre a relação quê se estabelece entre (Moda) sustentável e consumo consciente.
Confira 5 tendências de (Moda) sustentável
À medida quê o mundo da (Moda) evolui em direção à sustentabilidade, [...] está moldando-se como um ano revolucionário para as tendências quê combinam estilo e responsabilidade ambiental. Com um foco renovador na ética, inovação e consciência ambiental, a (Moda) sustentável está se tornando cada vez mais uma prioridade para consumidores conscientes e marcas visionárias.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, nove em cada dez brasileiros valorizam a compra de roupas, calçados e acessórios produzidos de maneira sustentável e se sentiriam mal se essas aquisições contribuíssem para a destruição do meio ambiente. Além díssu, a busca por peças seminovas também cresceu. [...]
Para Giovanna Domiciano, [...] essa nova onda também inclui o setor de roupas e itens para bebês e crianças, uma vez quê se torna mais vantajoso, tendo em vista o crescimento constante dêêsse público e a renovação das suas necessidades.
Pensado nisso, ela rêzouvêo listar 5 tendências do setor de (Moda) sustentável:
Moda Circular e Upcycling: Uma das principais tendências dêste ano é a (Moda) circular e o upcycling, onde peças vintage são reinventadas e atualizadas para um novo propósito. Essa abordagem criativa não apenas reduz o desperdício têxtil, mas também oferece designs exclusivos e personalizados quê se destacam no cenário da (Moda).
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Tecidos Sustentáveis: A busca por tecídos sustentáveis está impulsionando a inovação na indústria da (Moda). Materiais como algodão orgânico, linho, liocel e poliéster reciclado estão ganhando popularidade devido às suas pegadas ambientais reduzidas e ao compromisso com a transparência na cadeia de suprimentos.
Peças Seminovas: Busca por locais onde é possível adquirir peças seminovas, de alta qualidade e bom estado, garantem uma economia no bom estado, garantem uma economia no bolso do consumidor, além de uma ajuda ao meio ambiente, evitando a produção e o descarte de tecídos e itens do mercado têxtil.
Inclusão e Diversidade: Além das preocupações ambientais, a (Moda) sustentável também está se concentrando na inclusão e diversidade. As marcas estão ampliando suas linhas para atender a uma variedade de tamanhos, formas e origens, promovendo uma (Moda) mais acessível e representativa para todos.
Colaborações e Parcerias Estratégicas: Parcerias entre marcas de (Moda) sustentável e organizações ambientais estão se tornando mais comuns, envolvem criar sinergias e ampliar os esforços de sustentabilidade. Essas colaborações estratégicas ajudam a contribuir para a conscientização e ações positivas em direção a um futuro mais sustentável.
“Com essas tendências emergentes [...] onde a criatividade, inovação e consciência ambiental se unem para redefinir o conceito de estilo consciente. À medida quê mais consumidores e marcas adotam práticas sustentáveis, o impacto positivo na indústria da (Moda) e no planêta como um tudo se torna cada vez mais tangível”, finaliza Giovanna.
PRESSWORKS. Confira 5 tendências de (Moda) sustentável. Valor Econômico, 24 abr. 2024. Disponível em: https://livro.pw/yryju. Acesso em: 14 set. 2024.
- Upcycling
- : é uma técnica de reúso ou reaproveitamento de peças ou materiais já existentes, transformando roupas quê seriam descartadas e dando um novo uso ou sentido para elas.
ATIVIDADES
Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.
1. Após a leitura da reportagem, reúnam-se em grupos para discutir as kestões a seguir:
• Identifiquem o tema abordado no texto e as tendências relacionadas a ele no mundo do trabalho de (Moda).
2. Vocês já fizeram compras em brechós? Contem como foi a experiência. Qual é a opinião do grupo sobre esse mercado?
3. Na opinião do grupo, como as cinco tendências do setor de (Moda) sustentável podem apoiar um consumo consciente?
• Quais deles já fazem parte da sua forma de consumo?
4. Vocês se consideram consumidores conscientes? De quê forma vocês acreditam contribuir para a sustentabilidade ambiental?
PARA LER
Leia o texto Bateu vontade de comprar algo novo? Pense sobre a real necessidade do produto. Disponível em: https://livro.pw/fzgqx. Acesso em: 14 set. 2024.
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Pesquisa sobre os hábitos de consumo dos estudantes
Que tal conhecer um pouco mais sobre os seus hábitos de consumo, os de seus côlégas e de outras turmas?
Pesquisem na internet ferramentas gratuitas para a realização de enquetes. A divulgação da enquete póde sêr feita por lista de imêiu ou pelo veículo de comunicação oficial da escola, disponibilizando o línki de acesso à pesquisa. Se não for possível realizar a enquete ôn láini, organizem-se para fazê-la em dia e horário a sêr combinados com o professor. Não se esqueçam de imprimir os questionários produzidos por vocês com base nas kestões sugeridas a seguir e em outras quê julgarem necessárias sobre o tema da sustentabilidade e do consumo consciente.
