Página 1

Página 2

Copyright © FTD Educação, 2024.
Elaboração de originais
Rosana Gemima Amâncio
Licenciada em Letras com habilitação em Português e Língua Inglesa Moderna com as Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).
Pós-graduada em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).
Mestra em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP).
Atuou como professora de Inglês em escolas da rede pública de ensino. Atualmente, é professora de Inglês no Laboratório de Línguas da Universidade Estadual de Londrina e elaboradora e editora de materiais didáticos.
Marcos Rogério Morelli
Licenciado em Letras com habilitação em Português e Língua Inglesa Moderna com as Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).
Pós-graduado em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).
Atuou como professor em escolas da rede particular de ensino. Atualmente, é elaborador e editor de materiais didáticos.
Victor Augusto de Lima Truccolo
Licenciado em Letras Português pela FAE Centro Universitário - PR.
Pós-graduado em Produção e Revisão de Textos pela FAE Centro Universitário - PR.
Pós-graduando em Bilinguismo e Educação Bilíngue: metodologias e prática.
Elaborador de materiais didáticos da área de Linguagens.
Direção-geral Ricardo Tavares de Oliveira
Direção de Conteúdo e Negócios Cayube Galas
Direção editorial adjunta Luiz Tonolli
Gerência editorial Roberto Henrique Lopes da Silva
Gerência de produção e arte Ricardo Borges
Design Andréa Dellamagna (coord.)
Sergio Cândido (criação), Ana Carolina Orsolin, Andréa Lasserre
Projeto de capa Sergio Cândido
Imagem de capa Master1305/Shutterstock.com
Coordenação de imagens e textos Elaine Bueno Koga
Edição Raquel Teixeira Otsuka (coord.), Guilherme dos Santos Roberto, Rosana Gemima Amâncio, Ruth Carvalho da Silva
Assistência editorial Nathália Consolin
Leitura crítica Prof.ª Dra. Ângela Cristina Rodrigues de Castro
Revisão técnica Robin Hambly
Preparação e Revisão Equipe Scriba
Gerência de produção editorial Camila Rumiko Minaki Hoshi
Supervisão de produção editorial Priscilla de Freitas Cornelsen Rosa
Assistente de produção editorial Lorena França Fernandes Pelisson
Edição de arte Keithy Mostachi, Tamires Azevedo, Tatiane Galheiro, Vinícius Costa
Diagramação Formato Comunicação Ltda., JSDesign, Laryssa Dias Almeron dos Santos
Autorização de recursos João Henrique Pedrão Feliciano
Iconografia André Silva Rodrigues, Vinícius Costa (trat. imagens)
Coletânea de áudios
Elaboração: Scriba Soluções Editoriais
Estúdio de Gravação: Rockets Audio
Produção: Cristiano Prazeres e Carlos Cassemiro
Captação e Edição: Raphael Gazal
Locução: Noreen Susanne Gelencser e Rodney Cameron
Reprodução proibida: Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. Todos os direitos reservados à
EDITORA FTD.
Rua Rui Barbosa, 156 – Bela Vista – São Paulo – SP
CEP 01326-010 – Tel. 0800 772 2300
Caixa Postal 65149 – CEP da Caixa Postal 01390-970
www.ftd.com.br
central.relacionamento@ftd.com.br

Em respeito ao meio ambiente, as folhas deste livro foram produzidas com fibras obtidas de árvores de florestas plantadas, com origem certificada.
Impresso no Parque Gráfico da Editora FTD
CNPJ 61.186.490/0016-33
Avenida Antonio Bardella, 300
Guarulhos-SP – CEP 07220-020
Tel. (11) 3545-8600 e Fax (11) 2412-5375
Página 3
three
Apresentação
O inglês é uma língua de comunicação global. Isso significa que ao redor do mundo inúmeras pessoas utilizam a língua inglesa para se comunicar. Dessa forma, temos acesso a uma imensidão de novas informações, conhecendo não apenas outras culturas, outras opiniões, mas, sobretudo, compreendendo melhor nossos hábitos e nossa cultura. O estudo de uma língua estrangeira também nos possibilita desenvolver inúmeras habilidades de aprendizagem. Pensando nisso, selecionamos temas, conteúdos linguísticos e estruturas de atividades para que você aprimore competências comunicativas e possa se expressar e partilhar informações em diferentes contextos. Assim, poderá aprender a língua inglesa e utilizá-la de maneira efetiva para se comunicar.
Esperamos que se identifique com este material, encontrando aqui o prazer de estudar outra língua. Que ele seja um incentivo para você interpretar criticamente a realidade em que vive e continuar aprendendo sempre.
Para conhecer seu livro
LEARNING STRATEGIES: Apresenta diferentes estratégias para aperfeiçoar sua aprendizagem em língua inglesa. Além disso, há orientações sobre como usar o dicionário de maneira eficiente.

ABERTURA: Apresenta uma imagem relacionada ao tema da unidade, um texto introdutório explicando o título, questões que permitem a troca de ideias com os colegas e a lista de objetivos da unidade.

WARMING UP: Introduz o estudo da unidade por meio de atividades relacionadas ao tema e ao vocabulário.

READING: Organizada em etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura, essa seção sistematiza a leitura de diferentes gêneros textuais e aborda a compreensão textual.

LISTENING: Explora a compreensão auditiva em inglês por meio de textos de diferentes gêneros e provenientes de diversos países.

SPEAKING: Apresenta situações de uso real da língua para você praticar o que aprendeu.

Página 4
four
COMPREHENDING AND USING: Sistematiza o estudo gramatical e propõe práticas de uso da estrutura linguística estudada.

WRITING: Propõe a produção de textos escritos.

SUMMING UP: Propicia um momento de autoavaliação do seu aprendizado, verificando se algum tópico da unidade precisa ser estudado novamente.

CONNECTIONS WITH: Propõe um trabalho interdisciplinar entre o componente Língua Inglesa e os demais componentes curriculares.

GOING FURTHER: Apresenta sugestões de livros, filmes, sites, visitas, entre outras indicações relacionadas ao tema da unidade.

GOING OUT THERE: Propõe um processo investigativo de trabalho e pesquisa, sempre com ações voltadas à prática.

GETTING READY FOR EXAMS: Apresenta atividades de avaliações oficiais, como Enem e vestibulares, e estratégias para resolver essas questões.

GRAMMAR APPENDIX: Apresenta um resumo dos pontos gramaticais estudados ao longo do livro.

GLOSSARY: Apresenta, em ordem alfabética, o vocabulário de textos e atividades de todas as unidades, com as respectivas traduções em língua portuguesa.

Indica palavras que serão apresentadas na seção Glossary.

LIST OF IRREGULAR VERBS: Lista de verbos irregulares nas formas de infinitivo, passado e particípio passado, bem como suas respectivas traduções em língua portuguesa.

TRANSCRIPTIONS: Apresenta as transcrições dos áudios da coletânea.

BOXES
TIP: Apresenta dicas de estudo e outras dicas relacionadas aos conteúdos.
LEARNING MORE: Apresenta, em inglês, explicações complementares sobre alguns conteúdos linguísticos.
SPEAKING UP: Explora a pronúncia de determinados sons em inglês.
OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS
Os ícones a seguir identificam os diferentes tipos de objetos educacionais digitais presentes neste volume. Esses materiais digitais apresentam assuntos complementares ao conteúdo trabalhado na obra, ampliando a aprendizagem.
Indica atividades que utilizam a coletânea de áudio.
Página 5
five
CONTENTS
Página 6
six
Página 7
seven
Página 8
eight
Página 9
nine