Créditos
Créditos das imagens, quando existentes, estão indicados por página e em ordem de ocorrência.
- Página 8: GEOVANI.S/WIKIPEDIA COMMONS 3.0
- Página 9: BIBLIOTECA BRASILIANA GUITA E JOSÉ MINDLIN - PRCEU/USP.
- Página 24: REPRODUÇÃO/INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS ANÍSIO TEIXEIRA.
- Página 25: EVELSON DE FREITAS/ESTADÃO CONTEÚDO.
- Página 27: REPRODUÇÃO/FILOSOFIA POP.
- Página 27: ANDRÉ DIB/PULSAR IMAGENS.
- Página 28: EDITORIA DE ARTE
- Página 29: REPRODUÇÃO/ENEM, 2018.
- Página 36: STORMS MEDIA GROUP / ALAMY / FOTOARENA.
- Página 37: ©COPYRIGHT 2024 NAÇÕES UNIDAS DO BRASIL
- Página 38: REPRODUÇÃO/EDITORA IBEP.
- Página 41: @JOÃO CALDAS Fº
- Página 43: ERICA CATARINA PONTES/SHUTTERSTOCK
- Página 44: GUSH PHOTOGRAPHY/SHUTTERSTOCK
- Página 48: SILVIO TANAKA/WIKIMEDIA COMMONS 2.0
- Página 49: CHICO FERREIRA/PULSAR IMAGENS.
- Página 60: REPRODUÇÃO/ENEM, 2023.
- Página 63: LEV RADIN/SHUTTERSTOCK
- Página 66: JULIA MORAES/FOLHAPRESS
- Página 67: ROUTE66/SHUTTERSTOCK
- Página 67: ©RAFAEL NEMER/ACERVO DO CARTUNISTA.
- Página 68: REPRODUÇÃO/ESTADO DA ARTE.
- Página 68: ©CACO GALHARDO/ACERVO DO CARTUNISTA.
- Página 69: ©CACO GALHARDO/ACERVO DO CARTUNISTA.
- Página 70: REPRODUÇÃO/DIEESE – DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICAS E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS
- Página 73: CHICO FERRREIRA/PULSAR IMAGENS
- Página 78: BENETT/FOLHAPRESS
- Página 79: DUKE/ACERVO DO CARTUNISTA
- Página 84: REPRODUÇÃO/ENEM, 2013.
- Página 85: PERFIL @CHARGESDONINIU NO INSTAGRAM
- Página 86: FERNANDO GONSALES/ACERVO DO CARTUNISTA
- Página 90: REPRODUÇÃO/G1.
- Página 90: REPRODUÇÃO/ENEM, 2018.
- Página 91: REPRODUÇÃO/ENEM, 2016.
- Página 91: REPRODUÇÃO/ENEM, 2017.
- Página 92: REPRODUÇÃO/ENEM, 2017.
- Página 94: SAVEBREAKMEDIA/SHUTTERSTOCK
- Página 99: SAVEBREAKMEDIA/SHUTTERSTOCK
- Página 100: CLARA GOMES/BICHINHOS DE JARDIM
- Página 100: VEJA SAÚDE/ABRIL COMUNICAÇÕES S.A.
- Página 101: REPRODUÇÃO/ENTREMENTES.
- Página 104: REPRODUÇÃO/IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA.
- Página 105: UN PHOTO/MILI
- Página 106: DASH/SHUTTERSTOCK
- Página 106: BIBA
- Página 111: REPRODUÇÃO/ARQUIVO NACIONAL, RIO DO JANEIRO, RJ.
- Página 112: REPRODUÇÃO/COMPANHIA DAS LETRAS.
- Página 114: HTTPS://WWW.UN.ORG/SUSTAINABLEDEVELOPMENT/*
- Página 116: REPRODUÇÃO/CEFET-MG - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS.
- Página 121: ALOISIO MAURICIO/ FOTOARENA
- Página 122: RUBENS CAVALLARI/FOLHAPRESS.
- Página 124: REPRODUÇÃO/ENEM 2019.
- Página 126: REPRODUÇÃO/DOWNTOWN FILMES/PARIS FILMES.
- Página 129: REPRODUÇÃO/PREFEITURA DE SÃO GABRIEL DO OESTE, MS.
- Página 130: ARMANDINHO, DE ALEXANDRE BECK
- Página 133: DMITRIY PETROV/SHUTTERSTOCK
- Página 134: EDITORIA DE ARTE
- Página 135: EDITORIA DE ARTE
- Página 136: REPRODUÇÃO/INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS ANÍSIO TEIXEIRA.