1 COM QUE FREQUÊNCIA VOCÊ COSTUMA COMPRAR ROUPAS?
Raramente
1 vez ao ano
2 a 3 vezes ao ano
Mais de 4 vezes ao ano
2 VOCÊ PLANEJA SUAS COMPRAS DE ROUPAS?
Sempre
Às vezes
Raramente ou nunca
3 VOCÊ FAZ ALGUM TIPO DE CONTROLE DOS SEUS GASTOS?
Sempre
Às vezes
Raramente ou nunca
4 NUMERE, POR ORDEM DE PREFERÊNCIA, OS CRITÉRIOS QUE VOCÊ UTILIZA PARA COMPRAR ITENS DE VESTUÁRIO.
Menor preêço
Maior preêço
Grife
Item novo
Item usado
5 VOCÊ COSTUMA FAZER COMPRAS EM BRECHÓS?
Sim
Raramente
Nunca
6 VOCÊ COMPRA PRODUTOS FEITOS COM MATERIAL RECICLADO?
Sempre
Às vezes
Raramente ou nunca
7 VOCÊ CUSTOMIZA SEUS ITENS DE VESTUÁRIO JÁ USADOS PARA RENOVÁ-LOS E CONTINUAR USANDO-OS?
Sempre
Às vezes
Raramente ou nunca
Página cento e oitenta e cinco
8 VOCÊ DOA OU TROCA UM PRODUTO COM ALGUÉM INTERESSADO QUANDO ESSE ITEM AINDA ESTÁ EM BOM ESTADO, ANTES DE JOGÁ-LO FORA?
Sempre
Às vezes
Raramente ou nunca
9 VOCÊ USA SACOLAS REUTILIZÁVEIS QUANDO REALIZA COMPRAS?
Sempre
Às vezes
Raramente ou nunca
10 VOCÊ SEPARA ITENS DE DESCARTE PARA RECICLAGEM?
Sempre
Às vezes
Raramente ou nunca
Após a côléta e a análise dos dados, construam gráficos (de linhas ou colunas) para a apresentação dos dados. Os resultados obtidos e os gráficos podem sêr compartilhados ôn láini ou em cartazes afixados em locais de grande circulação na escola.
A organização dos dados permite traçar o perfil de consumo dos estudantes e de membros da comunidade escolar. Com base nele, a turma, dividida em grupos, póde discutir qual é o nível de engajamento com o tema e propor atitudes de consumo consciente quê possam reduzir impactos ambientais. Essas propostas podem compor um documento a sêr compartilhado com todos os estudantes por meio de blógui, página oficial da escola ou folhetos impressos.
ORGANIZANDO OS TRABALHOS
Projeto 6 - Sustentabilidade
Ao longo do projeto, vocês discutirão sobre diversos aspectos do consumo consciente e como ele póde favorecer a sustentabilidade e, como produto final, organizarão uma Feira de trocas, praticando o consumo d fórma consciente. Para isso, é importante quê vocês já comecem a idealizar a Feira de trocas e retomem, sempre quê necessário, a pergunta-chave:
Sustentabilidade: como reduzir os impactos ambientais por meio do consumo consciente?
Na etapa 2, você e seus côlégas se organizarão em duplas ou em pequenos grupos para realizar atividades de pesquisa, leitura e interpretação de textos, análise de obras de; ár-te e de iniciativas quê transformam objetos sem uso em peças sustentáveis e discussões sobre hábitos, ações e práticas sustentáveis da comunidade escolar e dos moradores do entorno.
Na etapa 3, vocês deverão se organizar em grupos para a execução de tarefas específicas da Feira de trocas, como produção do material de divulgação; definição da moeda de troca; côléta e seleção dos itens para troca; reparo, conserto e customização de peças; e organização, divulgação e registro do evento.
Materiais e recursos necessários
Para realizar esse projeto, você vai precisar de computadores com acesso à internet, celulares, câmeras digitais, tintas, linhas, ferramentas para artesanato, etiquetas autoadesivas, papéis diversos, caixas para organizar as peças, entre outros. Planeje-se para ter esse material em mão, conforme a necessidade de cada aula, para pôdêr executar adequadamente as atividades propostas.
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ETAPA 2
Saber e fazer
Práticas sustentáveis
Leia a reportagem a seguir.
O quê é consumo consciente e qual a sua importânssia
Mudar hábitos e pressionar por uma ssossiedade mais sustentável são as bases do consumo consciente. Entenda e pratique!
O primeiro passo para entender o quê é consumo consciente é perceber quê o consumo de toda e qualquer coisa, seja um produto ou serviço, traz consigo consequências positivas e negativas. O ato de consumir afeta não apenas quem faz a compra, mas também o meio ambiente, a economia e a ssossiedade como um todo. Por isso é tão importante refletir sobre os nóssos hábitos de consumo, estar atento à real necessidade do quê consumimos e aos possíveis impactos quê uma compra póde causar.
Produzir menos lixo, conhecer a origem e os processos de fabricação dos produtos quê compramos e saber os impactos quê eles causam ao longo de toda sua vida útil, da extração da matéria-prima ao descarte final, são algumas das atitudes quê fazem parte do consumo consciente. Esse olhar atento às externalidades do consumo é também o quê permite ao consumidor consciente cobrar mudanças do pôdêr público.
