Página 1

Folha de rosto com as seguintes informações textuais: Manual digital do estudante. Joy! Língua estrangeira inglês. Volume único. Área de conhecimento: Linguagens e suas tecnologias 2. Editora responsável: Rosana Gemima Amancio. Licenciada em Letras com habilitação em Português e língua Inglesa Moderna com as respectivas literaturas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL – Paraná). Pós-graduada em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Londrina (UEL – Paraná). Mestra em linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp – São Paulo). Atuou como professora de Inglês no Laboratório de Línguas da Universidade Estadual de Londrina, elaboradora e editora de materiais didáticos. Na parte inferior está a logo da editora F T D. Segunda edição. São Paulo 2024.

Página 2

Logo da editora F T D.

Copyright © FTD Educação, 2024.

Elaboração de originais

Rosana Gemima Amâncio

Licenciada em Letras com habilitação em Português e Língua Inglesa Moderna com as Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).

Pós-graduada em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).

Mestra em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP).

Atuou como professora de Inglês em escolas da rede pública de ensino. Atualmente, é professora de Inglês no Laboratório de Línguas da Universidade Estadual de Londrina e elaboradora e editora de materiais didáticos.

Marcos Rogério Morelli

Licenciado em Letras com habilitação em Português e Língua Inglesa Moderna com as Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).

Pós-graduado em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).

Atuou como professor em escolas da rede particular de ensino. Atualmente, é elaborador e editor de materiais didáticos.

Victor Augusto de Lima Truccolo

Licenciado em Letras Português pela FAE Centro Universitário - PR.

Pós-graduado em Produção e Revisão de Textos pela FAE Centro Universitário - PR.

Pós-graduando em Bilinguismo e Educação Bilíngue: metodologias e prática.

Elaborador de materiais didáticos da área de Linguagens.

Direção-geral Ricardo Tavares de Oliveira

Direção de Conteúdo e Negócios Cayube Galas

Direção editorial adjunta Luiz Tonolli

Gerência editorial Roberto Henrique Lopes da Silva

Gerência de produção e arte Ricardo Borges

Design Andréa Dellamagna (coord.)

Sergio Cândido (criação), Ana Carolina Orsolin, Andréa Lasserre

Projeto de capa Sergio Cândido

Imagem de capa Master1305/Shutterstock.com

Coordenação de imagens e textos Elaine Bueno Koga

Edição Raquel Teixeira Otsuka (coord.), Guilherme dos Santos Roberto, Rosana Gemima Amâncio, Ruth Carvalho da Silva

Assistência editorial Nathália Consolin

Leitura crítica Prof.ª Dra. Ângela Cristina Rodrigues de Castro

Revisão técnica Robin Hambly

Preparação e Revisão Equipe Scriba

Gerência de produção editorial Camila Rumiko Minaki Hoshi

Supervisão de produção editorial Priscilla de Freitas Cornelsen Rosa

Assistente de produção editorial Lorena França Fernandes Pelisson

Edição de arte Keithy Mostachi, Tamires Azevedo, Tatiane Galheiro, Vinícius Costa

Diagramação Formato Comunicação Ltda., JSDesign, Laryssa Dias Almeron dos Santos

Autorização de recursos João Henrique Pedrão Feliciano

Iconografia André Silva Rodrigues, Vinícius Costa (trat. imagens)

Coletânea de áudios

Elaboração: Scriba Soluções Editoriais

Estúdio de Gravação: Rockets Audio

Produção: Cristiano Prazeres e Carlos Cassemiro

Captação e Edição: Raphael Gazal

Locução: Noreen Susanne Gelencser e Rodney Cameron

Reprodução proibida: Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. Todos os direitos reservados à

EDITORA FTD.

Rua Rui Barbosa, 156 – Bela Vista – São Paulo – SP

CEP 01326-010 – Tel. 0800 772 2300

Caixa Postal 65149 – CEP da Caixa Postal 01390-970

www.ftd.com.br

central.relacionamento@ftd.com.br

Ficha catalográfica com as seguintes informações: Dados internacionais de catalogação na publicação (CIP). (Câmera Brasileira do Livro, S P, Brasil). Joy! Ensino Médio: volume único / organizadora: FTD educação; editora responsável: Rosana Gemina Amancio. Segunda edição. São Paulo: F T D, 2024. Componente curricular: Língua estrangeira (Inglês). Área de conhecimento: Linguagens e suas tecnologias. I S B N 9 7 8 8 5 9 6 0 4 7 3 8 8 (livro do estudante). I S B N 9 7 8 8 5 9 6 0 4 7 3 9 5 (manual do professor). I S B N 9 7 8 8 5 9 6 0 4 7 4 0 1 (livro do estudante H T M L 5). I S B N 9 7 8 8 5 9 6 0 4 7 4 1 8 (manual do professor H T M L 5). 1. Língua inglesa (Ensino Médio) 1. Amancio, Rosana Gemima. 24-228894. C D D – 420.7. Índices para catálogo sistemático: 1. Língua inglesa: Ensino médio: 420.7. Cibele Maria Dias - Bibliotecária – C R B 8 barra 9427.

Em respeito ao meio ambiente, as folhas deste livro foram produzidas com fibras obtidas de árvores de florestas plantadas, com origem certificada.