- Página 138: REPRODUÇÃO/EDITORA UNESP
- Página 139: JANETE LONGO/FOLHAPRESS
- Página 140: FOLHAPRESS/FOLHAPRESS
- Página 140: REPRODUÇÃO/EDITORA ÁTICA
- Página 145: © MARK GARTEN/ONU
- Página 152: REPRODUÇÃO/EDITORA UNESP
- Página 153: REPRODUÇÃO/ENEM, 2021
- Página 154: FOLHAPRESS/FOLHAPRESS
- Página 159: REPRODUÇÃO/GREENPEACE BRASIL
- Página 160: RAMEPHOTO/FOLHAPRESS
- Página 160: REPRODUÇÃO/ÁTILA IAMARINO
- Página 164: REPRODUÇÃO/VERDADES SUSTENTÁVEIS
- Página 165: RONNY SANTOS/FOLHAPRESS
- Página 166: CRISTIANE MOTA/ FOTOARENA
- Página 169: REPRODUÇÃO/INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA.
- Página 170: TARCISIO SCHNAIDER/SHUTTERSTOCK
- Página 174: EDITORIA DE ARTE
- Página 175: ©LAERTE
- Página 176: EDITORIA DE ARTE
- Página 179: BASTIAN AS/SHUTTERSTOCK
- Página 182: CHAIYAPRUEK YOUPRASERT/SHUTTERSTOCK
- Página 185: REPRODUÇÃO/ENEM 2020.
- Página 187: SERGIO TOMISAKI/FOLHAPRESS.
- Página 192: REPRODUÇÃO/SPOTIFY.
- Página 195: MARCELO SEABRA/AG. PARÁ
- Página 197: REPRODUÇÃO/INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA.
- Página 197: EDITORIA DE ARTE
- Página 199: EDITORIA DE ARTE
- Página 202: LULA MARQUES/FOLHAPRESS.
- Página 202: CHRISTIAN TRAGNI (P)/FOLHAPRESS.
- Página 205: PETER CZIBORRA / REUTERS / FOTOARENA.
- Página 211: REPRODUÇÃO/ENEM, 2014.
- Página 213: FOLHAPRESS/FOLHAPRESS.
- Página 214: JEAN MARC FERRÉ/ONU
- Página 217: REPRODUÇÃO/MINISTÉRIO DOS DIREITOS HUMANOS.
- Página 218: REPRODUÇÃO/ABC FAMILY.
- Página 223: © SUCESORES DE JOAQUÍN S. LAVADO TEJÓN (QUINO), TODA
- Página 224: NIRAT.PIX/SHUTTERSTOCK
- Página 225: ©FERNANDO GONSALES/ACERVO DO CARTUNISTA.
- Página 227: REPRODUÇÃO/DETRAN-SP - DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE SÃO PAULO.
- Página 228: EDITORIA DE ARTE
- Página 229: RAWPIXEL.COM/SHUTTERSTOCK
- Página 230: ©CIENTIRINHAS
- Página 231: ©JEAN GALVÃO/ACERVO DO CARTUNISTA
- Página 234: VALKANTINA/SHUTTERSTOCK
- Página 234: REPRODUÇÃO/EDITORA CONTEXTO
- Página 236: JEN WATSON/SHUTTERSTOCK
- Página 237: VAN CAMPOS/FOTOARENA
- Página 238: EDITORIA DE ARTE
- Página 241: REPRODUÇÃO/ARQUIVO NACIONAL, RIO DE JANEIRO, RJ.
- Página 243: FOLHAPRESS/FOLHAPRESS
- Página 245: TSAORIN/WIKIMEDIA COMMONS 4.0
- Página 248: REPRODUÇÃO, ENEM, 2022.
- Página 253: ©FERNANDO GONSALES/ ACERVO DO CARTUNISTA.
- Página 253: ARMANDINHO, DE ALEXANDRE BECK
- Página 258: FOLHAPRESS/FOLHAPRESS.
- Página 260: ORFEEV/SHUTTERSTOCK
- Página 261: JASON SALMON/SHUTTERSTOCK
- Página 267: LUIS LIMA JR/ FOTOARENA
- Página 268: ABACA PRESS / ALAMY / FOTOARENA
- Página 269: NORTH WIND PICTURE ARCHIVES / ALAMY / FOTOARENA
- Página 271: REPRODUÇÃO/ENEM, 2013.
- Página 275: REPRODUÇÃO/EDITORA CONTEXTO.
- Página 277: REPRODUÇÃO/EDITORA CLARO ENIGMA.
- Página 278: G1
- Página 279: EDITORIA DE ARTE