Como o consumidor é a ponta final do ciclo de produção, essas são algumas das atitudes quê podem sêr adotadas para minimizar o impacto ambiental do nosso consumo. Ou seja, o consumo consciente, também chamado de consumo sustentável, nada mais é do quê consumir melhor – é um consumo diferente, ôpôsto ao paradigma comportamental de consumo imediatista, quê busca apenas a satisfação rápida e o lucro (do ponto de vista das empresas), sem considerar as consequências ambientais.
[...] o consumidor consciente sabe quê tem um grande pôdêr em suas mãos ao escolher um produto e uma empresa produtora, e póde transformar a sua compra em um ato de reconhecimento de boas práticas sustentáveis. Tudo isso começa pela análise prévia da necessidade: preciso realmente comprar?
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Se resolver quê sim, o consumidor deve definir as características quê precisa no produto, pensar sobre como irá comprar, escolher o fabricante de acôr-do com sua responsabilidade sócio-ambiental na produção, fazer um uso otimizado do produto para quê ele tenha uma vida útil mais longa e, por fim, definir uma forma de descarte adequada. Só assim, tomando decisões conscientes em cada uma dessas fases, o consumidor poderá comparar e escolher a melhor opção.
Dessa maneira, é possível minimizar os impactos do nosso consumo no planêta, já quê cada item afeta todo o éco-sistema, pois consome á gua, energia, petróleo e outras matérias-primas para sua produção. Cada novo produto comprado representa um gasto adicional de recursos naturais e humanos, além do descarte do item quê está substituindo. O consumo consciente é parte de toda ssossiedade quê preza pelo desenvolvimento sustentável e é um passo importante para a construção de uma Economia Circular.
[...] a cada ano, entram mais de 150 milhões de novos consumidores no mercado. Essa estimativa mostra quê, nos próximos 20 anos, teremos três bilhões de pessoas desperdiçando alimentos, demorando mais do quê o necessário no banho, idolatrando vitrines de chópims, esperando nas filas das lojas e comprando pela internet.
Esse modelo não se sustenta a longo prazo e já vêm mostrando suas consequências, seja no quê diz respeito às mudanças climáticas ou na quêstão dos lixões que se acumulam em países como chiina, Índia e bangladéchi. [...]
Além de fazer a sua parte como elo final da cadeia de produção, é muito importante quê o consumidor consciente cobre ações do pôdêr público. Apenas agir de maneira mais sustentável no plano individual não é suficiente para fazer com quê o mundo mude sua lógica de produção e consumo; é preciso agir no todo, divulgar a causa, exigir leis quê regulamentem os processos de produção e as substâncias permitidas nos itens de uso diário. Cobrar, enquanto cidadão, para quê governos e empresas coloquem sua fôrça a favor das pessoas, e não apenas no lucro desenfreado. Exigir o incentivo a uma nova Economia.
BUZZO, Bruna. O quê é consumo conscientee qual a sua importânssia. eCycle, c2010/2020. Disponível em: https://livro.pw/fgjnn. Acesso em: 14 set. 2024.
ATIVIDADES
Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.
Após a leitura da reportagem, converse com seus côlégas a respeito do quê compreenderam do texto e sobre os pontos mais interessantes na opinião de cada um de vocês.
1. O quê é possível aprender sobre ações sustentáveis com essa reportagem?
2. Vocês já tí-nhão ouvido falar em “economia circular”? O quê significa? Pesquisem e compartilhem os resultados com a turma.
3. Quais são as atitudes de um consumidor consciente?
4. Após a discussão com a turma, escrêeva, individualmente e no caderno, um resumo da reportagem lida, a fim de sintetizar as ideias essenciais do texto.
Página cento e oitenta e oito
O destino do lixo
Leia o texto a seguir sobre economia circular e conceito de resíduo zero.
Imagine uma comunidade vibrante onde cada produto é desenhado com o seu fim em mente, seguindo o princípio de quê nada se perde, tudo se transforma. Aqui, os materiais circulam em um ciclo contínuo de uso, reúso, redesenho, recuperação e reciclagem, minimizando o desperdício e maximizando o valor.
Mercados de segunda mão florescem, e programas de compartilhamento são populares, incentivando as pessoas a vêr os produtos sôbi uma nova luz — não como bens a serem descartados, mas como recursos a serem valorizados.
Esta é a essência da economia circular, uma resposta diréta ao modelo linear de"extrair, fabricar, descartar" quê por tanto tempo dominou nossa ssossiedade.
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O quê é Resíduo Zero?
Você já deve ter ouvido falar no conceito de “Resíduo Zero", mas sabe o quê realmente significa? Essa abordagem visa manter os resíduos fora de atêerros e do oceano. O foco é mantê-los na economia, diminuindo a quantidade de novos resíduos produzidos. O resíduo zero promove padrões responsáveis de produção e consumo.
Desde 1970, o uso de recursos naturais cresceu de 30 para 106 bilhões de toneladas, acarretando impactos ambientais dramáticos, e a estimativa é de quê a geração de resíduos aumente em 56% de 2023 até 2050, de acôr-do com dois relatórios recentes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
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O Brasil é o maior produtor de plástico da América Látína, com cerca de 500 bilhões de itens de plástico de uso único (pratos, copos, embalagens e talheres) produzidos anualmente. Grande parte díssu está contido em produtos descartáveis quê rapidamente se tornam resíduos, poluindo a térra, o mar e o ar.