Impresso no Parque Gráfico da Editora FTD

CNPJ 61.186.490/0016-33

Avenida Antonio Bardella, 300

Guarulhos-SPCEP 07220-020

Tel. (11) 3545-8600 e Fax (11) 2412-5375

Página 3

three

Apresentação

O inglês é uma língua de comunicação global. Isso significa que ao redor do mundo inúmeras pessoas utilizam a língua inglesa para se comunicar. Dessa forma, temos acesso a uma imensidão de novas informações, conhecendo não apenas outras culturas, outras opiniões, mas, sobretudo, compreendendo melhor nossos hábitos e nossa cultura. O estudo de uma língua estrangeira também nos possibilita desenvolver inúmeras habilidades de aprendizagem. Pensando nisso, selecionamos temas, conteúdos linguísticos e estruturas de atividades para que você aprimore competências comunicativas e possa se expressar e partilhar informações em diferentes contextos. Assim, poderá aprender a língua inglesa e utilizá-la de maneira efetiva para se comunicar.

Esperamos que se identifique com este material, encontrando aqui o prazer de estudar outra língua. Que ele seja um incentivo para você interpretar criticamente a realidade em que vive e continuar aprendendo sempre.

Para conhecer seu livro

LEARNING STRATEGIES: Apresenta diferentes estratégias para aperfeiçoar sua aprendizagem em língua inglesa. Além disso, há orientações sobre como usar o dicionário de maneira eficiente.

Página em miniatura com a seção: learning strategies.

ABERTURA: Apresenta uma imagem relacionada ao tema da unidade, um texto introdutório explicando o título, questões que permitem a troca de ideias com os colegas e a lista de objetivos da unidade.

Página em miniatura da abertura da unidade 2, escrito em inglês: When in rome, do as the romans do.

WARMING UP: Introduz o estudo da unidade por meio de atividades relacionadas ao tema e ao vocabulário.

Página em miniatura com a seção: Warming up.

READING: Organizada em etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura, essa seção sistematiza a leitura de diferentes gêneros textuais e aborda a compreensão textual.

Página em miniatura com a seção: Reading.

LISTENING: Explora a compreensão auditiva em inglês por meio de textos de diferentes gêneros e provenientes de diversos países.

Página em miniatura com a seção: listening.

SPEAKING: Apresenta situações de uso real da língua para você praticar o que aprendeu.

Página em miniatura com a seção: Speaking.

Página 4

four

COMPREHENDING AND USING: Sistematiza o estudo gramatical e propõe práticas de uso da estrutura linguística estudada.

Página em miniatura com a seção: COMPREHENDING AND USING.

WRITING: Propõe a produção de textos escritos.

Página em miniatura com a seção: Writing.

SUMMING UP: Propicia um momento de autoavaliação do seu aprendizado, verificando se algum tópico da unidade precisa ser estudado novamente.

Página em miniatura com a seção: Summing up.

CONNECTIONS WITH: Propõe um trabalho interdisciplinar entre o componente Língua Inglesa e os demais componentes curriculares.

Página em miniatura com a seção: CONNECTIONS WHIT

GOING FURTHER: Apresenta sugestões de livros, filmes, sites, visitas, entre outras indicações relacionadas ao tema da unidade.

Página em miniatura com a seção: Going further.

GOING OUT THERE: Propõe um processo investigativo de trabalho e pesquisa, sempre com ações voltadas à prática.

Página em miniatura com a seção: Goung out there.

GETTING READY FOR EXAMS: Apresenta atividades de avaliações oficiais, como Enem e vestibulares, e estratégias para resolver essas questões.

Página em miniatura com a seção: GETTING READY FOR EXAMS.

GRAMMAR APPENDIX: Apresenta um resumo dos pontos gramaticais estudados ao longo do livro.

Página em miniatura com a seção: Grammar appendix.

GLOSSARY: Apresenta, em ordem alfabética, o vocabulário de textos e atividades de todas as unidades, com as respectivas traduções em língua portuguesa.

Página em miniatura com a seção: Glossary.

Indica palavras que serão apresentadas na seção Glossary.

Página em miniatura com destaque para um glossário.

LIST OF IRREGULAR VERBS: Lista de verbos irregulares nas formas de infinitivo, passado e particípio passado, bem como suas respectivas traduções em língua portuguesa.

Página em miniatura com uma tabela e o título escrito em inglês: List of irregular verbs.

TRANSCRIPTIONS: Apresenta as transcrições dos áudios da coletânea.

Página em miniatura com a seção: Transcriptions.

BOXES

TIP: Apresenta dicas de estudo e outras dicas relacionadas aos conteúdos.

LEARNING MORE: Apresenta, em inglês, explicações complementares sobre alguns conteúdos linguísticos.

SPEAKING UP: Explora a pronúncia de determinados sons em inglês.

OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS

Os ícones a seguir identificam os diferentes tipos de objetos educacionais digitais presentes neste volume. Esses materiais digitais apresentam assuntos complementares ao conteúdo trabalhado na obra, ampliando a aprendizagem.

Ícone para acessar o objeto digital infográfico.
infográfico clicável
Ícone para acessar o objeto digital vídeo.
vídeo
Ícone para acessar o objeto digital mapa clicável.
mapa clicável
Ícone para acessar o objeto digital podcast.
podcast
Ícone para acessar o objeto digital carrossel de imagens.
carrossel de imagens

Orientações para a utilização dos objetos digitais

Ícone de fone de ouvido. Indica atividades que utilizam a coletânea de áudio.

Página 5

five

CONTENTS

Página 6

six

Página 7

seven

Página 8

eight

Página 9

nine