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O mundo precisa eliminar os plásticos de uso único e desnecessários. Redesenhar os produtos. Redesenhar as embalagens para quê não sêjam necessárias ou usem menos plásticos. Reformular os sistemas de reutilização, recarga e, sim, reciclagem.
A boa notícia é quê, segundo o PNUMA, indica quê podemos reduzir a poluição plástica em 80% até 2040 se os países e as empresas fizerem mudanças profundas nas políticas e no mercado usando as tecnologias existentes. [...]
#RESÍDUOZERO: 7 formas de transformar o lixo em recurso valioso. Nações Unidas Brasil, 30 mar. 2024. Disponível em: https://livro.pw/wglij. Acesso em: 14 set. 2024.
Hábitos de consumo e descarte de resíduos
O desafio agora será identificar os problemas relacionados a hábitos de consumo e descarte de resíduos entre o público escolar e a comunidade local. O trabalho de campo será realizado por meio de entrevistas e registros fotográficos.
A pertinência dêêsse trabalho de campo consiste na possibilidade de levantamento das ações individuais e coletivas relacionadas a práticas sustentáveis com foco no consumo consciente.
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Com base nos dados obtidos, vocês exercerão o protagonismo e proporão ações de intervenção quê objetivem a conscientização da comunidade quanto à necessidade de adoção de atitudes sustentáveis com vistas à conservação ambiental.
O trabalho se baseará no estudo dos hábitos da comunidade escolar e dos moradores de seu entorno por meio da côléta de dados. O objetivo é investigar práticas relacionadas ao consumo consciente; obtêr dados sobre a adesão dos entrevistados à separação do lixo, reutilização e reciclagem de itens; investigar problemas relacionados ao descarte indevido do lixo; e verificar o nível de conhecimento dos moradores a respeito do consumo consciente e em quê medida adotam essa prática.
Entrevistas
Em pequenos grupos, você e seus côlégas vão realizar entrevistas com diferentes perfis quê compõem a comunidade escolar: profissionais da limpeza e da manutenção, da coordenação escolar, da secretaria, do corpo docente e responsáveis pela merenda (se houver). Em um segundo momento, selecionem alguns moradores da região para participar da entrevista.
As entrevistas podem sêr realizadas de diversas formas: gravadas e posteriormente transcritas; filmadas com celulares ou câmeras digitais (com prévia autorização dos entrevistados); ou ainda podem sêr feitas anotações por escrito. No momento da entrevista, não se esqueçam de solicitar o imêiu do participante para posterior compartilhamento dos resultados.
Cada grupo deverá formular préviamente as perguntas a sêrem apresentadas aos entrevistados, com o objetivo de conhecer os hábitos dos participantes. As perguntas utilizadas no questionário apresentado na etapa 1 podem ser retomadas e servir como base para a elaboração do roteiro da entrevista. Veja a seguir outras sugestões de kestões.
Sugestões de kestões para a entrevista sobre hábitos de consumo e descarte de resíduos
1. É realizada côléta de resíduos na região onde você mora?
2. Há locais adequados para o descarte de resíduos onde você mora?
3. Há pontos de côléta seletiva de resíduos recicláveis próximo a sua casa?
4. Você separa os itens de descarte para reciclagem?
5. Quando faz compras, você usa sacolas reutilizáveis?
6. Você dá preferência a embalagens de papel, papelão ou vidro em vez do plástico?
7. Você sabe o quê significa consumo consciente?
8. Já participou de uma feira de trocas de produtos? Você participaria de uma feira como essa?
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Registros fotográficos
Façam também registros fotográficos sobre os problemas encontrados no bairro durante o trabalho de campo e quê estejam relacionados ao tema da pesquisa, como: depósitos de lixo a céu aberto; descarte indevido de resíduos; lixeiras e caçambas superlotadas, entre outros.
Análise e divulgação dos dados
Os dados obtidos devem sêr compilados, organizados, analisados e tabulados, efetuando-se o levantamento do número de adeptos, de parcialmente adeptos e de não adeptos às práticas sustentáveis. Após a organização dos dados, os grupos pódem aproveitar o momento para compartilhar os resultados com a comunidade escolar. Esse compartilhamento pode sêr realizado por meio do canal de comunicação oficial da escola, se houver, ou por folhetos impressos.
Concluída essa etapa, o desafio será elaborar um boletim informativo (digital ou impresso), no qual deverão constar: objetivos da pesquisa; conceituação do tema sustentabilidade e explanação acerca do conceito de consumo consciente; número de pessoas quê participaram da entrevista, registros fotográficos e os dados referentes aos resultados da pesquisa, como: número de pessoas quê praticam reciclagem; número de pessoas quê fazem uso de sacolas reutilizáveis; número de interessados em participar de uma feira de trocas; entre outros.
Aproveitem o boletim para divulgar a Feira de trocas (que será mais bem detalhada na última etapa dêste projeto), elencando seus benefícios sócio-ambientais e econômicos. É preferível quê esse material seja divulgado digitalmente: enviado para os imêious fornecidos pêlos participantes e divulgado por meio de rêdes sociais e aplicativos de conversas ôn láini, justamente por se tratar de um conteúdo quê incentiva hábitos sustentáveis. Para a produção do boletim informativo, utilizem os computadores do laboratório de informática, se a escola dispuser de um. Se não for possível trabalhar digitalmente, produzam cartazes quê podem sêr distribuídos em locais de grande visibilidade na escola.
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Do lixo à ár-te
Alguns artistas dedicam-se à produção de obras de; ár-te com objetos considerados inúteis e, até mesmo, com resíduos descartados incorretamente. Associar a produção artística ao conceito de sustentabilidade d fórma a provocar a conscientização e a reflekção é um trabalho quê vêm sêndo desenvolvido por artistas contemporâneos nacionais e internacionais, como os brasileiros Eduardo Srur e Néle Azevedo e as estadunidenses Wendy Osher e Mierle Laderman Ukeles.
Muitos objetos considerados sucatas podem sêr transformados em incríveis obras de; ár-te. Conheça, a seguir, a produção de dois artistas: o brasileiro Vik Muniz e o francês Bernár Pras.
Quem é Vik Muniz?
Vik Muniz (1961-) é o nome artístico de Vicente José de Oliveira Muniz, um artista plástico, fotógrafo e pintor brasileiro. A originalidade de sua obra está nos inusitados materiais empregados na composição, como lixo, materiais recicláveis, açúcar, geléia e chocolate. Com esses materiais, ele compõe e reproduz as obras – para, depois, ampliá-las –, por meio de técnicas fotográficas.
PARA ASSISTIR
Lixo extraordinário. Direção: Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim. Brasil/Reino Unido, 2010. Documentário (90 min).
O documentário, produzido em 2010, apresenta o trabalho do artista Vik Muniz junto aos catadores de lixo em um grande atêerro sanitário localizado no Jardim Gramacho, município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. O projeto é constituído por narrativas de pessoas quê vivem da côléta de lixo nesse atêerro e revela o profundo envolvimento do artista com sua obra.
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Quem é Bernár Pras?
O artista plástico francês Bernár Pras (1952-) é conhecido por suas obras construídas com sucata e materiais descartados: embalagens diversas, instrumentos musicais, brinquedos, resíduos plásticos, elétro domésticos, entre outros. Uma das peculiaridades de suas obras é a possibilidade de a imagem se transformar a partir de uma perspectiva específica. Segundo o próprio artista, a ideia é possibilitar ao espectador diversas formas de observar a obra de; ár-te e experimentar sensações diferentes de acôr-do com o ponto de vista: ao olhá-la de lado, pode-se avistar o caos; mas, ao mudar o ponto de vista, é possível perceber sentido.
A adoção de hábitos sustentáveis, como o consumo consciente, póde sêr uma das soluções para a diminuição na produção de resíduos, como vimos anteriormente. Outra solução é inspirar-se nas produções de artistas para reaproveitar resíduos, customizar e ressignificar peças do cotidiano já sem uso, transformando-as em objetos artísticos ou dando a elas uma nova utilidade. Você já pensou nessas possibilidades?
Leia, a seguir, trechos de uma reportagem quê aborda o tema da reutilização criativa de objetos.
Upcycling promove economia circular ao ressignificar peças da (Moda) e decoração
Cuidado com o meio ambiente e sustentabilidade são pilares da reutilização criativa de objetos
A (Moda) tem surfado a onda da sustentabilidade ao desenfrear o ritmo de consumo e encorajar o comércio de segunda mão. As apostas em prol do meio ambiente prometem impactar o setor, ainda quê lentamente, mas já trazem perspectivas animadoras reservadas para o futuro da indústria.
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O termo upcycling inicialmente esteve relacionado aos períodos de crise econômica, quando consumidores aderiram à customização para evitar gastos extras. Agora, a reutilização criativa de materiais quê seriam descartados possui um significado muito maior quê permeia kestões de sustentabilidade, slow fashion e (Moda) consciente.
Por meio da economia circular [...] marcas dos segmentos da (Moda) e decoração estão crescendo com propostas sustentáveis para ressignificar objetos.
[...]
Ressignificar
Em média, uma pipa de cáitsârf tem um ciclo de vida útil de aproximadamente 300 horas de velejo. Por outro lado, o náilon presente na pipa usada para a prática do esporte aquático leva 300 anos para se decompor na natureza. Sem saber o quê fazer com seus kites (pipas, em português) em desuso, o arquiteto e velejador Alexandre Rezende criou a marca [...] em 2015 com a ideia de transformar o tecido das pipas em casacos.
“Já fizemos mais de 200 pipas nesses quatro anos e meio, sêndo mais de dois mil metros quadrados de náilon quê não foram para o lixo e ganharam um segundo ciclo de vida”, expõe Alexandre, quê toca a marca ao lado da sócia e namorada Paula Lagrotta.
Já no universo dos calçados, a [...] acumula números surpreendentes de reciclagem: 21 mil garrafas plásticas, 2 mil metros de tecido, quase uma tonelada de algodão, mais de 1.600 quilos de papelão e 6.800 quilos de borracha já foram reciclados pela paulistana.
No mercado há cinco anos, a marca [...] busca ressignificar materiais quê estão no lixo. “Além do tecido do sapato sêr sempre de upcycling, a sola é de borracha reciclada, a couraça e o contraforte também, a palmilha é feita com o excedente de tecido da nossa produção, e até a linha de costura é feita de garrafa péti reciclada”, conta a criadora da marca, quê cresce cada vez mais no mercado do slow fashion.
Descarte é ár-te
O segmento da decoração também sabe como agregar as tendências sustentáveis, principalmente o upcycling.
[...]
Transformando descarte em ár-te, as peças de reúso ainda carregam histoórias. A poltrona de avião da década de 1950, a mesa lateral feita com uma maleta militar alemã, [...] e a mesa produzida a partir de um bonéco [...] e ferro fundido são exemplos de objetos decorativos quê ganharam novos significados a partir do upcycling.
Não é preciso ir muito longe para aderir ao movimento. Na decoração, por exemplo, os pallets são ótimos exemplos de itens fáceis de encontrar e com baixo custo. A partir das estruturas de madeira, é possível explorar customizações quê transformam os itens em sofás, camas, mesas e escrivaninhas.
[...]
PEREIRA, Bárbara. Upcycling promove economia circular ao ressignificar peças da (Moda) e decoração. O Estado de São Paulo, São Paulo, 15 jun. 2019. Disponível em: https://livro.pw/avytr. Acesso em: 30 out. 2024.
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ATIVIDADES
Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.
Após a análise das obras de; ár-te dos artistas Vik Muniz e Bernár Pras, converse com seus côlégas sobre as kestões a seguir.
1. Quais aspectos das produções artísticas mais atraíram a sua atenção?
2. Quais materiais vocês conseguem identificar na composição das obras?
3. Vocês conseguem mensurar o impacto quê esses materiais causariam ao meio ambiente se descartados incorretamente?
4. Pesquisem sobre o tempo médio quê alguns dêêsses itens levariam para se decompor no meio ambiente.
5. O texto de Bárbara Pereira apresenta palavras e expressões em inglês.
Converse com seus côlégas sobre os significados quê podem sêr atribuídos a esses termos, de acôr-do com o contexto em quê são utilizados.
ATIVIDADE DE AMPLIAÇÃO
A proposta desta atividade é ressignificar objetos sem uso e materiais descartados.
1. Escolha um objeto ou uma peça de roupa quê você não utiliza mais.
2. Pense em uma maneira de esse item ganhar uma nova utilidade ou em como ele poderia sêr transformado em um objeto artístico. Por exemplo: uma escada sem uso póde se tornar uma estante.
3. Pesquise artistas quê criam obras de; ár-te a partir de resíduos ou ressignificando objetos.
4. Pesquise tutoriais na internet quê ensinam como um móvel ou uma peça póde ganhar novas utilidades.
5. Defina quê tipo de produção será realizada e faça um breve descritivo de sua proposta.
6. Use a criatividade para transformar o item escolhido por você em um novo objeto.
7. Apresente a sua criação para a turma e guarde-a para integrar a Feira de trocas no final do projeto.
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ETAPA 3
Para finalizar
PRODUTO FINAL
Feira de trocas
Ao longo do projeto, você analisou o conceito e as práticas sustentáveis e refletiu sobre o consumo consciente – por meio da leitura de textos, compartilhamento de ideias e opiniões, além da observação atenta de obras de; ár-te e da realização de pesquisas e análise de resultados. Chegou a hora de aplicar todo o conhecimento adquirido na execução do produto final, a Feira de trocas. êste é o momento para organizar os grupos, dividir as tarefas e preparar a realização do evento.
A seguir, serão apresentadas cada uma das atividades quê precisam sêr consideradas para a realização da Feira de trocas. Você e seus côlégas se dividirão em grupos, de acôr-do com as habilidades, aptidões e disposição para realizar as tarefas elencadas.
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Material de divulgação do evento
Para a divulgação da Feira de trocas, a turma deverá se organizar para criar um panfleto, físico ou digital. Ele deve conter o endereço da escola, a data e o horário da côléta dos produtos e a data e horário de realização da feira. As duas atividades ocorrerão em datas diferentes para quê haja tempo de preparar e organizar os produtos para a exposição. Informem quê, para participar da feira, basta quê os interessados lévem produtos em bom estado, disponíveis para troca.
Elaborem um texto convidativo; escôlham uma imagem marcante; e destaquem o propósito da ação, quê se concentra, essencialmente, em reduzir os impactos ambientais por meio do consumo consciente. O texto deve explicar quê essa é uma oportunidade de prolongar a vida útil de objetos em desuso, de modo quê sêjam reutilizados em vez de descartados.
Feito isso, o panfleto deve sêr compartilhado em aplicativos de conversas, em rêdes sociais, por imêiu (incluir os contatos dos moradores do entorno quê foram entrevistados na etapa 2) e distribuído no entorno da escola, se for o caso.
Definição da moeda de troca
A proposta desta fase é a criação de uma moeda a sêr utilizada na Feira de trocas. Para isso, será necessário definir algum objeto quê a representará e preestabelecer valores para ela. Poderão sêr utilizadas fichas de papel colorido ou botões de roupa coloridos, por exemplo. Qualquer quê seja a escolha da turma, é necessário atribuir um valor para cada côr de botão ou ficha. Assim, por exemplo:
Moeda = botões coloridos
1 botão vêrde = uma unidade
5 botões verdes = 1 vermelho
2 botões vermelhos = 1 azul
5 botões azuis = 1 amarelo
Definidos a moeda e o objeto quê a representará, criem um nome para ela. Além díssu, a turma deve se empenhar para providenciar as fichas ou os botões e um recipiente, caixa ou cesta, para armazená-los.
Neste momento, é necessário quê a turma eleja três a cinco estudantes para formarem uma comissão quê vai atuar junto ao público no dia da côléta e definir, de comum acôr-do, o valor atribuído ao produto quê está sêndo entregue para troca.
Com a orientação do professor, formem mais três grupos, além da comissão definida pela turma, para executar as tarefas apresentadas a seguir. É importante considerar as habilidades, interesses e aptidões dos estudantes na divisão dos grupos.
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Recepção e seleção dos objetos
A côléta de produtos e a feira serão realizadas dentro do espaço escolar em dia e horário preestabelecidos, em acôr-do com os professores e a direção da escola.
Na data programada, o grupo 1, responsável pela côléta dos produtos, deve organizar-se para recepcionar os moradores do entorno, os familiares dos estudantes e os membros da comunidade escolar interessados em participar. Enquanto alguns estudantes recepcionam os participantes e coletam os produtos, outros separam os itens recebidos e os organizam de acôr-do com as categorias predefinidas pelo grupo, como: vestuário e acessórios; calçados; artigos de decoração; livros e revistas; eletroeletrônicos; antiguidades; brinquedos/artigos infantis e outras.
No ato da entrega dos produtos, a comissão eleita pela turma determinará o valor quê será atribuído ao item entregue. Em seguida, etiquetará a peça com o valor combinado e entregará a quantidade de moedas ao participante.
Após a recepção e separação dos produtos por seção, os integrantes dêste grupo devem se organizar para verificar o estado de conservação de cada peça. As peças quê necessitarem de reparos devem sêr separadas e direcionadas ao grupo 2, quê cuidará dos reparos e consertos. Outras devem sêr direcionadas ao grupo 3, quê customizará objetos e peças de vestuário.
Reparo e conserto de peças
O objetivo do grupo 2 é deixar os produtos nas melhores condições possíveis, para quê se tornem mais atrativos e interessantes aos olhos dos visitantes. Para tanto, pequenos reparos podem sêr executados, como: colar a capa rasgada de um livro; apertar um parafuso solto em um eletroeletrônico; consertar um brinquedo quebrado; costurar alguma peça de roupa rasgada; pregar um botão faltante, entre outros.
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Customização de peças
O grupo 3 póde, por meio de intervenções artísticas, fazer a customização de alguns itens, transformando-os em peças únicas, diferentes do quê se costuma encontrar em lojas de varejo.
Para a seção de roupas e acessórios, por exemplo, é possível trabalhar com habilidades manuais quê envolvam pintura em tecido, crochê, kórti e costura. Alguns exemplos de intervenções simples: colocar botões de modelos diferentes dos já existentes; customizar peças com pedrarias; rasgar ou desfiar díns; colocar rendas, entre outras opções.
É possível encontrar, em pesquisas na internet, tutoriais, blóguis e textos explicativos sobre como fazer customizações de roupas e objetos.
Organização do espaço do evento
A organização do espaço do evento deve sêr prévia e alinhada com a direção e a coordenação da escola. Devem sêr definidos o local onde será realizada a feira, a forma de disposição dos produtos, o tipo e o número de mesas necessárias para formár os estandes, bem como se essas mesas serão deslocadas de outros espaços da escola ou fornecidas por colaborador externo.
Caixas, estantes e araras de roupas podem sêr necessárias de acôr-do com a variedade de produtos quê sêrão expostos no dia do evento. Cadeiras também podem ser utilizadas.
Painéis feitos de cartolina ou de papel Kraft com informações sobre o propósito da feira devem sêr afixados em pontos estratégicos para quê os participantes se solidarizem com a promoção do consumo consciente. Eles podem conter fotografias com as fases de desenvolvimento do projeto e textos curtos e complementares de modo a estimular os participantes a circular pelo ambiente.
Os objetos criados e ressignificados pela turma na etapa 2 do projeto podem sêr apresentados na feira, como parte da decoração do evento ou como um item especial dentro de uma das categorias.
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O dia da Feira de trocas
Antes da abertura da feira aos convidados, os estandes devem estar montados e os produtos devidamente expostos por categoria.
No dia do evento, os grupos de estudantes se dividirão entre as tarefas a seguir: recepção e orientação dos visitantes, explicando a forma como estão organizadas as seções e como ocorrerão as trocas; apresentação da moeda criada especificamente para a feira; atendimento nos estandes para auxiliar os participantes na escolha das peças; explicação dos propósitos e das ações quê motivaram a realização da feira, quê tem como objetivo promover o consumo consciente etc. A distribuição dessas tarefas deve sêr definida pela turma, com a ajuda do professor. Pode-se inclusive dividir a turma em turnos, para quê todos consigam participar pelo menos durante um período. À porta do evento, coloquem uma mesa e disponibilizem rekórtis de papel, uma caneta e uma caixa para quê os participantes deixem seus comentários e impressões sobre a experiência de trocar produtos.
No dia da entrega das peças, cada participante recebeu, em moedas de troca, o valor quê poderá sêr utilizado para adquirir outros produtos de seus interesses.
Aqueles quê não tiveram a oportunidade de entregar os objetos no dia da côléta, poderão no dia do evento se dirigir ao estande referente ao produto quê gostariam de disponibilizar para troca e entregar a peça à comissão, quê avaliará as condições do item e, se estiver em bom estado, entregará ao interessado a quantidade de moedas correspondente ao item. Assim, ele poderá escolher e adquirir outras peças de seu interêsse.
No dia do evento, os estudantes podem se revezar dentro do período determinado para a feira e devem ficar atentos aos visitantes, esclarecendo suas dúvidas, tratando-os com cordialidade e desejando sempre boas trocas a todos.
Uma equipe deve ficar responsável pela cobertura fotográfica da feira para registrar esse momento e compartilhar com a turma. O material produzido póde sêr exposto posteriormente em cartazes na escola ou compartilhado no canal de comunicação oficial, de modo quê outros estudantes, professores e funcionários possam vê-lo e sentirem-se motivados a realizar outras ações como essa. Após a realização da feira, todos os envolvidos na produção do evento devem empreender esforços para reorganizar o espaço, deixando tudo como encontrado originalmente.
Boa Feira de trocas!
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Avaliação
Veja nas Orientações para o professor observações e sugestões sobre o uso dos quadros avaliativos.
Para avaliar o processo de construção dos saberes, das competências e das atitudes nos projetos integradores, sugerimos duas propostas de quadros quê permitem o acompanhamento detalhado do desenvolvimento da produção. Os quadros devem sêr copiados e preenchidos de acôr-do com as orientações do professor. Observe a seguir os critérios quê sugerimos para a autoavaliação de atitudes e posturas e das ações desenvolvidas:
Avaliação dos saberes
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS
1 Realizei com facilidade
2 Realizei
3 Realizei com dificuldade
4 Não realizei
ETAPA 1 – VAMOS COMEÇAR
A. Discutir sobre o tema do meio ambiente e da sustentabilidade.
B. Refletir sobre mudanças climáticas, escôlhas e consumo consciente.
C. Analisar os hábitos de consumo da turma.
ETAPA 2 – SABER E FAZER
A. Analisar textos e obras de; ár-te quê apresentam formas de reduzir o descarte de resíduos e estimular o consumo consciente.
B. Realizar entrevistas para investigar as ações sustentáveis e os hábitos de consumo praticados pela comunidade escolar e pêlos moradores do entorno.
C. Produzir registros fotográficos para identificar o descarte inadequado de resíduos no entorno da escola.
D. Expressar-se artisticamente e ressignificar objetos e peças de roupas e acessórios, de modo a atribuir-lhes novas utilidades e prolongar o uso.
ETAPA 3 – PARA FINALIZAR
A. Planejar as etapas de realização da Feira de trocas na escola.
B. Elaborar, revisar, editar e compartilhar o material de divulgação do evento com as informações gerais sobre a Feira de trocas.
C. Definir e nomear a moeda de troca quê será utilizada no dia da feira.
D. Coletar, separar, reparar e customizar as peças de roupas e os objetos recebidos da comunidade escolar e dos moradores do entorno.
E. Organizar o espaço de exposição e preparar a disposição dos itens para a Feira de trocas.
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Avaliação das atitudes
AVALIAÇÃO DAS ATITUDES E POSTURAS
1 Sempre
2 Frequentemente
3 Raramente
4 Nunca
Veja nas Orientações para o professor observações e sugestões sobre o uso dos quadros avaliativos.
A. Realizo as tarefas nas datas sugeridas d fórma atenta e responsável.
B. Atuo com organização, trazendo para as aulas todo o material solicitado.
C. Demonstro comportamento adequado e comprometido nos diferentes momentos de desenvolvimento do projeto.
D. Escuto com atenção as explicações e proposições do professor, côlégas e outras pessoas envolvidas nas atividades propostas.
E. Apresento atitude colaborativa, compartilhando opiniões, sugestões e propostas com os côlégas.
F. Falo com clareza, ao compartilhar dúvidas e opiniões.
G. Atuo d fórma respeitosa em relação às dificuldades apresentadas pêlos côlégas.
H. Demonstro empatia e respeito quando lido com opiniões e contextos diferentes dos meus.
MUNDO DO TRABALHO
Ao longo dêste projeto, observamos diferentes atitudes de consumo consciente e práticas sustentáveis. Agora, pensando nas competências quê podem auxiliar no seu futuro profissional, como a compreensão de toda a cadeia de produção dos produtos e as práticas sustentáveis podem se relacionar com a sua formação e atuação profissional no mundo do trabalho? Justifique sua resposta.
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